A importância do Marketing de Conteúdo

Entenda a importância do Marketing de Conteúdo e porque esta estratégia de marketing vem ganhando adeptos e gerando crescimento para diversas empresas pelo mundo.
Alexandre Spada

Escrito por Alexandre Spada

Pode parecer estranho para você, mas saiba que, estratégias de Marketing de Conteúdo tem estado no centro das campanhas de marketing mais bem-sucedidas dos últimos anos.

Porém, mesmo com tantos resultados, poucas empresas e profissionais tem atentado e acreditado em seu potencial para criar oportunidades de negócios, seja no mundo físico ou digital. 

Se você está pouco familiarizado com o assunto, a importância do Marketing de Conteúdo vai além da busca por diferenciação ou simplesmente manutenção do branding de uma empresa.

Ele pode estar presente em um negócio reduzindo custos e potencializando os resultados de inúmeras etapas de Marketing e Vendas. 

Mas, como a explosão de estratégias baseadas em conteúdo ocorreu?

A atual importância do Marketing de Conteúdo está relacionada com a evolução da acessibilidade e a organização da informação proporcionada por avanços tecnológicos, como a popularização da internet.

A tecnologia passou a fazer parte do cotidiano das pessoas. Tanto é verdade que coisas que recentemente faziam parte do nosso dia-a-dia, hoje se mostram inimagináveis.

Muitos das novas gerações sequer sabem o que é recorrer a bibliotecas. Pesquisas atualmente se resumem a digitar palavras-chave em mecanismos de busca.

Assinar jornais e revistas para se manter informado, aguardar pelo início de um programa de TV ou até mesmo esperar por uma música em alguma rádio parecem parte de um passado distante.

Embora algumas situações como essas nos tragam nostalgia, certamente, poucos dos que as viveram gostariam que elas fossem novamente realidade!

Vivemos em um período de constantes transformações, que impactam diretamente a forma como indivíduos escolhem seus produtos e serviços.

À medida que as pessoas incluem o uso da internet em seus hábitos diários, cresce também a prática da busca por informações de modo independente e espontâneo.

Além disso, por consequência, tais transformações afetam o modo como as empresas devem atrair, vender, conquistar, envolver e gerar valor para os seus consumidores.

Você como empresário, gestor, profissional de marketing ou publicidade já pensou sobre isso?

Já refletiu sobre a importância do Marketing de Conteúdo em uma decisão de compra e como ele pode atuar para fortalecer e ampliar sua rede de clientes?

O conteúdo em um passado não muito distante

Até poucos anos atrás a realidade do marketing e da publicidade era bem diferente da que vemos atualmente.

Até então, alguns poucos grupos de mídia, proprietários de veículos de comunicação como TV, rádios, jornais e revistas detinham o controle da audiência.

Devido aos custos, a criação de bons conteúdos ficava restrita a tais grupos de mídia, que concentravam a audiência de grandes massas e pouco se importavam se distribuíam informações relevantes.

Com volumosas e fiéis audiências, a venda de espaços publicitários para empresas que quisessem anunciar era fácil e exigia grandes investimentos por parte do anunciante, afinal, a demanda por anunciar era muito maior que a oferta de mídia.

Esse modelo fazia sentido para ambas as partes, uma vez que a falta de opções forçava as pessoas a consumirem o que estava disponível, e as empresas, a anunciarem nos veículos de comunicação acessíveis.

Neste período predominava a escassez de conteúdo e a comunicação de massa prevalecia por meio de conteúdos genéricos produzidos sempre em menor volume que a demanda.

Esse cenário jogava a favor das empresas que tinham capital suficiente para investir em publicidade e propaganda, pois conseguiam atingir repetidamente a um grande público, que até então, não tinha escolhas.

A importância do Marketing de Conteúdo e o consumo de mídia após o advento da internet

Após o advento da internet o consumo de mídia mudou drasticamente. A sociedade saiu de um cenário de escassez de conteúdo e evoluiu para um contexto de abundância.

Com isso, a dependência a grandes grupos de comunicação para obter informação ou entretenimento deixou de existir, o que tornou a audiência descentralizada e muito mais exigente.

Tendo em vista que Marketing de Conteúdo é a disseminação de materiais em diferentes formatos que sejam do interesse, gerem valor para um público-alvo e ao mesmo tempo contribuam para que o seu criador atinja a objetivos específicos, todos nós somos potenciais produtores de conteúdo.

Com um smartphone e uma conexão com a internet qualquer pessoa pode gerar vários tipos de mídia, se tornar um formador de opinião e conquistar audiência.

Com tanto poder de escolha nas mãos, o público em geral se tornou mais intolerante. Interrupções, como os tradicionais comerciais já não são bem aceitos, mesmo quando ocorrem pela internet.

Um bom exemplo disso são as propagandas exibidas pelo Youtube.

Quem nunca se pegou tentando pular uma delas ou irritado pelos seus poucos segundos obrigatórios de exibição?

Em tempos modernos, cada momento gasto com algo que não escolhemos parece uma eternidade.

Isso demonstra bem que os velhos métodos de publicidade intrusivos e desinteressantes, do modo como sempre foram feitos, estão cada vez menos eficazes.

Essa nova realidade – de um mundo onde tudo acontece em ritmo acelerado e o tempo é supervalorizado – exige mais esforços das empresas para que atinjam seu público-alvo e os transformem em clientes.

Hoje, a mais rentável estratégia de marketing é conquistar a atenção dos consumidores não por imposição, mas por oferecer algo que seja do seu interesse, que o ajude a resolver um problema, que gere uma relação de confiança desde o primeiro contato, e acima de tudo, que lhe entregue valor.

O que mudou após o surgimento do Marketing de Conteúdo

Basicamente, o que mudou após o surgimento do Marketing de Conteúdo é a forma como as pessoas escolhem as empresas com que vão se relacionar.

Antes de mais nada, deve ser percebido profissionalismo para que negócios se concretizem.

Um exemplo disso é o modo como a qualidade de produtos e serviços são colocados à prova o tempo todo.

Ferramentas como o Reclame Aqui, redes sociais, fóruns e sites especializados são constantemente consultados com a finalidade de descobrir a opinião de outros consumidores.

E não é só isso!

O próprio site da empresa também se tornou uma forte referência, pois é nele que o negócio mostra ao mundo o quanto domina sobre sua área de atuação e atesta a qualidade do que tem a oferecer.

Cada característica e aspecto de uma possível compra é avaliado cuidadosamente pelo consumidor para que fique claro que está tomando a melhor decisão.

Quem nunca chegou em uma loja sabendo sobre um produto mais que o vendedor?

Atualmente, raramente se fecham negócios sem pesquisa, e principalmente, sem que todas as possíveis dúvidas estejam sanadas.

No caso de compras que envolvam valores mais elevados, que geralmente possuem processo de decisão mais complexos, os estágios de relacionamento e pesquisa são ainda mais longos.

É justamente nesses pontos, cobrindo essas lacunas, que o Marketing de Conteúdo se tornou o principal aliado de empresas que buscam se reinventar, diminuir seu ciclo de vendas, estar mais próximas dos seus clientes e permanecer alinhadas às transformações do mercado.

Conclusão

A importância do marketing de conteúdo - Redes Sociais

Muitas empresas já perceberam as mudanças do mercado e do perfil dos consumidores e entenderam que antes de investir em propagandas que direcionem sua audiência para ofertas, devem investir na produção de conteúdo.

A criação de conteúdo relevante e que gera valor para as pessoas se baseia no entendimento do público-alvo,  suas dúvidas sobre os produtos ou serviços, objeções de compra, necessidades e desejos.

Negócios que investem em Marketing de Conteúdo estão trabalhando para o conhecimento e aprendizado dos seus consumidores, tornando-os mais aptos a tomar decisões de compra baseadas nos critérios corretos.

Fazer Marketing de Conteúdo é um processo de educar o mercado!

Na maioria das vezes, em diferentes estágios da sua Jornada de Compra, o consumidor não tem as informações necessárias, e tampouco conhece os critérios adequados para comparar entre as opções disponíveis e tomar uma decisão assertiva.

De nada adianta que uma empresa ofereça os melhores serviços do mercado se os seus potenciais clientes não sabem como diferenciá-los e o que devem levar em consideração para chegar a uma conclusão que lhe trará maiores benefícios.

Portanto, é importante que o Marketing de Conteúdo seja estruturado corretamente. Assim, poderá atuar como solução para inúmeros problemas de Marketing e Vendas, dando suporte para que potenciais consumidores avancem de modo fluído e natural por toda Jornada de Compra. 

Alexandre Spada

Escrito por Alexandre Spada

Alexandre é Mestre em Design, Tecnologia e Inovação, Master in Business Administration em Gestão Estratégica de Negócios, Especialista em Engenharia Web e Bacharel em Ciência da Computação.

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