Você já prestou atenção que no Facebook, em média, apenas 3 a 5% dos seus amigos ou fãs interagem e veem as suas publicações?
E você? Visualiza em seu Feed de Notícias as publicações de quantos dos seus amigos?
Se você prestar atenção, irá constatar que esse número é bem baixo, e provavelmente, deve estar no percentual que citei anteriormente.
Isso não acontece por acaso!
Assim como nos resultados de pesquisas no Google, o Facebook analisa todas as publicações da rede social, com o intuito de selecionar para quem elas serão exibidas.
O algoritmo responsável por essa função é o Facebook EdgeRank que funciona de forma muito parecida ao novo algoritmo do Instagram.
Para chegar a esse resultado, são avaliados dentro de um circulo social, a quem determinados assuntos, posts e contextos parecem ser importantes.
O relacionamento direto entre perfis, é o principal critério que origina várias métricas e índices de posicionamento para exibição de publicações nos feeds de notícias.
Partindo do princípio de que quanto mais as pessoas se comunicam maiores são os laços e os vínculos que as unem, interações através da rede social são consideradas como indicadores de afinidade e interesse.
Essa característica comportamental, presente dentro e fora do universo digital, adaptada ao algoritmo EdgeRank, posiciona em lugar de destaque em um Feed de Notícias as publicações de pessoas/empresas que mais se relacionam.
O EdgeRank processa as informações e lhes atribui níveis de importância, levando em consideração pares de usuários.
O que é relevante entre você e seu amigo de infância pode não ser entre você e seu vizinho.
Compartilhamentos, comentários e likes são considerados como pontes entre usuários, caracterizando laços de relacionamento.
Porém, cada tipo de interação possui peso diferente para classificação.
Em cada ponte gerada, outros três fatores são analisados, sendo:
Nível de afinidade entre o par (número de interações), o peso da ponte criada (comentários possuem maior pontuação que compartilhamentos, que por sua vez, tem mais importância que likes), e o tempo (posts possuem um período de vida limitado.
Quanto mais antigos, menor a probabilidade de serem exibidos).
O tipo de conteúdo publicado também é pontuado de maneira diferente.
Não é oficial, mas há consenso entre especialistas em dizer que fotos, vídeos e perguntas recebem mais importância que links e atualizações de status.
O Facebook “supõe” através do EdgeRank qual publicação tem mais chances de se tornar viral, e isso juntamente com o nível de afinidade, peso e tempo determinam sua qualidade.
Quanto maior for o índice de relevância atribuído pelo EdgeRank a uma publicação, mais ela será exibida nos feeds dos perfis que fazem parte de uma lista de amigos/fãs.
Nesse cenário, onde a interação é a “Galinha dos Ovos de Ouro”, uma ressalva deve ser feita.
Quanto maior for o número de amigos/fãs de um perfil/Fan Page, mais trabalhadas devem ser as estratégias de marketing utilizadas para publicação de conteúdo.
Gerar engajamento, por exemplo, em 3000 pessoas de uma única forma, torna-se uma tarefa quase impossível, levando-se em consideração a diversidade de preferências.
Neste caso, possuir um número elevado de amigos ou fãs, pode passar a falsa impressão de popularidade, porém, sem que haja nenhuma relação em ser influente ou impactar um grande número de pessoas.
Como só é possível administrar o que se mede, existem no mercado algumas ferramentas como o EdgeRank Checker, que possibilitam mensurar o grau de interação em Fan Pages, e melhorar assim, a forma de atuação na rede social.
Como referência, os valores considerados para avaliação do EdgeRank são:
Valor do EdgeRank /Classificação
- 00 a 10 -Abaixo da média;
- 11 a 20 – Na média;
- 21 a 30 – Acima da média;
- Acima de 30 Excelente.
Falamos até aqui das formas que geram rankeamento positivo pelo EdgeRank.
Existem também fatores que podem atuar de forma negativa sobre um post, diminuindo assim sua pontuação.
Quando alguém marca uma publicação como Spam ou a oculta em feed, o Facebook interpreta a ação como um feedback negativo, diminuindo seu grau de relevância e a possibilidade de ser exibida a outros usuários.
Para Fan Pages, através do Facebook Insights, é possível visualizar os feedbacks negativos recebidos em cada post, o que permite descobrir o que gera mais aceitação em uma audiência, possibilitando ajustes refinados em futuras publicações.
Estratégias eficientes de geração de conteúdo, não somente para o Facebook, mas para qualquer mídia social, precisam estar focadas na qualidade, e aqui, a palavra qualidade está diretamente ligada às preferências do público-alvo.
Conteúdo sem “conteúdo” pode prejudicar uma marca. Conteúdo totalmente institucional pode anular o engajamento.
Fique atento! Até o próximo post!