6 fatos que todo empresário e empreendedor deveriam saber sobre SEO

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, e significa em português, Otimização para Mecanismos de Busca.

Resumidamente, para empresas, SEO tem como principal função fazer com que um conteúdo online (solução) seja encontrado facilmente pelas pessoas certas (quem tem um problema), ou seja, pelo seu público alvo, clientes e potenciais consumidores.

Porém, para que isso aconteça, um website precisa se tornar atraente não somente aos leitores, mas também aos responsáveis por realizar a conexão entre quem pesquisa e o conteúdo.

Caso você não esteja familiarizado com a expressão ferramentas de busca ou motores de busca, eles são os sites que comumente utilizamos para realizar pesquisas na internet, como por exemplo o Google, Bing e Yahoo.

Tais ferramentas possuem uma série de critérios que devem ser obedecidos para que um conteúdo ou um website seja exibido como resultado de uma pesquisa.

Dessa forma, existe uma série de estratégias e técnicas para tornar uma página mais amigável, “encontrável” e para fazê-la ganhar a preferência dessas ferramentas.

Não falaremos sobre elas aqui, mas abordamos em detalhes cada um dos principais elementos que devem ser levados em consideração para otimizar páginas e textos através de SEO para mecanismos de busca.

Dê uma olhada no link acima caso queira se aprofundar!

Deixemos por enquanto de lado fatores técnicos e foquemos no objetivo principal deste texto, que é mostrar a você alguns fatos pelos quais ignorar a prática de SEO pode representar (ou já estar representando) inúmeros prejuízos ao seu negócio.

Continue lendo e entenderá porque a Otimização para Mecanismos de Busca vem sendo cada vez mais parte integrante da estratégia de pequenos, médios e grandes negócios.

Ter um site não significa que ele terá visibilidade, tampouco que gerará negócios

Para falar sobre essa questão, eu sempre costumo citar em minhas apresentações uma analogia com estabelecimentos comerciais físicos.

Imagine que você abra uma loja de roupas na avenida mais movimentada da sua cidade.

Simplesmente pela localização, muitas pessoas saberão que ela existe, verão sua fachada, vitrine e talvez, até entrem para “dar uma olhadinha”.

Caso tenham gostado do que viram e a loja tenha lhes proporcionado uma boa experiência, elas comentarão com conhecidos, parentes, amigos e certamente voltarão ao local.

Gradativamente esses visitantes se tornarão clientes!

Assim, você concorda que o fluxo de pessoas que transitam pela avenida será um dos principais responsáveis por gerar vendas para o estabelecimento?

O mesmo princípio se aplica a um website. Para que gere negócios, ele obrigatoriamente precisa proporcionar uma boa experiência aos seus visitantes, além de ter que receber constantemente um alto número de pessoas (tráfego).

Porém, na internet, em meio a uma imensidão de conteúdo, estar à vista do seu público alvo não é uma tarefa tão simples!

Um website não é como uma loja em uma avenida movimentada onde as pessoas a veem até sem querer.

No mundo digital, caso você não se esforce para isso, as chances são remotas de que sua empresa seja vista, mesmo por quem está pesquisando especificamente pelos produtos e serviços que ela oferece.

Ok, mas quando eu digito o nome da minha empresa no Google ela aparece na primeira página. Por que eu preciso de SEO?

Essa é uma das mais frequentes dúvidas sobre SEO que ouvimos aqui na agência.

Primeiramente, precisamos entender que mecanismos de busca como o Google, dentre outros fatores, filtram os resultados a serem exibidos de acordo com palavras-chave.

Por exemplo, se você pesquisar por SFORWEB, o Google irá buscar páginas que contenham essa palavra. Neste caso, provavelmente o site da empresa aparecerá na primeira posição, seguido na sequência por nossos perfis nas redes sociais e sites de clientes que assinamos como desenvolvedores.

Estamos na primeira página e ocupando todos os resultados. Esse é o sonho da maior parte das empresas que investem em Marketing Digital, não é mesmo?

Nesse cenário, então você acha que não precisamos de SEO?

Eu respondo que sim, claro que precisamos e trabalhamos muito forte nesse elemento! Vou explicar…

Neste caso, por SFORWEB ser um nome incomum, não existem muitas páginas que contenham essa palavra-chave. Logo, fica fácil, pois não existe concorrência!

O mesmo provavelmente acontecerá quando você pesquisar diretamente pelo nome do seu negócio.

Agora, vamos a outro fator muito importante.

Quem pesquisa diretamente por SFORWEB já conhece a empresa. Talvez tenha sido impactado por algum dos nossos anúncios, tenha lido algum artigo aqui no blog ou baixado algum dos nossos e-books.

Não importa! O ponto é que quem pesquisa diretamente por nós, já sabe quem somos e o que fazemos

Mas, essas pessoas são apenas um pequeno percentual do nosso mercado. A maior parte do nosso público alvo (e acredito que do seu também) não nos conhece, e portanto, irão pesquisar pelos produtos ou serviços que oferecemos.

Aí o cenário muda completamente!

Imagine quantas páginas o Google irá encontrar que contenham como palavra-chave termos mais comuns, como por exemplo Marketing Digital ou Inbound Marketing, que são alguns dos nossos serviços.

Achou complicado? Pode ficar pior…

Imagine quantos sites contém o termo autopeças, petshop, dentista, advogado, pizzaria, etc.

Faça um teste. Pesquise no Google pelo nome dos serviços que oferece ou dos produtos que comercializa e entenderá o que estou dizendo.

Agora reflita comigo:

Em meio a tanto conteúdo, porque o Google escolherá o seu website para ocupar uma boa posição em páginas de resultados?

Tenha certeza que não será uma escolha aleatória!

6 razões para utilizar SEO como elemento indispensável na estratégia do seu negócio

Além de aumentar organicamente (sem custo com publicidade digital) a visibilidade do seu negócio, a Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) pode trazer inúmeros benefícios, os quais citarei a seguir.

1. Fonte de Insights sobre o público-alvo

Um site otimizado corretamente terá maior visibilidade perante seu público alvo, logo, terá também mais visitas, mais interações, mais pedidos de orçamento e mais vendas.

Tais interações podem ser acompanhadas em detalhes por meio de ferramentas de Web Analytics que fornecerão valiosos insights sobre os visitantes.

Por exemplo, é possível saber em que navegador o conteúdo foi acessado, qual palavra-chave foi buscada para que eles chegassem à página, qual sua origem geográfica, os dias e horários em que estão mais ativos na internet, qual seu fluxo de navegação dentro do site e muito mais.

Esses dados, após compilados, podem ajudar a descobrir diversos fatores importantes sobre o mercado-alvo, servindo como base para o aprimoramento das ações de marketing, publicidade e vendas.

Além disso, quanto melhor você conhecer seu consumidor, maiores serão as chances de desenvolver produtos e serviços que realmente atendam às suas necessidades.

Lembre-se que definir estratégias baseadas em fatos, em vez de apenas suposições é sempre o melhor caminho.

2. Ações e estratégias baseadas em geolocalização

Atualmente, a quantidade de buscas originadas por dispositivos móveis já excede as realizadas em computadores.

Isso significa que cada vez mais pessoas estão pesquisando e buscando informações na rua, diretamente dos pontos de venda físicos ou enquanto transitam por diversos lugares.

Essa explosão significativa no uso móvel, abriu um universo de possibilidades para as empresas, que podem se aproveitar desse comportamento para otimizar seus conteúdos através de SEO para atingir especificamente mercados locais.

Para pequenos e médios negócios, essa abordagem pode representar uma grande vantagem competitiva, pois encontrarão dessa forma menos concorrência.

3. Aumento do Market Share dos mecanismos de busca

Pesquisas demonstram que em torno de 80 a 90% das pessoas realizam pesquisas online antes de adquirirem um produto ou serviço.

A finalidade das buscas variam, desde a procura por informações técnicas até a averiguação da opinião e do nível de satisfação de outros compradores de um produto/serviço.

Já virou hábito se informar muito bem antes de comprar!

Quem nunca dentro de uma loja física consultou se os preços estavam dentro do padrão de mercado? Ou ainda quem já comprou em um e-commerce sem antes consultar outras lojas digitais?

Esse comportamento já se tornou rotina, tanto que mal nos damos conta de como estamos acostumados a ele.

A boa ou má notícia, dependendo da sua postura com relação a SEO é que essa característica só tende a crescer.

Não demorará para que praticamente todos estejam procurando produtos e serviços de forma online. E eu lhe pergunto:

O que acontecerá se essas pessoas não conseguirem encontrar o seu negócio em suas pesquisas, mas sim o seu concorrente?

Nós sabemos a resposta e ela não é nada otimista!

Você pode não prestar atenção em Otimização para Mecanismos de Busca, mas será que os seus concorrentes também não prestarão?

Sem SEO a maior probabilidade é que a presença digital da sua empresa seja irrelevante, ou caso queira ter visibilidade, que permaneça sempre dependente de publicidade paga (Links Patrocinados), o que não é uma boa estratégia a médio / longo prazo.

4. Excelente relação custo / benefício

Comparado com os custos associados a outras formas de marketing online, tais como publicidade PPC (pague por clique), Marketing em Mídias Sociais ou ações por E-mail Marketing, o SEO apresenta um excelente ROI (retorno sobre investimento).

Conteúdos otimizados tendem a gerar visitantes por muito tempo, uma vez que se manterão em evidência no topo dos resultados de pesquisas, e o melhor, com pouquíssima manutenção.

Enquanto campanhas do tipo PPC podem gerar receitas mais rápidas (a curto prazo) e mídias sociais se mostram como importante elemento para a construção da imagem e do branding de um negócio, o SEO em diversos aspectos é a base de uma presença digital realmente consistente e duradoura.

5. Geração automática de autoridade e credibilidade

Quando o seu site ocupa o topo das páginas de resultado do Google para determinado assunto, as pessoas inconscientemente tendem a depositar mais credibilidade ao seu negócio.

Resultados orgânicos (não provenientes de anúncios) que estejam no topo das classificações de mecanismos de busca são muitas vezes assumidos automaticamente como autoridades em suas áreas de atuação, o que os torna mais propensos a receber mais cliques, interações e consequentemente mais aptos a transformarem os visitantes em clientes.

6. SEO é como a brincadeira “Dança das Cadeiras”

Você se lembra da brincadeira “Dança das Cadeiras”?

Nela, enquanto uma música toca, os jogadores devem dançar em torno de cadeiras posicionadas em forma de círculo.

Sempre existe um número menor de cadeiras que de participantes. Vence quem conseguir se sentar em todas as rodadas.

A dificuldade da brincadeira é que nunca há assentos suficientes para todos os participantes, e quando a música para de tocar, alguém sempre fica sem lugar e perde.

A medida que o jogo avança, conseguir uma cadeira vai ficando cada vez mais difícil.

Em SEO o mesmo acontece. Atualmente, conquistar uma posição no Google é muito parecido.

Cada vez mais os mecanismos de busca estão alocando menos espaço para resultados orgânicos (não pagos) e mais espaço para anúncios do tipo PPC (pague por clique). Dessa forma, investir em SEO é absolutamente vital para que um conteúdo ocupe posições que gerem resultado.

No cenário móvel o contexto é ainda mais competitivo.

De acordo com dados da empresa de marketing Mobile Moxie, apenas 3% das pesquisas do Google realizadas nos Estados Unidos retornam apenas resultados orgânicos.

Na maioria dos casos, o Google evita que os resultados não pagos apareçam na primeira página, dando preferência a listas, gráficos, mapas e anúncios.

Quando a música parar de tocar, você quer ter certeza que ainda há um lugar para o seu negócio?

Então não deixe de considerar otimizar seu website e todo o seu conteúdo!

Recapitulando

  • Ter um website ou publicar conteúdo na internet não significa que seus clientes chegarão até ele.
  • SEO não é apenas focado em mecanismos de busca, mas em boas práticas que melhoram a experiência e a usabilidade de seus visitantes.
  • Os usuários confiam nos resultados exibidos por ferramentas de busca. Logo, ter presença nas primeiras posições de pesquisas para as palavras-chave que o usuário está procurando, aumentam drasticamente a credibilidade de um conteúdo.
  • Quanto mais visibilidade um conteúdo tiver para as pessoas certas, mais chances ele terá de se transformar em vendas.
  • SEO pode colocá-lo à frente de seus concorrentes. Se dois sites vendem a mesma coisa, o que estiver mais otimizado é o que terá mais chances de gerar negócios.
  • SEO baseado em geolocalização pode ser uma excelente pedida para atingir mercados locais.
  • Otimizações para mecanismos de busca podem ser consideradas como uma excelente estratégia para pequenos e médios negócios, apresentando uma ótima relação custo benefício.
  • Cada vez mais as pessoas estão dependentes de mecanismos de busca para obterem diversas informações sobre produtos e serviços. Todas são levadas em consideração antes da decisão de compra.
  • Um site ou conteúdo com um alto fluxo de visitantes, alinhado a ferramentas de Web Analytics, podem fornecer insights valiosos para que você conheça a fundo seu público alvo.

Até o próximo artigo!


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