Existe algum usuário de Internet que não conheça o Google? Seus fundadores Larry Page e Sergey Brin talvez nunca tenham imaginado a revolução que seu serviço causaria na sociedade.
Com o intuito de melhorar os resultados das pesquisas realizadas em ambiente online, possuindo como missão organizar a informação mundial tornando-a universalmente acessível, em 1998 o Google foi fundado.
O que era apenas um projeto, gradativamente transformou a empresa na maior influenciadora da web, ditando regras que passaram a ser padrão de desenvolvimento web.
Aparecer em lugar de destaque nos resultados da ferramenta de pesquisa mais utilizada do mundo para empresas tornou-se sinônimo de mais negócios e aumento de capital.
Embora a Google não divulgue detalhes de como sua ferramenta funciona, a velocidade como tudo acontece impressiona.
Você já se perguntou como é possível lidar com mais de 20 bilhões de sites, 3 bilhões de buscas diárias, gerenciar 425 milhões de contas de e-mail quase de forma transparente e instantânea ao usuário?
É preciso ressaltar que quando falamos em buscas, não são simples pesquisas. A Google possui um algoritmo de classificação de páginas chamado PageRank, que avalia site por site da web atribuindo-lhe um valor de importância.
Segundo esse valor (determinante para definir a ordem que os resultados são exibidos), índices são gerados mesclando inúmeras combinações de termos.
Ao realizarmos uma pesquisa, estamos na verdade, consultando esses índices gerados e armazenados nos servidores da empresa, que retornam os endereços dos sites que compões as páginas de resultado, ou SERPs (Search Engine Results Pages).
Entenda melhor no vídeo abaixo como tudo funciona:
Para que o processamento exigido seja realizado, não podemos deixar de levar em consideração toda a infraestrutura necessária, inclusive a tecnologia envolvida para que serviços como Gmail, Google Docs, Google Drive, Youtube, Blogger, entre outros, possam ser disponibilizados gratuitamente.
Inúmeros investimentos em pesquisa foram realizados para projetar data centers mais eficientes e sustentáveis, focando a utilização máxima de seus recursos por meio de servidores personalizados e desenvolvidos por equipe própria.
Segundo artigo de Jonathan Koomey da Stanford University, a Google é responsável pelo consumo de menos de 1% da eletricidade usada por data centers no mundo, e por apenas 0,01% do consumo mundial de eletricidade.
Ao todo, a empresa possui 13 centros de dados (divulgados) espalhados pelo mundo, que garantem a disponibilidade dos seus serviços.
Conheça mais:
– Página do Projeto: Google Data Centers
– Caminhe pelo Google Data Center pelo Google Street View