5 cases de sucesso que comprovam a eficácia do Marketing de Conteúdo

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Escrito por Alexandre Spada

Mesmo com toda repercussão envolvendo o Marketing de Conteúdo  empresários, gestores, empreendedores e até mesmo profissionais de marketing ainda tem dúvidas sobre a sua efetividade.

Aqui na SFORWEB, ouvimos a todo momento:

Será que Marketing de Conteúdo é realmente capaz de gerar resultados para o meu negócio?

Essa é uma dúvida frequente, e na maioria das vezes, originada de uma percepção do mercado de que para obter vantagem competitiva por meio da geração de conteúdo, um negócio precisa estar envolvido com tecnologia ou ter um produto / serviço extremamente inovador.

A verdade é que não é preciso fazer parte de um segmento da moda, tampouco de uma indústria badalada para se aproveitar de todos os seus benefícios.

Estratégias de conteúdo são indicadas para os mais variados tipos de negócio.

Se você tem dúvida se o Marketing de Conteúdo pode ser útil para sua empresa, listarei a seguir 5 cases de negócios de segmentos considerados pouco propícios para trabalhar com conteúdo, que estão se destacando e já se tornaram referência no mercado devido ao uso da estratégia.

Vamos a eles…

Construção Civil

A construção civil geralmente não vem à nossa mente quando pensamos em um mercado propício para geração de conteúdo, não é mesmo? Afinal, ela é uma área que existe desde os primórdios da humanidade e é um assunto “aparentemente esgotado”.

No entanto, temos muitos cases de sucesso nesse segmento.

Um deles é da MRV Engenharia, uma das maiores construtoras residenciais do país.

A empresa buscou auxílio do marketing de conteúdo para solucionar 4 principais problemas em seu processo de venda:

  • Aumentar o fluxo de visitantes em seu site e blog;
  • Estimular e ampliar o engajamento dos visitantes com a marca e seu conteúdo;
  • Preparar seus visitantes para a compra de maneira automatizada;
  • Transformar o tráfego de seu site e blog em clientes.

Para alcançar esses objetivos a empresa criou 3 blogs voltados para o seu público alvo e intensificou a produção de conteúdo para alimentá-los.

Um deles é o blog Como comprar um apartamento, onde são elucidadas as principais dúvidas de quem pretende adquirir um imóvel.

Segundo dados cedidos pela própria empresa, o resultado é atualmente a venda de 135 imóveis por dia em todo o Brasil.

Entidades governamentais

Enquanto normalmente admiramos os esforços de grandes marcas que usam visual envolvente para ter sucesso no Marketing de Conteúdo, o Gov.uk é um exemplo que vai contra a maioria das ações que estamos habituados a ver.

Este site de informações do setor público do Reino Unido investiu no minimalismo e na produção de conteúdo com o intuito de oferecer a seus visitantes informações concisas, diretas e que pudessem ser encontradas de forma simples e rápida.

Seu slogan demonstra bem o comprometimento em alcançar tais objetivos:

O melhor lugar para encontrar serviços e informações do governo: mais simples, mais claras, mais rápidas.

A arquitetura de informação do site foi projetada para que seu conteúdo seja disponibilizado e organizado ordenadamente.

Além disso, suas páginas foram desenvolvidas para serem carregadas rapidamente, o que significa oferecer a seus visitantes a possibilidade de acessar de forma veloz informações importantes do governo em poucos cliques.

Embora não seja um site visualmente atraente, ele cumpre perfeitamente seu propósito.

Sua simplicidade de uso e seu vasto acervo de informações atraem diariamente milhares de acessos, economizando aos cofres públicos, milhões que teriam que ser gastos em outras mídias, e inclusive, no atendimento aos cidadãos ingleses.

Odontologia

A Dentalprev é uma empresa que oferece a mais de 20 anos planos odontológicos nas cidades de Florianópolis, Blumenau e Joinville.

Seus serviços abrangem mais de 80 procedimentos que podem inclusive ser contratados através de seu site.

A 7 anos atrás sua prospecção ocorria por meio de cold calls (ligações frias), onde com pouco resultado, sua equipe abordava por meio de ligações telefônicas possíveis clientes sem saber se de fato eles estavam interessados em seu produto.

Em apenas 4 meses de implementação da estratégia de Marketing de Conteúdo aliada à processos de automação de marketing, as ações sozinhas já eram responsáveis ao equivalente a metade das vendas realizadas por sua equipe comercial.

Para isso, a empresa investiu na criação de em um blog e na produção de conteúdo focada em seu público alvo, de forma a se estabelecer como referência em sua área de atuação e guiar seus clientes em potencial até a contratação de seus serviços.

Outro case interessante do segmento é a Dr. Joy Dental, um grupo de clínicas dentárias sediadas em Dubai.

A empresa usa Marketing de Conteúdo para promover os benefícios de implantes dentários e de boas práticas de higiene bucal.

Atualmente, a empresa conta com mais de 46.000 fãs no Facebook, os quais são atendidos pelos administradores da página na rede social prontamente e esclarecendo rapidamente a possíveis dúvidas.

Seu blog oferece uma infinidade de conteúdo educativo, como por exemplo, conselhos práticos para pacientes dentários, como manter uma boa saúde bucal e até mesmo assuntos mais específicos, como o que é um tratamento do canal radicular.

Sua página no Google+ convida seus visitantes para realizar avaliações gratuitas em suas clínicas, enquanto seu canal no YouTube exibe testemunhos de pacientes felizes com seu tratamento, além de informações úteis e diversos tutoriais.

Sabe o resultado de todas essas ações? A Dr. Joy Dental é referência no mundo todo no que faz!

Higiene feminina

Se você é mulher, em algum momento já se sentiu pouco à vontade ou acha constrangedor falar sobre sua higiene pessoal?

Então você certamente achará interessante o case da Hello Flo, uma empresa focada em saúde feminina.

O negócio tem feito bastante sucesso no mercado devido ao excelente trabalho que está realizando ao produzir conteúdo sobre um assunto tradicionalmente delicado e sensível ao seu público.

Com um blog chamado “The FloDown”, que é atualizado regularmente, a empresa distribui sua produção de conteúdo em 3 segmentos com base na idade de suas visitantes, separando os temas em seções intituladas “Puberdade”, “Gravidez” e “Menopausa”.

Através de materiais educativos, inspiracionais e divertidos a empresa cativa seu público e estimula o consumo de seus pacotes de produtos e cuidados íntimos, que são entregues a domicílio.

A ideia do negócio é entregar exatamente o que uma mulher precisa e quando ela precisa, de forma prática e sem constrangimento ajudando mulheres e meninas em momentos de transição em suas vidas.

Em se tratando de redes sociais, a Hello Flo têm presença ativa com conteúdos em todas as principais plataformas, como YouTube, Facebook e Google+.

Um de seus grandes sucessos no Youtube é o vídeo “The Camp Gyno”, que apresenta uma jovem estudante que passa de anônima a perita em um acampamento depois de obter seu “emblema vermelho de coragem”.

A ação já atingiu mais de 12 milhões de visualizações.

Sistemas de segurança

A Onix Security é uma empresa que atua na fabricação de organizadores para CFTV (Circuitos fechados de TV).

Ela oferece diversos produtos destinados ao monitoramento de ambientes residenciais e comerciais.

Os principais desafios da empresa ao começar a investir em marketing de conteúdo eram:

  • Expandir a autoridade da marca no mercado de segurança eletrônica;
  • Aumentar a percepção de qualidade de suas soluções para CFT;
  • Gerar mais faturamento por meio de canais digitais;
  • Reduzir custos de prospecção.

Para atingir a esses objetivos a Onix Security aprimorou seu website para captura de contatos de potenciais clientes, implementou um blog e investiu na geração de conteúdo focado no perfil de seu público alvo.

A estratégia atual conta com a publicação semanal de novos artigos e um e-book bimestralmente abordando assuntos relacionados à sua área de atuação.

Os resultados alcançados segundo dados fornecidos pela própria empresa foram:

  • Aumento de 153% de tráfego orgânico em seu website (visitas originadas através de pesquisas no Google);
  • Em média 8000 visitas mensais em seu blog sem custo com publicidade.

Conclusão

A chave para o sucesso do marketing de conteúdo é fornecer informações relevantes e úteis para seus prospectos e clientes.

Como vimos nos cases acima, negócios de todos os segmentos podem ter sucesso através dessa estratégia.

Tutoriais, guias de compras, vídeos humorísticos, slides, planilhas, infográficos e demonstrações de produtos são apenas algumas abordagens simples e eficazes que podem ser usadas para cativar pessoas e conquistar clientes em qualquer setor.

Espero que os cinco exemplos acima tenham convencido você de que, independente do mercado que o seu negócio esteja inserido, é possível melhorar seus resultados por meio da implementação de estratégias de conteúdo.

Como pôde ver, empresas de segmentos aparentemente difíceis de serem trabalhados estão se posicionando como referência e expandindo seu faturamento.

O seu negócio também pode ser um deles! Basta acreditar e começar!

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