Por que o Web Design tradicional não é mais indicado para alcançar performance em vendas?

O web design tradicional está fazendo com que a maioria das empresas que possuem um website estejam desperdiçando recursos, tempo e dinheiro.

Pode parecer assustador, mas não estou exagerando!

Hoje, a forma considerada quase que como padrão pelos negócios e agências para criar e manter páginas na internet, possui vários problemas sistêmicos, que afetam diretamente a performance dos projetos.

Isso se dá, em grande parte, pela prática de antigos modelos de trabalho que não evoluíram na mesma velocidade do mercado, nem acompanharam os avanços tecnológicos e tampouco, a preferência dos consumidores. 

É relativamente simples chegar a esta conclusão. Analise o que mudou nos últimos 10 anos em relação a web design e à construção de websites.

Você chegará a respostas pouco relevantes do ponto de vista de marketing e vendas.

O fato é que, para um projeto web realmente cumprir seu propósito de atuar diretamente como uma ferramenta para gerar oportunidades e negócios é preciso que olhemos com outros olhos seus tradicionais processos de construção, e todos os pressupostos que o envolvem.

Assim, talvez fique claro o motivo da grande maioria dos sites serem meros panfletos online, que sequer pagam seus custos de criação e manutenção.

Espero até aqui, ter despertado em você a curiosidade para continuar lendo este texto na busca por meios mais inteligentes de conduzir projetos de websites e assim, evitar que a sua empresa faça parte dos negócios que não geram resultados por meio da internet.

O modelo tradicional de web design ainda funciona?

Você concorda que atualmente, em plena revolução digital, seu site é um dos maiores recursos de marketing que sua empresa possui? E ainda, peça central de prospecção atuando em várias etapas do processo de venda?

Caso o website do seu negócio não se enquadre nessas características, algo está errado e precisa ser revisto rapidamente!

Ele é o primeiro lugar que as pessoas procuram informações sobre uma empresa, seus produtos e serviços.

Portanto é o local ideal para gerar credibilidade, mostrar a qualidade do que um negócio oferece e eliminar objeções de compra.

Aqui na agência costumamos dizer que um site bem planejado pode ser o melhor vendedor que uma empresa pode ter.

É apenas uma brincadeira, mas ela tem seu fundo de verdade.

Estatísticas apontam que atualmente, as pessoas em geral passam por 70% do processo de compra de forma virtual, antes mesmo de ter contato direto com uma empresa ou qualquer vendedor.

Infelizmente, para frustração de seus proprietários, a maioria dos websites não cumprem seu papel, permanecendo como eu mencionei anteriormente, na posição de meros panfletos digitais.

Mas, a grande dúvida aqui é: Por que isso acontecesse se foram projetados com outra finalidade?

Chegar a essa resposta requer mente aberta para novas soluções e alguns questionamentos, como:

Será que a maneira como os websites vêm sendo concebidos e seus métodos de web design atendem e se adequam ao contexto tecnológico e as constantes transformações de comportamento do público alvo?

Como as empresas em geral tem encarado a experiência de redesign de seus websites?

Redesign de website – Se você já tem uma página na internet e já precisou reformulá-la, estas talvez sejam 3 palavras sinônimas de estresse, desgaste e apreensão.

Mas, não somente para você, toda equipe envolvida também compartilha destes sentimentos.

Inevitavelmente, na maioria dos casos, a reformulação de um website se traduz em meses focados em seu redesenho, com grande volume de trabalho, planejamento e muitas vezes consumindo horas importantes da equipe da empresa, mesmo quando o projeto é desenvolvido por uma agência digital.

Os processos envolvidos vão desde reuniões de briefing, reescrita de conteúdo, análises da arquitetura de informação, construção de wireframes, testes de usabilidade, provas de layout e conceito, tudo somado a frustrações sobre orçamento e divergências de escopo.

Muitas empresas, mudam de percepção ou descobrem um novo elemento a ser considerado “no meio do caminho”, o que ocasiona grandes flutuações de orçamento e de cronograma.

Contudo, após todos os obstáculos serem superados, o que se espera na teoria com o lançamento de um novo website é um estrondoso sucesso, o que geralmente não ocorre!

E isso ainda não é o pior!

Segundo pesquisas – que comprovamos em nossas estatísticas internas – a maioria das empresas leva em média de 1 ano e meio a 2 anos para realizar uma nova mudança em seu website.

Desse modo, a identificação de pontos falhos é tardia e suas correções absurdamente demoradas.

Assim, os websites permanecem estagnados, não se adaptando às necessidades e expectativas sempre em evolução dos seus visitantes.

O insucesso da maioria dos projetos é causada pelo modelo tradicional que embasa sua concepção, que por sua vez, parte de pressupostos que nem sempre refletem a realidade.

Layouts, características e conceitos são definidos com base em melhores práticas, o que é muito perigoso, pois o que funcionou para uma empresa de determinado segmento, não necessariamente funcionará para outra.

Além disso, essas as implementações não são previamente testadas ou tem qualquer tipo de contato com quem irá consumi-las, ou seja, não são colocadas à prova pelo público-alvo antes de serem liberadas para uso.

Sem testes é quase impossível identificar o que funciona e o que não funciona em uma página, aumentando o risco de fracasso do projeto.

Os principais problemas do modelo atual de web design

Para que não restem dúvidas, antes de falarmos sobre soluções, vamos rever rapidamente quais são os principais problemas que o atual modelo de desenvolvimento de websites acarreta a projetos:

1- Custo elevado: Como se tratam de grandes mudanças, geralmente reformulações completas que envolvem muito volume de trabalho, o investimento acaba sendo proporcional, ou seja, com alto custo.

2- Longo tempo para desenvolvimento: O tempo médio praticado por agências para redesenho ou criação de sites é de 2 meses, contanto que o projeto não seja alterado após o início dos trabalhos.

3- Consumo de energia e tempo de equipe: Mesmo o projeto sendo realizado por uma agência, haverá demanda de trabalho e de tempo da equipe interna da empresa, principalmente dos gestores e profissionais das áreas de marketing e vendas.

4- Cronogramas e orçamentos inexatos: Mudanças de escopo e estratégia no meio da execução do projeto podem acarretar o aumento do custo de desenvolvimento do site, assim como, do tempo previsto para que ele seja concluído.

5- Falta de prototipação e testes: O modelo tradicional de desenvolvimento de web design concebe projetos baseados em suposições, sem a construção de protótipos ou validação das premissas com o público alvo, o que aumenta drasticamente suas chances de fracasso.

6- Ausência de mensuração de resultados e análises: A maioria dos projetos existentes atualmente na internet não possuem nenhum tipo de medição e avaliação de resultados, o que torna impossível identificar falhas e aplicar ações corretivas.

7- Demora de redesign, correção de problemas e atualizações: A média do mercado para que uma empresa realize o redesign do seu website é de 1 ano e meio a 2 anos, tempo excessivamente longo para correção de falhas do projeto, o que pode ocasionar prejuízos significativos.

Como podemos abordar o processo de redesign de websites de uma perspectiva mais inteligente?

Aqui na agência nós temos a visão de que um website deve ser encarado como um organismo vivo, em constante transformação e crescimento.

Somente assim, ele será capaz de gerar resultados concretos e atender às necessidades e expectativas de seus visitantes.

Desse ponto de vista, não faz sentido realizar um grande investimento para construir uma página cujos resultados serão incertos, e que seus possíveis problemas demorarão em média 2 anos para serem corrigidos.

Em um período tão longo como esse, muito dinheiro já foi perdido e inúmeros clientes já foram parar na concorrência.

Ok, mas como solucionar esse problema?

A resposta está na metodologia Growth Driven Design (Desenvolvimento Orientado a Crescimento), amplamente difundida em países como os EUA.

No Growth Driven Design, o web design tradicional é deixado de lado, e um website está sempre sendo desenvolvido, analisado e aprimorado.

A chave da metodologia é ser um processo contínuo, onde se começa pequeno com poucas páginas, e o projeto vai crescendo, sendo construído e modificando ao longo do tempo em um processo de aprendizado e melhoria ininterrupto, sempre embasado por dados de resultados do próprio website.

Assim, uma empresa nunca deixa de trabalhar no projeto, porém, opera com menos carga de trabalho e menos custos, uma vez que a demanda é fracionada.

Não há espera de dois anos para verificar se o website está gerando oportunidades de negócio e vendas, os resultados são acompanhados e verificados todo o tempo, o que permite realizar correções e atualizações em poucas semanas.

Por serem baseadas em medições reais do uso da página que mostram claramente o que o cliente deseja, suas preferências, hábitos e comportamento é mais simples eliminar pontos de conflito através de ações pontuais, o que possibilita um aumento contínuo de performance.

Em virtude da velocidade que um problema é detectado e corrigido dentro de uma mentalidade de melhoria contínua, projetos de Growth Driven Design são considerados de alto desempenho por entregarem cada vez mais resultados em um período geralmente menor que o estimado.

Esta metodologia de trabalho é a principal maneira de garantir que um website estará sempre em sua melhor versão, ou seja, sempre atualizado de acordo as preferencias, expectativas, tendências de mercado e objetivos da empesa.

Conclusão

Espero ter conseguido plantar em você a semente do questionamento para que reveja o modelo atual de web design praticado no mercado e o modo como sua empresa pode estar lidando com seu website, blog ou portal.

Esses antigos conceitos não acompanharam as mudanças sociais decorrentes dos avanços tecnológicos, e por isso não são mais eficientes para empresas que buscam crescer seus negócios.

Quero terminar este texto convidando você a conhecer mais sobre o Growth Driven Design em outro post aqui do blog que trata especificamente sobre ele. Para isso, basta clicar no link acima.

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