4 maneiras de multiplicar comportamentos empreendedores

Você busca constantemente por resultados mais rápidos em sua vida profissional e pessoal?

Todos sofremos pela ansiedade de alcançar o sucesso em um curto espaço de tempo. Em profissionais de marketing, gestores e empreendedores esta é uma situação muito comum.

Talvez você já tenha sentido a sensação de impotência ao se dedicar ao máximo a um projeto que não gerou os frutos esperados.

Seja qual for o contexto, o que você costuma fazer em situações como essa: Frustra-se? Desiste do objetivo por falta de resultados?

Antes de analisar suas atitudes, saiba que o sucesso não está ligado a um único fator e que existem inúmeras maneiras de potencializar comportamentos que nos aproximem das nossas metas.

Uma palavra no último parágrafo talvez tenha passado despercebida para você, mas é de suma importância para o que iremos conversar neste post.

É a palavra “comportamento”. Esse é o principal elemento que faz pessoas comuns transformarem suas ideias em negócios lucrativos.

Na maioria das vezes, a busca constante por resultados de curto prazo pode ser uma grande armadilha para o empreendedor.

Ficamos tão obcecados em atingir metas que nos esquecemos de outros fatores que envolvem o caminho de iniciar algo e levá-lo ao patamar que desejamos.

Não se adquiri a experiência necessária para dirigir um negócio ou se domina uma nova habilidade do dia para a noite.

A repetição faz parte do processo de qualquer aprendizado incluindo erros e acertos.

Em algumas situações atuamos de forma tão focada nos resultados de curto prazo que nos esquecemos de cultivar os hábitos de longo prazo.

Hábitos de longo prazo são necessários para uma transformação real, que farão toda a diferença em nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Para minimizar esse problema, alguns empreendedores desenvolveram estratégias que pudessem, de alguma forma acelerar seus resultados e ainda auxiliar no desenvolvimento de bons hábitos.

A essas estratégias deu-se o nome de Multiplicadores de Comportamento.

Vamos conhecer a seguir 4 deles e ver como funcionam:

1-Feedback Rápido

Como diz Seth Godin, “A melhor maneira de mudar o comportamento de longo prazo é com o feedback de curto prazo.”

Quanto mais rápido você receber um feedback, mais rápido você conseguirá realizar ajustes em seu comportamento, e com isso eliminar o que possa estar minando seus resultados.

Um amigo compartilhou recentemente um bom exemplo.

Ele tinha um cliente que queria melhorar a sua postura.

Isso é uma tarefa desafiadora, já que normalmente o único feedback que se recebe referente a postura é quando alguém nos diz que estamos curvados (raramente acontece) ou quando olhamos no espelho e percebemos por conta própria o desvio.

Isso é um feedback muito lento e inconsistente.

Para resolver o problema, seu cliente posicionou-se verticalmente em uma boa postura e prendeu um pedaço de fita em seu ombro e em sua cintura, de forma que a fita ficasse esticada enquanto permanecesse reto.

Quando ele se curvava, a fita imediatamente o puxava o suficiente para que percebesse a curvatura de sua coluna, fornecendo assim um feedback imediato sempre que sua postura muda-se.

Assim tornou-se muito mais simples de corrigir seu hábito inadequado.

O aspecto mais fundamental de um novo hábito é a conscientização.

Se você não está ciente de seus hábitos ruins, como poderá esperar corrigi-los?

É por isso que o feedback é tão importante.

Retorno mais rápido leva a resultados mais rápidos!

2-Foco no que é importante

A melhor estratégia de produtividade é eliminar as coisas que possam tirar-lhe o foco das suas atividades.

Se você mantém uma rotina com menos distrações é muito mais fácil tomar decisões eficazes e que o colocarão mais perto dos seus objetivos.

Você conhece o Princípio de Pareto?

Comumente conhecido como regra 80/20, ele é um estudo que comprova que 80% dos resultados em um determinado empreendimento vêm de 20% das ações realizadas em sua gestão.

Na maioria das vezes, as pessoas trazem essa regra como forma de salientar que você deve se concentrar nas ações que realmente trazem resultado (20%).

O segredo para o sucesso é manter sua mente livre de assuntos que não farão diferença para as suas metas e objetivos.

Concentre toda sua energia nas tarefas que realmente trazem resultados. Evite a armadilha de perder tempo com os 80% das tarefas restantes.

Organize uma agenda priorizando e executando o que é realmente importante.

Não basta identificar os 20% das estratégias que são mais eficazes, é importante também eliminar as 80% que são um desperdício.

3-Ecossistema favorável

O mundo à nossa volta molda o nosso comportamento. Tudo exerce influência na forma como pensamos e agimos.

Família, amigos, TV, música, absolutamente tudo que nos rodeia tem participação na construção da nossa personalidade.

Considere a casa em que vive, por exemplo.

Há muitos fatores em todo o ambiente, provavelmente centenas ou milhares, que moldam o seu comportamento mesmo que de pequenas formas.

Se existe comida à vista, você fica mais propenso a come-la sempre que passar por ela.

Se existem sofás confortáveis em frente à TV, é bem provável que passe horas hipnotizado pela tela.

E isso funciona de outra maneira também…

Se você trabalha em uma empresa com pessoas saudáveis e em forma, terá grandes chances de sentir a necessidade de iniciar uma dieta balanceada e procurar praticar atividade física.

Cada ambiente promove alguns comportamentos e inibe outros.

A chave é buscar lugares e pessoas que lhe puxem para mais perto dos seus objetivos e deem suporte aos resultados que você deseja alcançar.

4-Invista em sua capacidade

Aproveite e valorize as suas melhores capacidades.

Cada pessoa se desenvolve melhor em determinadas áreas. Valorize o seu talento e invista ainda mais no que você é realmente bom.

É muito mais fácil se tornar um sucesso no basquete, se você tem 4 metros de altura, ou dar aulas de matemática quando se é bom com números.

Jogue um jogo que valorize e recompense o seu melhor conjunto de habilidades e o sucesso virá mais rápido.

Não existe sucesso por acaso ou sorte. Portanto, mãos à obra.

Invista em você!

Receba em seu email as novidades mundiais sobre Marketing, Empreendedorismo, Inovação e Negócios, sempre com a visão atualizada dos especialistas da SFORWEB.

Fale conosco pelo Whatsapp: