Startup Futuri Media cria modelo de IA que pode substituir profissionais de rádio

A tecnologia de inteligência artificial tem sido aplicada em diversos setores, desde a criação de artes e imagens, até a redação de artigos detalhados muito similares aos escritos por seres humanos. Agora, uma startup chamada Futuri Media, desenvolveu um programa que promete transformar o mercado de radiodifusão, o RadioGPT, que utiliza IA para produzir conteúdo de rádio em tempo real.

O RadioGPT é considerado a primeira solução de conteúdo de rádio orientada por IA do mundo. Ela combina duas ferramentas de inteligência artificial: o famoso GPT-3, da OpenAI, e o TopicPulse, desenvolvido pela própria Futuri Media. 

O TopicPulse analisa mais de 250 mil sites e agências de notícias para identificar assuntos e tendências que estejam sendo comentadas no momento, enquanto o GPT-3 converte essas informações em scripts, que são narrados por vozes, também geradas por IA, treinadas com a finalidade de entreter.

O RadioGPT também permite que os usuários criem estações personalizadas usando uma variedade de vozes, que podem ser usadas para produção de programas que tenham até três locuções simultâneas diferentes. 

Além disso, o programa consegue tocar músicas em sequência seguindo um estilo pré-definido, e também, gerar postagens de forma autônoma para redes sociais relacionadas ao conteúdo que está sendo transmitido em tempo real.

Segundo informações do site DesignTaxi, as emissoras norte-americana Alpha Media e a canadense Rogers Sports & Media, já se inscreveram para utilizar o RadioGPT em suas transmissões.

Ouça a Rádio GPT AO VIVO:

https://listen.streamon.fm/radiogpt

Spotify testa sua nova funcionalidade “DJ” 

Seguindo na mesma linha de inovação da Futuri Media, o Spotify também está investindo em inteligência artificial para melhorar a experiência de seus usuários. 

Na última quarta-feira (22), a plataforma lançou um novo recurso chamado “DJ”, que usa IA para sugerir músicas para os seus usuários. Junto com as recomendações, são gerados comentários que explicam por que as faixas foram selecionadas e estão sendo indicadas.

“DJ” é o mais recente investimento do Spotify em IA, já que a empresa usa a tecnologia para sugerir listas de reprodução personalizadas como Daily Mixes, Decade Mixes e Mood Mixes que já fazem parte da plataforma. 

Durante um evento para a imprensa em seu escritório no Brooklyn, J.J. Italiano, Head de Global Hits do Spotify, explicou como a nova ferramenta poderá melhorar a experiência de seus usuários:

O DJ nos dá a capacidade de aproveitar o poder da contextualização para ajudar a contar as histórias dos artistas e falar sobre as músicas um pouco mais profundamente. Essa é uma ferramenta que não tínhamos no passado, com a qual estamos muito entusiasmados.

Por enquanto, o “DJ” está em fase beta e só está disponível para usuários Premium do Spotify nos Estados Unidos e Canadá. Não há informações sobre quando a ferramenta será lançada no Brasil.

Receba em seu email as novidades mundiais sobre Marketing, Empreendedorismo, Inovação e Negócios, sempre com a visão atualizada dos especialistas da SFORWEB.

Fale conosco pelo Whatsapp: