12 Motivos pelos quais você deve considerar Marketing Digital em sua estratégia

Investir em Marketing Digital deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade para que empresas de todos os segmentos se mantenham vivas e expandam suas operações.

A todo momento números e pesquisas endossam cada vez mais essa nova realidade.

Porém, mesmo diante desses números é comum nos esbarramos com empresários e gestores que se mantém relutantes em aderir a novas mídias e canais de marketing, pois ainda não despertaram para a real necessidade, todo o potencial e benefícios das estratégias digitais.

Se você acha que Marketing Digital não é para você e sua empresa, neste post lhe daremos 12 boas razões para olhar com cuidado e rever sua opinião sobre investir em Marketing Digital.

Vamos lá?

Por que investir em Marketing Digital?

De acordo com a UIT, cerca de 3 bilhões de pessoas, 40,4% da população global, possuía acesso à Internet em 2014.

A Global Web Index também informou que 91% dos usuários de Internet possuem um laptop ou PC e 80% deles acessam a rede diariamente através de smartphones.

Apesar das diversas instabilidades econômicas que o mundo vem enfrentando, o setor de anúncios digitais vem se mostrando com uma saúde de ferro.

Na Inglaterra por exemplo, segundo números do relatório anual da Advertising Association and Warc, os investimentos em publicidade digital subiram 17,3% em 2016, superando as mídias tradicionais, que apresentaram um crescimento de apenas 7,5%.

Tais dados demonstram o poder e influência da Internet na vida das pessoas. Atualmente é cada vez mais difícil separarmos o online do offline.

A todo momento realizamos uma conexão entre os “mundos”, seja para compartilhar momentos ou buscar informação e é inegável que esse contexto também influencie na forma como consumimos produtos e serviços.

Não sei para você e seu negócio se essa é uma boa ou má notícia, mas esses números só tendem a aumentar!

Talvez você já esteja investindo em algum tipo de mídia tradicional, como comerciais de TV e rádio, publicidade em outdoors e anúncios impressos, então, por quê não investir também em novos modelos e formatos na Internet? Existem inúmeras possibilidades!

Se ainda não está confiante o suficiente para enfrentar os desafios da era digital e todos os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa, sugiro que considere estas 12 boas razões pelas quais você não deve ignorar o poder do Marketing Digital para obter mais clientes e gerar mais vendas para o seu negócio.

1. Crescente adesão ao digital

Em 2016, o Brasil foi eleito como sendo o 5º país do mundo com mais pessoas conectadas à Internet, apresentando mês a mês significativas e constantes taxas de crescimento em todas as regiões.

Demograficamente parece também não haver mais barreiras. A adesão ao digital vem sendo percebida em todos os sexos, faixas etárias e sem distinção de classe social.

Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios, já somos mais de 102 milhões de internautas, o que representa 58% da população do país.

Portanto, não há mais razão para acreditar que seus clientes e potenciais consumidores não estão na internet.

2. Maior poder de segmentação

Investir em Marketing Digital lhe dará total poder para segmentar sua publicidade de acordo com o mercado-alvo.

Por meio dele é possível direcionar ações por demografia (sexo, estado civil, faixa etária, escolaridade, região onde mora, etc.), comportamentos, interações em redes sociais, sites e muito mais.

Por exemplo, se você possui uma pizzaria, é possível fazer com que sua campanha de Marketing Digital alcance apenas usuários masculinos do Facebook ou do Google, que residam em um raio de 30Km do seu estabelecimento, que tenham de 35 a 50 anos, que possuam filhos, que sejam interessados em pizzas doces e que interajam em redes sociais com assuntos relacionados a gastronomia.

Percebe como ações de Marketing Digital são extremamente mais assertivas e podem aumentar as chances de qualquer negócio atingir seus objetivos?

3. Geração de dados inteligentes

Do planejamento ao relatório de desempenho, o Marketing Digital fornece dados inteligentes para empresários, gestores e profissionais de marketing.

Você pode, dentre outras coisas, descobrir os assuntos mais pesquisados pelo seu público-alvo, identificar quais são suas principais objeções de compra, estudar seu comportamento, preferências e perceber a forma como ele interage com outras empresas e marcas.

Também é possível mensurar precisamente o ROI (retorno sobre investimento) de tudo que é feito, ou seja, é possível identificar quais ações ou mídias estão lhe dando mais e menos lucro, quanto está custando a aquisição de cada novo cliente, qual perfil de pessoa mais compra seu produto / serviço, a duração do Ciclo de Vendas e os principais pontos de gargalo que podem estar freando e reduzindo o desempenho do seu Funil de Vendas.

Todas essas informações são essenciais para um bom planejamento estratégico, e fornecem dados e informações precisas e em tempo real para otimização dos processos de marketing e vendas.

4. Orientação a resultados

O Marketing na Internet é mais simples de ser gerenciado que o marketing tradicional, como rádio, TV e publicidade impressa.

Por exemplo, um artigo postado em um blog pode ser editado a qualquer momento com o intuito de aprimorar o seu desempenho, caso se perceba que ele não está atingindo os resultados esperados.

O mesmo não seria possível em matérias publicadas em jornais, revistas e qualquer tipo de mídia impressa. Isso vale para anúncios!

Além disso, propagandas digitais como as realizadas através do Google Ads e os anúncios do Facebook Ads podem ser executadas, interrompidas e também alteradas a qualquer momento.

Com esses recursos, você pode realizar inúmeros testes e experimentos até obter a melhor ou a mais eficaz campanha de marketing e vendas, reduzindo custos e aumentando seus resultados.

5. Atração de clientes de forma espontânea

As campanhas de Marketing Digital que geram resultados realmente duradouros são aquelas preocupadas em fornecer valor ao cliente, ao invés de interrompê-lo para lhe “empurrar” um produto / serviço. Tais estratégias são conhecidas como  Estratégias Inbound.

No Inbound Marketing (Marketing de Atração), segundo pesquisas, empresas que o utilizam de forma consistente costumam alcançar em média 275% de ROI a médio / longo prazo.

Esse resultado se dá, basicamente pelo fato da metodologia ser baseada na criação de conteúdo útil aos potenciais clientes, como e-books, artigos, infográficos, aulas, apresentações e vídeos, que podem ser compartilhados através de blogs, sites e canais de mídia social.

Esses conteúdos funcionam como um ímã, que naturalmente atraem potenciais interessados nos produtos  / serviços da empresa de forma espontânea.

Claro, que inicialmente será necessário fazer marketing de divulgação para garantir que os conteúdos sejam descobertos e cheguem até o público-alvo. Porém, gradativamente a necessidade de publicidade paga (Links Patrocinados) tende a diminuir, uma vez que os materiais passem a ganhar espaço nos resultados de mecanismos de busca.

Se quiser saber mais sobre Inbound Marketing, falamos a fundo sobre o assunto neste ebook:

6. Redução da sobrecarga de trabalho em Marketing e Vendas

No marketing tradicional, geralmente a obtenção de novos clientes é realizada através de prospecção ativa, ou seja, a empresa busca efetivamente por novos negócios.

Neste método, são utilizados por exemplo, envios de mala direta, telemarketing, venda porta-a-porta, etc.

Segunda estatística da Business2Community, são necessárias em média, 8 tentativas para se realizar uma venda. Percebe quanto tempo é desperdiçado sem nenhum resultado?

Essa ineficiência se dá em virtude das abordagens serem realizadas de forma fria, ou seja, os abordados não estão sequer próximos de seu momento de compra.

Investir em Marketing Digital lhe possibilitará direcionar a prospecção somente a potenciais clientes já trabalhados e prontos para fechar negócio, reduzindo assim, drasticamente os esforços de marketing e vendas.

7. Informações em tempo real

Ao contrário do marketing tradicional, o Marketing Digital pode fornecer dados e relatórios completos sobre o status e o desempenho de campanhas a qualquer momento.

Nele, inúmeras ferramentas podem monitorar instantaneamente e pontualmente cada mídia, sua repercussão e seu resultado.

É possível saber quantas pessoas clicaram em um anúncio, quais delas visitaram o site do negócio, por onde navegaram, quantas estão na página no momento do relatório, quantas compraram, por qual página deixaram o site, quantas viram o anúncio e não clicaram, seu perfil, etc.

No marketing tradicional é difícil mensurar com precisão os resultados de uma ação.

Por exemplo, como identificar quantas pessoas impactadas por um outdoor se tornaram clientes? Como saber o número de pessoas que ouviram a uma chamada de rádio ou assistiram a um comercial de TV?

Embora esses canais forneçam estimativas, os valores não informam com exatidão o que realmente aconteceu.

8. Interatividade

O Marketing Digital fala para o público-alvo e os escuta em igual proporção. É uma via de mão dupla e de comunicação bidirecional.

Você pode por exemplo, na seção de comentários, deixar seu feedback sobre este texto, dar sua opinião, esclarecer uma dúvida, falar comigo ou com a nossa equipe sem dificuldade, e até mesmo conversar com outros leitores.

Essa possibilidade também se aplica às redes sociais e inclusive a anúncios. Esse tipo de interatividade não está presente em mídias off-line.

O Marketing Digital humanizou as marcas e aproximou as empresas de seus clientes, tornando o diálogo muito mais simples, direto e eficiente

9. Pode ser inovador e ao mesmo tempo tradicional

O Marketing Digital é considerado por muitos como sendo de alta tecnologia e inovador, e realmente é.

Para que coloquemos estratégias eficientes em prática é preciso que tenhamos conhecimento de várias ferramentas e metodologias.

Porém, não podemos esquecer que ele é baseado nos fundamentos do marketing tradicional, ou seja, ele é focado em entender o comportamento das pessoas, e através disso, transformar desejos em necessidades.

10. É social e relacional

Estratégias de marketing on-line, sejam de mecanismo de busca, marketing de conteúdo ou de mídias sociais, baseiam-se na confiança e nos relacionamentos humanos.

Como o Marketing Digital é mais social e interativo, as empresas que atuam de forma correta, tendem a construir relacionamentos mais estreitos, profundos e duradouros com seus clientes.

Sabe aquela marca que admira ou aquela personalidade que você nunca viu pessoalmente, mas que de tanto acompanhar seus passos em meios digitais passa a considerar quase que como um membro da família? É disso que estou falando!

Em outras palavras, quando se faz marketing on-line, você começa a conhecer seus clientes, e eles por sua vez, também passam a conhecê-lo mais.

Com isso, gradativamente gera-se familiaridade e empatia. Você ganha amigos, admiradores e até mesmo evangelizadores da sua marca. Para isso, basta construir uma relação baseada em confiança!

11. Melhor custo x benefício

Embora exista um mito sobre esse assunto, proprietários de pequenas e médias empresas não precisam gastar milhões para implementar uma campanha de Marketing Digital eficaz.

Com um baixo orçamento, é possível começar a gerar conteúdo, comprar mídia no Google AdWords ou testar anúncios do Facebook.

Algumas estratégias de marketing on-line como Otimização de Conteúdo para Mecanismo de Busca (SEO) e Marketing em Redes Sociais podem até ser feitos sem gastar um centavo, contanto que você tenha tempo suficiente e recursos humanos para isso.

Porém, não se engane! Ter resultados nessas áreas requer consistência, esforço, dedicação e muito aprendizado.

12. Seus concorrentes provavelmente estão usando agora contra você

Há uma grande possibilidade de seus concorrentes já estarem utilizando estratégias digitais contra você, publicando conteúdo envolvente, otimizando sua marca para serem mais visíveis em mecanismos de busca, atraindo fãs e seguidores em mídias sociais, ganhando a confiança do mercado alvo através do compartilhamento de informações relevantes e transformando seus potenciais clientes em leais consumidores.

Caso ainda não tenham ingressado no universo digital, tenha certeza que é apenas uma questão de tempo para que isso aconteça.

Se você ainda está hesitante em investir em Marketing Digital, seu negócio tem grandes chances de ser deixado rapidamente para trás por sua concorrência.

Conclusão

Como comecei este artigo dizendo, investir em Marketing Digital deixou de ser opcional.

O marketing tradicional pode até continuar trazendo resultados para o seu negócio, mas para que mantenha sua empresa competitiva é necessário que considere também estratégias digitais.

Acredite, se você ainda não está aproveitando todo o poder do Marketing Digital para o seu negócio, você está perdendo muitas oportunidades e consequentemente, dinheiro.

Seus clientes e potenciais consumidores estão esperando por você na internet.

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