O Google Analytics acaba de anunciar o lançamento de novos Grupos de Canais Personalizados, que vêm para otimizar a análise de tráfego na plataforma.
Agora, os usuários podem criar grupos personalizados para categorizar seus dados de origem de tráfego da maneira que melhor atenda às suas necessidades.
Os grupos são compostos por vários canais que funcionam como classificações baseadas em regras para as fontes de tráfego do site. O Google Analytics já oferece um grupo de canais padrão, que já vem com canais pré-definidos. No entanto, com os novos grupos personalizados, é possível obter uma visão mais precisa e personalizada sobre os dados do site.
Os grupos personalizados podem ser usados em relatórios que já suportam o grupo de canais padrão como dimensão principal, como os relatórios de Aquisição. Eles podem ser aplicados como dimensões primárias ou secundárias e também podem ser usados como dimensões em relatórios personalizados, explorações de dados e na construção de condições para segmentos de público.
De acordo com o Google, é possível criar um grupo de canais para categorizar os dados de origem de tráfego de qualquer maneira que atenda às necessidades de relatórios.
Por exemplo, para monitorar os dados de uma campanha de verão para roupas de praia que se concentra em campanhas de mídia social, é possível criar um novo grupo de canais denominado “Summer Swim Social Media”. Em seguida, é possível criar canais regionais para cada uma das páginas do Facebook que são criadas para distribuir conteúdo local.
Para ver os dados associados ao novo grupo de canais criado, é necessário acessar os relatórios de Aquisição de usuários e Aquisição de tráfego e usar o novo grupo de como a dimensão principal ou secundária do relatório. Cada um dos canais em seu grupo é um valor de dimensão e aparece como uma linha separada no relatório, contendo dados como número de novos usuários, taxa de engajamento e conversões associadas ao canal.
A criação e edição de grupos de canais é simples e intuitiva, e para obter mais instruções, basta acessar o documento de ajuda do Google. Com essa nova funcionalidade, o Google Analytics promete auxiliar ainda mais os usuários na análise de tráfego e na tomada de decisões estratégicas.
Se você é um usuário do Google Analytics, agora é a hora de experimentar esses novos recursos e começar a personalizar sua análise de tráfego.