3 Principais Razões que levam empresas à falência e como evitá-las4 min read
Alexandre Spada

Escrito por Alexandre Spada

Empreendedorismo é agora a palavra da moda. De acordo com a Forbes, mais de 543 mil novos negócios tem início a cada mês somente nos EUA.

No Brasil, respeitando as devidas proporções, o cenário não é diferente.

Foi-se o tempo em que passar em um concurso público ou buscar cargos tradicionais ocupavam a principal aspiração da sociedade.

Cada vez mais, tem se notado de norte a sul do pais, pessoas dispostas a colocarem sua criatividade em prática e investirem seu tempo na solução de problemas, gerando com isso a criação de novas empresas.

Eu sei, por experiência própria, os desafios do empreendedorismo. Já investi em negócios que não deram certo. Já vivi cenários complexos de vendas decepcionantes e altos custos.

Neste ponto eu sabia que para obter melhores resultados eu precisava buscar conhecimento para identificar quais eram os pontos falhos. E, geralmente, quando as coisas não vão bem eles costumam ser muitos.

Esse foi para mim um período de muitas tentativas, acertos, erros e principalmente uma época de muito aprendizado.

Após um longo período estudando empreendedorismo e gestão de negócios, percebi que independente da área de atuação, a maioria das empresas não iniciam suas operações com uma base sólida, cometendo 3 erros recorrentes.

Vou falar sobre eles a seguir:

Expectativas falsas

Acredito que esta seja a razão número um pela qual as empresas falham.

Geralmente se começa um negócio com grandes aspirações e expectativas, isso é normal. O problema é quando a empresa se fundamenta nesses dois fatores.

Embora muitas pessoas julguem desnecessário, a fase de planejamento é fundamental.

Segundo estatísticas, os índices de falência após a elaboração correta de um Plano de Negócios é muito baixa, se comparada ao número de empresas que iniciam suas operações ignorando essa etapa.

No Plano de Negócios serão estudadas questões determinantes para o sucesso de qualquer empreendimento, como a análise de mercado para o seu produto / serviço, o valor a ser investido, a previsão de retorno do capital, estratégias para captação de clientes, divulgação, etc.

Muitas vezes achamos que para o telefone tocar basta que ele esteja disponível. Tenha a certeza de que magicamente clientes não aparecem.

Falta de Missão

Uma das maiores habilidades que empreendedores não podem deixar de ter é a capacidade de expressar a sua visão do negócio.

A maioria das pessoas não tem ideia de como comunicar claramente o que fazem.

Se você não é capaz de articular o valor do que você tem a oferecer, sua empresa poderá ter sérios problemas.

Nos dias de hoje, um negócio que não tem um objetivo claro e uma razão de existir bem definida, dificilmente irá encontrar o seu lugar ao sol.

Ao pensar nesses fatores não seja vago nem economize tempo. Esses 2 pontos podem determinar o sucesso ou o fracasso de seu negócio.

Ausência de uma Proposta de Valor

Antes de investir em uma ideia, avalie com cuidado se sua empresa poderá oferecer um valor único, ou ao menos diferenciado ao mercado alvo.

Muitos empresários caem de cabeça em segmentos saturados e sem nenhuma estratégia ou proposta de valor que o proporcione vantagem competitiva.

Dessa forma, seu negócio será somente mais um em meio à multidão.

Se você pretende atuar em um mercado onde existe muita concorrência, uma alternativa é buscar ou criar um modelo de negócio que vá diferenciar seus produtos e serviços.

Você terá que encontrar um novo ângulo caso queira trabalhar com esse tipo de mercado.

Saia do escritório e converse com seus clientes. Faça perguntas e tente identificar necessidades que ainda não foram atendidas, assim você poderá descobrir mercados inexplorados.

Pessoas comuns, amigos e parentes podem ser muito úteis nessa pesquisa.

Dedique uma parte do seu tempo a buscar inovações para os seus processos, produtos e serviços. Acredite, por melhor que algo seja, sempre pode ser melhorado!

Alexandre Spada

Escrito por Alexandre Spada

Alexandre é Mestre em Design, Tecnologia e Inovação, Master in Business Administration em Gestão Estratégica de Negócios, Especialista em Engenharia Web e Bacharel em Ciência da Computação.

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