Você já cogitou o desenvolvimento de um website profissional para o seu negócio?
Muitos empreendedores ainda tem dúvida se de fato devem adotar essa estratégia, mas saiba, investir em uma página profissional pode ser um dos melhores investimentos que uma empresa pode realizar.
A falta de uma comunicação digital eficiente pela ausência de um website ou pela sua má utilização pode trazer muitos prejuízos a empresas, sejam elas físicas ou digitais, já que atualmente o processo de compra de produtos e serviços de alguma forma tem envolvido a internet.
Quer um exemplo?
Você costuma contratar serviços ou comprar muitos produtos sem antes pesquisar no Google ou ouvir a opinião de outros consumidores em fóruns e redes sociais?
Se respondeu não, você muito provavelmente é como a maioria da população, que interage na web em busca de informação para se certificar que está realizando a melhor a escolha.
O comportamento dos consumidores mudou e empresas que buscam crescimento e um lugar ao sol neste competitivo mercado também precisam mudar.
Estar na web de forma profissional deixou a muito tempo de ser uma opção!
Se você tem dúvida se deve ou não investir em um website profissional para o seu negócio ou o que precisa levar em consideração para analisar a possibilidade de ingressar no mundo virtual, continue lendo este post.
Nele falarei sobre pontos básicos sobre este assunto para que você possa refletir e decidir pela melhor opção.
Vamos a eles:
1. Baixo custo
Muitas pessoas ainda tem a ideia de que desenvolver um website profissional para o seu negócio custa muito caro, o que não é verdade.
Atualmente existem serviços focados em pequenas e médias empresas com valores acessíveis sem abrir mão da qualidade.
Se comparado a todos os benefícios que websites profissionais podem trazer à empresas e todo seu potencial de vendas, o valor de uma página web chega a ser insignificante diante de outros tipos de mídia, canais e ferramentas.
2. Seu website reflete o profissionalismo da sua empresa
Se o seu website tem uma aparência profissional, isso irá se refletir na imagem que seus visitantes e potenciais clientes terão do seu negócio.
Um website com design inadequado poderá transmitir aos seus visitantes a impressão de uma empresa não capacitada a executar os serviços ou vender os produtos a que se propõem.
Considere a página do seu negócio como um cartão de visitas. Muitas vezes ela será o primeiro contato que seus clientes terão com você.
Como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”.
3. Quebra de barreiras geográficas
Atualmente qual é a área de atuação do seu negócio?
Com o uso da internet não existem barreias geográficas. Por meio de um website profissional você poderá realizar negócios com empresas e pessoas em qualquer lugar do mundo.
Estar na internet transforma automaticamente sua empresa em um negócio global, permitindo que você expanda sua clientela a um público muito maior, mesmo quando sua estratégia é atuar apenas localmente.
4. Seu negócio em evidência para as pessoas certas
Mídias convencionais como impressos, rádio e TV, além de possuírem um custo que nem sempre cabe no bolso de pequenas e médias empresas, são considerados canais de comunicação de massa.
Com esse tipo de publicidade é difícil se atingir a um perfil bem claro e definido de público.
A internet possibilita um direcionamento muito preciso de publicidade e propaganda, sendo possível segmentar a comunicação por idade, estado, civil, grau de escolaridade, cidade, assuntos de interesse e muitas outras características.
5. Fácil mensuração de resultados
Outra vantagem de utilizar websites em uma estratégia de comunicação e vendas é a facilidade de mensuração de resultados que eles oferecem.
Existem inúmeras ferramentas que permitem uma avaliação precisa sobre o público que está acessando e interagindo com a página, fornecendo importantes informações que permitem analisar e criar novas estratégias para aumentar o volume de negócios para sua empresa.
Outro ponto importante sobre a mensuração de resultados é que através das informações que ela oferece, é possível calcular de forma muito mais precisa o retorno obtido em cada investimento (ROI).
6. Sua empresa disponível 24h por dia e 7 dias por semana
Um website poderá trabalhar por você mesmo quando estiver dormindo. Não importa o dia da semana, o horário, ou onde seus clientes estejam.
Quando pessoas interessadas procurarem pelos seus produtos e serviços eles sempre estarão disponíveis.
Consegue imaginar o quanto isso pode elevar o seu faturamento?
7. Acessibilidade
Seja qual for o segmento de mercado que você atue, a internet passou a ser um dos principais canais de comunicação entre empresas e clientes.
Essa preferência se deve principalmente a 2 fatores:
– praticidade: com a popularização da web cada vez mais pessoas tem acesso à internet e a tecnologias como smartphones, tornando-se muitas vezes mais simples e confortável realizar compras por meio de aplicativos ou softwares de comunicação instantânea.
– economia: se comunicar por meio da internet tornou-se mais econômico do que através dos meios tradicionais, como telefone por exemplo.
Além disso, o ambiente online oferece muitos recursos multimídia que proporcionam uma experiência muito mais completa e agradável ao usuário.