Persistência, uma das principais Características de Comportamento Empreendedor

Não é novidade que empreender requer muita persistência em vários momentos do negócio.

O desafio não se concentra apenas na criação de um empreendimento, mas também em como mantê-lo de forma sustentável e competitiva ao longo tempo.

A persistência é um assunto tão importante quando se fala em empreendedorismo que se tornou alvo de vários estudos científicos desde a década de 60.

Segundo o psicólogo norte-americano David McClelland, uma pessoa empreendedora é aquela que possui, desenvolve e utiliza com frequência 10 habilidades psicológicas, sociológicas e comportamentais, as quais ele chamou em seu estudo (realizado em 34 países) de CCEs, ou Características de Comportamento Empreendedor.

Já falamos aqui no blog sobre esse assunto. Caso você ainda não tenha lido ou queira saber mais sobre as Características de Comportamento Empreendedor, recomendo que visite o artigo abaixo antes de prosseguir:

10 Características comprovadas cientificamente que levam empreendedores ao sucesso (CCEs – Características de Comportamento Empreendedor)

Agora que você já se inteirou sobre o assunto, iremos dar continuidade à série de artigos sobre as Característica de Comportamento Empreendedor e falaremos sobre a CCE número 2, a persistência! Afinal, como disse Napoleon Hill:

“Paciência, persistência e transpiração fazem uma combinação imbatível para o sucesso.”

CCE: Persistência

Empresários em geral, independente da área que empreendem, são obrigados a lidar com inúmeros aspectos imprevisíveis a todo momento (internos e externos ao negócio).

Tomar decisões assertivas mesmo sob pressão, se automotivar, reagir por si só a frequentes momentos de estresse e saber lidar de forma inteligente com uma diversidade enorme de demandas simultaneamente são apenas algumas habilidades que se fazem necessárias para se obter sucesso e fazer um empreendimento prosperar.

A persistência está direta ou indiretamente ligada a todo ecossistema que envolve o empreendedorismo.

Não se aprende sem persistência, não se aprimora ideias sem persistência, não se alcança uma posição no mercado sem persistência, não se melhora a qualidade de produtos e serviços sem persistência e nem mesmo se forma uma boa rede de contatos sem muitas doses de persistência.

Por esta razão, ela é uma das características de base das CCEs, sendo uma habilidade primordial para o desenvolvimento das demais Características de Comportamento Empreendedor.

No âmbito do desenvolvimento pessoal, a persistência é amplamente trabalhada por Coachs, pois é a qualidade que permite com que seja possível o desenvolvimento de novas habilidades e inclusive, a quebra de limitações.

Afinal, o que é Persistência?

Ser persistente, segundo o psicólogo McClelland, significa agir diante de um desafio significativo repetidamente, tomando todas as ações necessárias para que o objetivo definido seja alcançado.

De acordo com a Wikipedia, persistir significa ser constante, perseverar, continuar, prosseguir e insistir.

Diante dessas definições, fica bem claro a relação dessa virtude com o empreendedorismo.

Quem está à frente de um negócio precisa mais do que ninguém ter essa habilidade bem desenvolvida em sua personalidade caso realmente queira se tornar um empresário de sucesso.

Como desenvolver a persistência?

Assim como qualquer outra habilidade, a persistência pode ser desenvolvida e aprimorada. Para ajudá-lo separei 5 dicas que podem ser úteis a você nessa missão.

Não exagere em expectativas positivas

O primeiro passo para se desenvolver a persistência é ter em mente que não é possível acertar todas vezes.

O erro faz parte do processo de aprendizado e ninguém está imune a ele. 

Não duvide que o caminho para o sucesso pode ser árduo e trabalhoso.

Porém, isso é muito positivo, pois atravessá-lo fará com que desenvolva os conhecimentos e habilidades que precisa para chegar onde deseja.

Seja realista com relação a prazos

Sei que é comum para nós empreendedores querermos resultados imediatos para as nossas ações, mas infelizmente, na maioria das vezes, isso não é possível. 

Uma empresa não cresce de forma sustentável do dia para a noite, jovens empresários não se tornam excelentes administradores em um curto espaço de tempo, assim como, uma ideia não se transforma em um negócio milionário sem processos de melhoria.

 Aceite que existe um período natural necessário para que as coisas se desenvolvam.

Tenha um motivo forte, um propósito claro e bem definido 

“Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável. ” 

Saber onde se deseja chegar é primordial para se manter persistente em busca de um objetivo.

Quanto mais claro e alinhado ao seu propósito de vida ele for, menores serão as chances que fraqueje pelo caminho. 

Eu sei que esse é assunto delicado para muitas pessoas, caso esse seja o seu caso e não tenha essas questões bem claras, o ideal é que reflita em busca de respostas e só então embarque para viagem rumo ao empreendedorismo.

Confie em seu potencial 

Devido a tantas batalhas e desafios que a vida nos impõe, muitas vezes nos sentimos impotentes e colocamos em dúvida a nossa própria capacidade de realização. 

Esse é um sentimento destrutivo que pode colocar tudo em risco. Nesses momentos, lembre-se de tudo que já realizou até aqui, de todas as dificuldades que superou e como elas o deixaram ainda mais forte. 

Celebre suas vitórias passadas, isso irá revigorar sua motivação e seu desejo de seguir em frente. Embora isso pareça autoajuda, acredite, é neurociência!

Planeje o caminho a ser percorrido

Assim como para tudo na vida, planejamento é fundamental, e neste caso, ele trará à consciência todas as etapas que deverão ser cumpridas para que seja possível alcançar um objetivo. 

Uma sacada aqui é fracionar as etapas em pequenos passos mais fáceis de serem concluídos.

Dessa forma, através de pequenas realizações e conquistas é mais fácil se manter motivado ao longo de todo o processo.

Como identificar a diferença entre persistência e insistência?

Eu frequentemente me pego pensando sobre essa questão. Nem sempre é fácil identificar e distinguir quando se está sendo persistente ou insistindo em um erro.

As duas ações convivem muito próximas, porém levam a resultados opostos. A persistência conduz ao objetivo, enquanto a teimosia direciona para longe do resultado.

Mas como identificar qual das 2 ações estamos tomando? Até quando se deve persistir em uma ideia ou negócio? Existe algum parâmetro que possa indicar que é a hora de parar?

Como dizia o filósofo chinês Confúcio:

O homem superior não é apenas persistente. Ele é persistente no caminho certo.

Então, para elucidar o assunto, existe um grande diferencial nessa questão que poucos atentam!

A persistência implica em não abrir mão de um objetivo, o que não quer dizer que os métodos e estratégias para alcançá-lo tenham que ser os mesmos, do início ao fim do processo.

Uma pessoa persistente, quando não colhe os frutos como planejado, muda seus métodos de plantio, as sementes semeadas, seus agricultores e até mesmo o solo onde o trabalho está sendo realizado, usando com inteligência todos os recursos que possui.

Já o insistente busca pelo objetivo temendo realizar mudanças. Se algo vai mal, ele tenta novamente da mesma forma… e de novo, e de novo, e mais uma vez… Até que não haja mais chances de recuperação.

Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.  Albert Einstein

Como já disse nesse post, erros são inevitáveis e não há mal nenhum em cometê-los, desde que hajamos com maturidade e tiremos proveito, aprendendo, com cada um deles!

Lembre-se: O seu sucesso é proporcional ao seu nível de persistência.

Até o próximo post!

Receba em seu email as novidades mundiais sobre Marketing, Empreendedorismo, Inovação e Negócios, sempre com a visão atualizada dos especialistas da SFORWEB.

Fale conosco pelo Whatsapp: