Presença Digital: Entenda por que ela é imprescindível para seu o negócio

Não importa o nome que se dê, seja ele Marketing Digital, Marketing Online ou qualquer outra denominação, a necessidade de possuir uma presença digital realmente efetiva como vantagem competitiva não é mero modismo ou algo passageiro.

Você tem dúvida sobre isso?

Mesmo a internet comercial no Brasil sendo ainda muito jovem, com pouco mais de 20 anos de existência, já foi capaz de provocar inúmeras mudanças no comportamento da sociedade.

Mudanças essas, tão profundas, que se refletem em praticamente todos os aspectos da vida.

É notória toda comodidade, agilidade e praticidade que ela proporcionou ao nosso dia a dia! Tanto que a maioria das pessoas mal se dão conta do quanto aderiram e já estão dependentes do universo digital.

Quer um exemplo?

Você consegue se imaginar sem algum dos serviços abaixo?

Eu confesso que não e me pergunto como eu vivia sem todas essas coisas… (rs)

Posso citar aqui facilmente inúmeras outras transformações que ocorreram em diversas áreas, como por exemplo:

Conhecimento

A internet trouxe o que chamamos de descentralização do conhecimento, tornando-o mais democrático e acessível, quase que instantaneamente por meio do uso de buscadores  a qualquer pessoa.

Comunicação

Nunca foi tão fácil e barato se comunicar.

A popularização dos smartphones e da banda larga proporcionou a passibilidade de comunicação móvel em tempo real por áudio, vídeo e texto.

Ensino e aprendizagem

Hoje é muito mais fácil aprender qualquer tipo de assunto por meio de plataformas de ensino à distância (EAD), enciclopédias digitais, fóruns, cursos livres e blogs.

Trabalho

Para muitos tipos de trabalho já não existe a necessidade de alocação fixa geograficamente, fato que fez crescer exponencialmente a difusão do home-office em inúmeras empresas, como aqui na SFORWEB, onde abrimos essa possibilidade para vários cargos e funções.

Empregos mais flexíveis agora são possíveis graças aos sistemas, aplicativos e arquivos armazenados na nuvem (Cloud Computing).

Transações financeiras

Ir até agências bancárias ou se deslocar para comprar um produto virou coisa do passado.

Tudo pode ser feito via internet em poucos cliques, sem nenhum esforço e da comodidade do seu lar.

Entretenimento

Agora, acessar livros, revistas, fotos, músicas, ouvir rádios (de qualquer lugar), assistir TV, vídeos e até jogar vídeo game à distancia com seus amigos virou algo trivial.

Relacionamento

Essa foi sem dúvida uma das áreas mais impactadas pela internet.

As redes sociais nos apresentaram possibilidades inimagináveis para negócios e criaram novas necessidades na sociedade que nem mesmo profetas conseguiriam prever.

A explosão da internet e seu impacto nos meios de comunicação

Diante de tudo que já mencionei, seria impossível que as mídias tradicionais como TV, rádio, jornais e revistas não fossem também impactadas.

Para estas, as mudanças de comportamento da sociedade acarretaram graves consequências, como a perda de seu poder de persuasão junto ao público.

Hoje, as pessoas confiam mais no que leem em blogs e redes sociais, além de estarem desenvolvendo a percepção de que os resultados de busca do Google representam as referências no assunto pesquisado.

Para ¼ da população brasileira, a internet já é considerada como sendo a principal mídia. Nós abraçamos definitivamente o uso da web e não há mais volta!

Atualmente, para obter resultados em escala é impossível pensar e implementar estratégias de comunicação, publicidade e marketing sem envolver a internet como um canal.

Sabe por que?

Porque os métodos tradicionais enviam uma mesma mensagem a milhões de pessoas.

Na internet as ações permitem tratar e falar também com milhões de pessoas, mas, de forma totalmente segmentada, considerando e respeitando as individualidades. E o melhor, por um custo muito menor!

Como já disse o autor do best-seller HOW: Why HOW We Do Anything Means Everything, Dov Seidman:

“Em um mundo conectado vencem os indivíduos e organizações que estabelecem conexões mais fortes.”

Por esta razão é preciso que você se conscientize de que não há mais opção!

Não ter presença digital comprometerá sua carreira ou seu negócio a médio / longo prazo, seja porque seu público-alvo está cada vez mais presente na internet, seja porque seus concorrentes também estão!

Porém, nós sabemos que nem tudo são flores!

O que por um lado proporciona benefícios sem precedentes na história, por outro gera desconforto aos menos afeiçoados à tecnologia e também àqueles resistentes a mudanças, pois exige a habilidade de adaptação rápida às constantes novidades.

O fato é que pouquíssimas pessoas e empresas conseguem acompanhar, se familiarizar e implementar toda essa inovação, seja por falta de mão-de-obra especializada, ausência de tempo e recursos financeiros, ou até mesmo, por receio e descrença de sua eficácia.

Se você e sua empresa estão nesse time, não se preocupe. É difícil inclusive para nós, que somos uma empresa focada em tecnologia e marketing digital.

Porém, o que não é mais discutível é a necessidade de quebrarmos velhos conceitos e paradigmas!

Seja você um profissional liberal, uma instituição ou uma empresa, entender como o marketing e a comunicação se adaptaram ao contexto digital é imprescindível para continuar existindo.

Atualmente, os mundos online e offline estão cada vez mais misturados, andando lado a lado e se complementando. Pode parecer uma afirmação radical, mas…

…não ter uma presença digital efetiva já é considerado sinônimo de não ser lembrado no mundo físico.

Então, caso esteja buscando maior visibilidade para sua carreira, mais projeção para sua empresa e gerar mais oportunidades de negócio através da internet, chega de perder tempo!

É hora de começar a construir sua presença digital!

Receba em seu email as novidades mundiais sobre Marketing, Empreendedorismo, Inovação e Negócios, sempre com a visão atualizada dos especialistas da SFORWEB.

Fale conosco pelo Whatsapp: