A Rival IQ, publicou na última semana (22/02/2023), a nova edição do seu relatório anual de referência do setor de mídia social, detalhando dados sobre o consumo de mídia durante o ano de 2022 nas plataformas sociais Facebook, Twitter, Instagram e TikTok.
Para produzir o relatório, a Rival IQ analisou mais de 5 milhões de postagens e 9 bilhões de curtidas, comentários e compartilhamentos das principais marcas em todos os principais setores de mercado, como bebidas, moda, varejo, mídia, viagens, esportes, decoração, tecnologia e educação.
O report aponta que o TikTok apresentou em 2022 engajamento por postagem 5,69% maior do que o Twitter, Facebook e Instagram.
As interações com as postagens no Facebook e no Twitter não apresentaram grandes variações em relação aos anos anteriores, mantendo-se estáveis entre 0,060% e 0,035% ao longo do ano, respectivamente. O mesmo não aconteceu com o Instagram, que amargou uma queda de 30% em relação a 2021, marcando o seu terceiro ano consecutivo de declínio.
Segundo o relatório, o número de publicações dos usuários está mostrando uma tendência a diminuir. No Twitter e no Facebook, por exemplo, a taxa de publicações caiu mais de 20% em relação a 2021, com uma média de 3,9 posts por semana. O Instagram permaneceu estável nesta métrica, com uma média de 4,6 publicações semanais por usuário.
O TikTok, por sua vez, segue sua escalada apresentando taxas significativamente superiores às de seus concorrentes, alcançando uma média de publicação de 1,75 vídeos por semana por usuário.
Surpreendente? Nem tanto… O TikTok tem sido repetidamente o centro das atenções quanto o assunto é redes sociais, mesmo com as preocupações contínuas sobre a privacidade de dados dos seus usuários. Atualmente, o TikTok é o segundo aplicativo mais popular entre os consumidores dos EUA com menos de 35 anos, e é a preferência entre jovens no Brasil.
Categorias em Destaque
As taxas de engajamento por plataforma foram lideradas por diferentes categorias. Por exemplo, materiais esportivos e influenciadores tiveram as maiores taxas de engajamento no Facebook, respectivamente 0,24% e 0,20%, enquanto o segmento de educação e materiais esportivos se destacaram no Instagram, com 2,58% e 1,49%, respectivamente.
No TikTok, o segmento de educação também teve grande projeção, alcançando uma taxa de engajamento significativamente maior (16,26%) do que a segunda posição do ranking, a categoria de materiais esportivos (9,2%).
O engajamento com conteúdos educacionais é provavelmente impulsionado por um número crescente de pessoas que preferem publicações educativas. De acordo com uma pesquisa realizada pela agência Matter Communications, 42% dos usuários do TikTok, preferem consumir conteúdo de influenciadores que compartilham vídeos “how to”, como receitas e tutoriais.