Hyperloop: O transporte do futuro segundo Elon Musk

Em busca de solucionar o problema da mobilidade urbana e do trânsito em grandes cidades, o empresário Elon Musk – CEO da Tesla Motors e SpaceX – conhecido por seus projetos sustentáveis, mostrou na última quinta-feira (10/05/2018) por meio das redes sociais, as primeiras imagens do seu novo projeto, que vem sendo chamado por muitos como o “transporte do futuro”.

Por ser um assunto extremamente atual para o Brasil, que apresenta crescimento desordenado suas principais cidades, além do elevado custo dos combustíveis devido à alta carga tributária, a solução proposta por Musk vem chamando a atenção também por aqui.

Construído por uma de suas companhias, a The Boring Company, o projeto se trata de um sistema de transporte rápido sob a cidade de Los Angeles nos EUA que aguarda apenas questões regulatórias para dar início às suas operações.

Capaz de transportar pedestres, ciclistas e automóveis, o protótipo que ainda está em fase de testes possui 3 km de extensão e operará a uma velocidade média (por enquanto) de até 200 km/h. A ideia é construir túneis que não requeiram muito espaço e dispensem a necessidade de grandes estruturas na superfície.

Segundo Musk, este é apenas o primeiro passo de uma visão que vai muito além. Todo o projeto contempla uma malha viária conectando as grandes cidades dos EUA, como Nova York a Washington e Los Angeles a São Francisco.

Mas, não para por aí!

A ideia é que o transporte aconteça em uma espécie de casulo que levita sobre trilhos eletromagnéticos dentro de tubos de baixa pressão, sendo possível assim, atingir quase a velocidade do som.

O projeto batizado como Hyperloop foi idealizado pelo próprio empresário devido às suas constantes frustrações com o trânsito de Los Angeles, sempre evidentes em seus tweets:

“O trânsito está me deixando maluco. Vou construir uma máquina de perfuração de túneis e começar a escavar… Eu realmente vou fazer isso!”

Faz parte do Hyperloop o desenvolvimento de uma retroescavadeira, que segundo Musk, permitirá a construção de túneis de uma forma mais rápida e eficiente, não importando a sua finalidade.

O Hyperloop entrará em operação inicialmente nos EUA, mas segundo rumores, existe a pretensão de colocá-lo em atividade em todas as principais cidades do mundo.

Além de proporcionar rapidez na locomoção,  o projeto tem como objetivo também reduzir o consumo de combustíveis fosseis e seus impactos ambientais,  uma vez que todo sistema operará por indução eletromagnética.

E você? Acredita que essa iniciativa poderá de fato resolver o caótico problema de trânsito nas grandes cidades e a dependência do petrólio? Deixe sua opinião abaixo nos comentários…

Até o próximo post!

Receba em seu email as novidades mundiais sobre Marketing, Empreendedorismo, Inovação e Negócios, sempre com a visão atualizada dos especialistas da SFORWEB.

Fale conosco pelo Whatsapp: