O processo de abertura de uma empresa é muito importante, pois é a formalização legal do objetivo do negócio através do registro em um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
Reconhecemos as dificuldades desse processo, mas trabalhar de forma legal é indispensável para quem busca um crescimento sólido e ético.
“Quem está na informalidade não cresce, não sai do lugar”, diz o consultor jurídico da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-SP.
Somente empresas devidamente formalizadas, possuem chances de vender ou prestar serviços para outras empresas, acessar linhas de crédito com juros mais atraentes, exportar, receber subsídios do governo e participar de licitações.
Para o empresário ficam assegurados benefícios previdenciários como aposentadoria por idade e invalidez, salário maternidade, auxilio doença, pensão por morte e auxilio reclusão
Mesmo com as iniciativas governamentais em tentar tornar o processo de formalização de um negócio mais rápido, como é o caso do Micro Empreendedor Individual (MEI), ele ainda é burocrático, exigindo o registro em órgãos federais, estudais e municipais, além de envolver o pagamento de vários tributos, desestimulando muitos empreendedores a dar esse importante passo.
Nesse sentido, o Brasil possui um grande desafio a enfrentar.
O país conta atualmente com 17,1 milhões de pessoas vivendo na informalidade e 10 milhões de empresas ilegais.
Quais os riscos que a informalidade pode trazer ao empreendedor?
A informalidade apresenta riscos que podem (e vão!) inviabilizar o negócio a curto e médio prazo, caracterizando um grande problema e desperdício de energia, tempo e dinheiro para o empreendedor.
A duração da operação de um negócio informal é imprevisível e fica à mercê da sorte.
Aqueles que optam por esse caminho, podem ter seus produtos confiscados e estabelecimentos fechados, além de responder criminalmente por sonegação fiscal correndo risco de cumprir pena de reclusão.
Definitivamente a informalidade não é o melhor caminho!
Sobre o e-book Como abrir meu próprio negócio?
Com o intuito de sanar as principais dúvidas sobre o assunto, criamos o e-book “Como abrir o meu próprio negócio”.
Nele você irá encontrar o passo-a-passo de como tirar sua ideia do papel, os procedimentos e documentos necessários para abrir um empresa e ainda 2 materiais bônus, uma sessão contendo as perguntas e respostas mais frequentes sobre abertura de empresas e um dicionário empresarial, para que fique por dentro dos principais termos que envolvem o universo de negócios.