Growth Driven Design: Tudo que você precisa saber

Growth Driven Design é uma nova e mais inteligente maneira de criar websites, sejam eles institucionais, portais, hotsites, landing pages ou lojas virtuais.

Os modelos tradicionais de webdesign praticados por empresas e até mesmo por agências têm se mostrado cada vez menos eficientes em manter um projeto web como uma ferramenta de marketing e vendas que cumpre seu propósito.

Isso se dá principalmente pela visão que se estabeleceu no mercado de como criar e manter um website, que não reflete mais a realidade em constante mudança do modo como consumidores interagem com marcas e escolhem seus produtos e serviços.

O modelo atual de desenvolvimento web possui inúmeros problemas sistêmicos em todas as suas fases, mas não daremos ênfase a eles neste post.

Para esse assunto, deixo abaixo o link de outro post aqui do blog que detalha os principais motivos pelos quais várias empresas estão estagnadas em seus resultados digitais, devido a possuírem websites sem nenhum foco em performance:

Por que o Web Design tradicional não é indicado para empresas que buscam performance em vendas?

Conquistar novos clientes, estabelecer uma comunicação eficaz com potenciais consumidores, melhorar a percepção de mercado sobre uma marca e gerar mais vendas são resultados que exigem mais do que a maioria das empresas considera.

É preciso atenção, acompanhamento, análise e foco constante em oferecer a melhor experiência possível em todos os contatos entre empresa e cliente.

Mas qual a relação do Growth Driven Design com isso?

A resposta é: Tudo!

O Growth Driven Design é uma metodologia que prioriza o entendimento do comportamento dos visitantes de um website, que servirá como base para alterações e correções da página tão logo problemas ou gargalos sejam identificados.

Vamos entender melhor…

O que é Growth Driven Design (GDD)?

O Growth Driven Design (Desenvolvimento Orientado a Crescimento) ou GDD, como mencionei anteriormente é uma metodologia inovadora que enxerga projetos web como organismos vivos, ou seja, em constante mudança.

Um website deve evoluir e se adaptar rapidamente não somente às novas tecnologias, mas também, às tendências, mudanças de comportamento e preferências de seus usuários reagindo rapidamente a qualquer circunstância.

Desse modo, seus principais objetivos são:

  • Criar e manter um site sempre operando em sua melhor versão e com o máximo de desempenho possível, que é medido através da geração de resultados concretos;
  • Minimizar os riscos do design web tradicional que é baseado em pressupostos, o que geralmente se traduz em desperdício de tempo e dinheiro;
  • Reduzir custos de desenvolvimento por meio de implementações graduais;
  • Gerar informações concretas para os times de marketing e vendas.

Em termos gerais, o objetivo do Growth-Driven Design é encurtar o tempo de desenvolvimento, implementação e correções focando no que realmente causará o maior impacto nos usuários e produzirá, a cada dia, melhores resultados.

Para atingir a esses objetivos, a metodologia GDD é fundamentada no aprendizado contínuo e se concentra no impacto real causado em uma página por cada elemento que a constitui, como por exemplo a posição dos objetos, cores, botões, imagens, textos, etc.

Por meio da aprendizagem proporcionada pela análise de dados reais gerados a cada visita é possível implementar melhorias inteligentes e tangíveis de projeto de modo contínuo, o que além de gerar melhores resultados reduz drasticamente o tempo necessário para reformulações, mudanças e correções.

Além disso, o Growth Driven Design está diretamente integrado aos times de marketing e vendas. O que é aprendido por meio das interações realizadas na página, pode ser amplamente usado na melhoria das estratégias de ambos os setores.

Para que entenda melhor a diferença entre os modelos, o gráfico abaixo ilustra o custo e o tempo associados a um design tradicional de website em relação ao crescimento contínuo e o impacto que o GDD tem sobre um negócio.

Como funciona o Desenvolvimento Orientado a Crescimento (GDD)?

Existem duas principais fases no processo de Growth Driven Design, sendo:

Fase 1: Planejamento Estratégico, Definição de Metas / Objetivos e Lançamento do site base

Essa primeira fase deve durar no máximo de 30 a 60 dias. Nela, inicialmente são realizados estudos sobre a persona – incluindo o mapeamento de seus pressupostos – e sobre a performance do site atual, caso ele exista.

São analisadas também as estratégias que já foram utilizadas e quais serão os objetivos esperados no novo projeto (páginas, conteúdos, ferramentas, etc).

Ao contrário do modelo tradicional de desenvolvimento web, onde a página é lançada após alguns meses de trabalho e ser considerada finalizada, no GDD o site é lançado em poucas semanas, com o mínimo de recursos possíveis.

Essa primeira versão do projeto que “vai ao ar” rapidamente é chamada de LaunchPad Site.

A partir do seu lançamento, todas as atividades e interações nele realizadas passam a ser monitoradas e analisadas, constituindo os primeiros dados que irão embasar a tomada de decisões para melhorias e novas implementações.

É esperado que o LaunchPad Site não gere ótimos resultados, mas que forneça um ponto de partida para testar hipóteses e para dar início ao processo de melhoria contínua.

O importante nesta fase é “colocar o time em campo” o mais rápido que puder para que seja possível aprender o quanto antes sobre os hábitos, preferências e comportamentos dos usuários e assim, melhorar o projeto rumo aos objetivos definidos.

Fase 2: Ciclo de Growth Driven Design

O Ciclo de Growth Driven Design tem duração média de 8 a 11 meses, devendo posteriormente ser reiniciado mensalmente. Ele tem início quando o site base é disponibilizado para acesso público.

Cada ciclo é composto por quatro estágios, sendo:

  • Planejamento;
  • Desenvolvimento e implementação;
  • Aprendizado;
  • Transferência de conhecimento.

Todas as atividades têm como foco o público-alvo. Portanto, em cada estágio questiona-se continuamente como cada ação se relaciona e agrega valor à persona.

Ganham a preferência de desenvolvimento e implementação sempre aquelas ações mais alinhadas à estratégia e que pareçam gerar maior impacto (resultado) no momento atual.

Caso algum ponto pareça não fazer sentido, é hora de reavaliá-lo e até mesmo descartá-lo.

Após o planejamento e a implementação de melhorias na página (os primeiros 2 estágios do ciclo) é hora de avaliar os resultados obtidos e gerar aprendizados por meio dos erros e acertos cometidos (estágio 3).

De posse dessa avaliação é hora de compartilhar o conhecimento adquirido (estágio 4) com os demais setores do negócio para que todos estejam em sintonia e possam aproveitar os benefícios da experiência.

Quando um ciclo chega ao final, outro imediatamente se inicia com um novo planejamento. Eles se repetem de modo ininterrupto, proporcionando a cada vez melhores resultados e mais informações sobre seus visitantes.

Com isso, quanto mais ciclos um website completa, melhor a sua performance e mais impacto ele será capaz de gerar.

Por que utilizar GDD para projetos de websites?

Quando o assunto é porque se deve adotar o Growth Driven Design, algumas pesquisas nos ajudam a entender quanto dinheiro está sendo jogado fora simplesmente porque a maioria das empresas não despertaram para todo o potencial de seus websites:

  • 40% dos usuários abandonam um website se ele demorar mais que 3 segundos para carregar. – Fonte: Micro Focus
  • 46% dos usuários de internet mobile reclamam da dificuldade de interagir com websites, enquanto 44%
  • reclamam de dificuldade de navegação. Fonte: Keynote
  • Apenas 55% das empresas conduzem experimentos para melhorar a experiência online de seus usuários. Fonte: Econsultancy
  • 49% dos websites falham em seguir princípios básicos de usabilidade. Fonte: Yola
  • 50% das vendas online são perdidas devido ao fato dos usuários não encontrarem na página aquilo que procuram. Fonte: Yola
  • 81% dos consumidores buscam informações online antes de adquirir produtos e serviços. Fonte: Retailing Today
  • Navegação ruim, anúncios e pop-ups excessivos, conteúdo mal posicionado e uso intrusivo de áudio e vídeo estão entre os principais motivos de usuários deixarem de visitar um website. Fonte: Kissmetrics

Conclusão

Com base no processo geral que tem como finalidade resultados e agregar valor a seus visitantes, um site desenvolvido e mantido dentro da metodologia Growth Driven Design tem um impacto consideravelmente maior em um negócio ao longo do tempo, se comparado a um site tradicionalmente projetado.

Quem analisa com mais cuidado os dados obtidos e os resultados gerados por projetos baseados em GDD, percebe facilmente que o modelo representa um processo mais coerente à realidade do mercado, e consequentemente traz menos riscos e desperdícios para negócios que nele investem.

Com a metodologia, uma empresa possui o benefício de um custo inicial reduzido e com inúmeras vantagens, como a de possuir um projeto em constante estudo, análise e em um processo de melhoria contínua.

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