Você está procurando uma maneira de aumentar a eficiência das suas estratégias de marketing? Então, saiba que a inteligência artificial (IA) está rapidamente se tornando uma das ferramentas mais poderosas da atualidade para esta finalidade.
Sabe por que?
Porque as estratégias de marketing baseadas em IA podem ajudar a alcançar novos consumidores, aprimorar a retenção de atuais clientes, aumentar o engajamento do seu negócio em plataformas sociais, e ainda, gerar muitas vendas.
Se você tem interesse no tema, abordaremos neste post, 4 benefícios que o marketing baseado em IA tem a oferecer para empresas de qualquer segmento. Vamos a eles:
1. Maior eficiência
A tecnologia de IA pode automatizar muitas tarefas tediosas e repetitivas, como por exemplo, a análise de dados, a segmentação de clientes e o envio de comunicações baseadas em funis de marketing.
Tais automatizações permitem que os profissionais de marketing tenham mais tempo livre para se concentrar em campanhas, estratégias e atividades de alto valor, como as que envolvem criatividade. Essa maior eficiência leva a melhores resultados com menos esforço dos times envolvidos, proporcionando também, mais produtividade e lucratividade para o negócio.
2. Segmentação aprimorada
Com acesso a grandes quantidades de dados de clientes, algoritmos de IA podem identificar padrões no comportamento do consumidor, o que permite que empresas atinjam públicos específicos com mensagens personalizadas e sob medida. Tudo acontece com base em seus interesses e preferências individuais.
Ao segmentar os consumidores com precisão, as empresas podem maximizar o ROI de cada campanha que lançam, ao mesmo tempo em que aumentam a fidelidade à sua marca entre os seus clientes, e também, otimizam a assertividade de cada ação que realizam.
3. Análise de dados aprimorada
Usando algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning), é possível obter insights mais profundos sobre o desempenho de campanhas ao longo do tempo, bem como, compreender o que funciona melhor para diferentes públicos. Isso permite que as empresas tomem decisões com embasamento sólido sobre investimentos futuros, sem que seja preciso confiar em suposições ou na intuição dos decisores do negócio.
4. Economia de custos
Embora um sistema de inteligência artificial eficiente possa exigir um investimento inicial, ele se paga ao longo do tempo devido à sua capacidade de automatizar processos e fornecer análises valiosas em escala, que proporcionam a criação e a execução de campanhas que geram mais resultados.
Além disso, como não há necessidade de intervenção humana para diversas tarefas, como por exemplo, analisar grandes conjuntos de dados, as empresas economizam dinheiro por não precisarem contratar mão de obra especializada e dedicada para essa função, além de reduzirem drasticamente os erros na realização da atividade.
Por fim, incluir a inteligência artificial na estratégia digital da sua empresa ajudará a obter melhores resultados por meio da automatização de inúmeras atividades, como segmentação de consumidores, gestão de custos, otimização de processos, análises aprimoradas, diagnósticos precisos, etc.
Se você não sabe por onde começar a implementar tecnologias de IA em sua empresa, conte com nossos especialistas para auxiliar neste processo. Fale Conosco!