A fórmula para encontrar o investimento certo em marketing para sua empresa

Investir em marketing é crucial para o sucesso de uma empresa, mas muitos empresários e gestores não sabem exatamente quanto devem destinar para essas ações. 

Alguns, quando o fazem, decidem quanto investir de forma aleatória, o que pode resultar em baixa performance e montantes de vendas que não atendem às expectativas de crescimento do negócio. 

Porém, o que poucos sabem, é que existe uma estimativa do quanto uma empresa deve investir em marketing e publicidade para que garanta seu crescimento. 

Neste artigo, vamos falar sobre esta importante questão, e também, sobre como um negócio deve gerenciar seus investimentos em marketing para alcançar os resultados que deseja.

Por que investir em marketing é importante?

Antes de entender como definir o montante a ser investido, é preciso compreender a importância do marketing, e porque ele deve fazer parte permanentemente dos custos de um negócio. 

O Marketing possui inúmeras atribuições, dentre elas, antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes de uma empresa, de modo a criar todas as pré-condições necessárias para que vendas ocorram de forma fluída e natural. 

Por isso, quando bem feito, ações de marketing podem ajudar a criar relações duradouras com um publico alvo, enquanto paralelamente, aumentam e estimulam a geração de negócios.

É por meio de investimentos em marketing e publicidade que uma empresa entende seus potenciais consumidores, alcança novos clientes e se mantém ativa no mercado. 

Deste modo, podemos afirmar que o aumento do faturamento de um negócio, tem relação direta à efetividade de suas ações de marketing,  enquanto as quedas de suas vendas, também!

Para que as ações de marketing sejam efetivas, é preciso planejamento. E isso inclui a definição do montante que será destinado à esta área. Somente assim, os recursos financeiros disponíveis em um negócio serão usados da maneira correta para o seu crescimento, sendo distribuídos de forma a potencializar o que de fato pode fazê-lo crescer.

Como definir o investimento certo em marketing

É comum que muitos empresários e gestores tenham dúvidas sobre quanto do seu faturamento deve ser destinado para as ações de marketing da empresa.

No entanto, não há uma fórmula mágica para encontrar o investimento certo. Mas, existem diretrizes que podem ser seguidas para que a empresa encontre equilíbrio entre o seu faturamento e o investimento em marketing que fará.

A primeira coisa a ser considerada é o quanto a empresa fatura. Em geral, recomenda-se que um negócio invista em marketing, entre 7% a 12% do seu faturamento mensal bruto, podendo chegar a 20% para empresas pouco conhecidas.

Para alguns isso pode parecer muito, mas é importante lembrar, como já dissemos aqui, que ações de marketing tem relação direta com o crescimento de uma empresa, sendo peça chave para a conquista de novos consumidores, retenção de atuais clientes e escala de vendas pelo ganho de market share

É importante ressaltar que os porcentuais sugeridos não são escritos em pedra, e devem ser ajustados de acordo com as características e particularidades do negócio. 

Tenha em mente que quanto maior for o faturamento da empresa, mais alto deve ser o seu investimento em marketing e publicidade para que o negócio se mantenha vivo e em crescimento.

O tipo da empresa e o mercado em que atua também devem ser considerados na decisão sobre quanto investir. Por exemplo, empresas em fase de crescimento e em mercados altamente competitivos podem precisar investir mais, enquanto empresas consolidadas e em mercados menos competitivos podem precisar investir menos.

Outra questão importante que impacta na decisão é a fase de vida do negócio. Se ele é novo e está começando a ganhar tração, é necessário que invista muito mais para fortalecer a marca e atrair clientes. 

Já se a empresa é bem estabelecida no mercado, o investimento pode ser reduzido, porém, nunca deve ser totalmente abandonado, pois a concorrência é constante e é preciso manter-se visível e atual.

O que diz a Lei de Nielsen sobre o quanto investir em marketing?

A Lei de Nielsen, também conhecida como Regra de Nielsen ou Princípio de Nielsen, é uma das principais referências para empresas que buscam embasamento científico para definir seus investimentos em marketing. 

Nielsen foi um estatístico e professor universitário, que contatou com base em observações e análises de casos de sucesso, que empresas que investiam uma porcentagem fixa de suas receitas em marketing e publicidade, geralmente alcançavam uma participação de mercado proporcionalmente maior.

De acordo com esta lei, uma empresa deve alocar para sua área de marketing uma porcentagem do seu faturamento que corresponda ao tamanho da participação de mercado que busca conquistar.

Isso significa que, quanto maior for a ambição da empresa em termos de market share, mais recursos devem ser destinados a ações de marketing. 

A ideia por trás da Lei de Nielsen é que quanto mais presença e visibilidade uma empresa tem, mais fácil será para que ela conquiste e mantenha clientes e, consequentemente, aumente sua participação de mercado.

Ao invés de uma abordagem genérica ou baseada em achismos, a visão de Nielsen permite uma avaliação objetiva e mensurável sobre o montante a ser alocado em marketing e publicidade para que um negócio atinja seus objetivos mercadológicos.

Marketing Institucional e Comercial

Geralmente, as empresas dividem seu investimento em marketing em duas frentes, sendo elas: Marketing Institucional e Marketing Comercial. 

Marketing Institucional e Comercial são duas estratégias distintas, cada uma com um objetivo específico e diferentes formas de investimento.

O marketing institucional tem como objetivo principal fortalecer a imagem e a reputação da empresa perante seu público interno e externo. Ele trabalha com a construção de relacionamentos duradouros e a criação de uma identidade sólida e confiável. As ações de marketing institucional podem incluir eventos corporativos, campanhas internas, programas de relacionamento com funcionários, entre outras.

Já o marketing comercial tem como objetivo principal aumentar as vendas e a participação de mercado da empresa. Ele se concentra na divulgação dos produtos e serviços oferecidos pela marca, e também, na criação de desejo e necessidade nos consumidores. As ações de marketing comercial incluem publicidade, promoções, relações públicas, entre outras.

Quanto ao investimento, é importante destinar uma parte do orçamento para o marketing institucional, que ajuda a construir a imagem e a reputação da empresa a longo prazo. O marketing comercial, por sua vez, precisa de uma fatia maior do orçamento, já que sua finalidade é aumentar as vendas e a participação de mercado da empresa.

A divisão correta do orçamento entre essas duas estratégias depende do momento da empresa, dos objetivos estabelecidos e de suas possibilidades financeiras. Algumas empresas podem precisar investir mais em marketing institucional em momentos de crise ou incerteza, enquanto outras podem priorizar o marketing comercial em momentos de crescimento e expansão.

Em resumo, o marketing institucional e o marketing comercial são estratégias complementares e importantes para o sucesso de uma empresa, e a divisão do orçamento que recebem deve ser feita de maneira equilibrada, levando em conta os objetivos e a situação atual da empresa.

Como utilizar o investimento de maneira eficiente

Agora que você sabe como definir quanto será destinado para ações de marketing, e também como dividi-lo dentro da área de marketing, é importante entender como utilizar este budget de maneira eficiente. 

É importante ter em mente que o marketing não é uma ação isolada, mas sim uma estratégia integrada que deve ser planejada em conjunto com outras áreas da empresa. Por isso, é preciso lembrar algumas questões para que seja possível extrair o seu máximo potencial. Vejamos algumas delas…

Defina objetivos claros

Antes de iniciar qualquer ação de marketing, é preciso definir objetivos claros, como aumentar as vendas em determinado percentual, atrair mais clientes ou melhorar a imagem da empresa. Se você tem um pequeno negócio, evite trabalhar com vários objetivos simultâneos.

Conheça seu público-alvo

Para investir de maneira eficiente em marketing, é preciso conhecer muito bem seu público-alvo. Quem são seus clientes atuais e quem você quer atingir? Qual é a idade, o gênero, o nível de escolaridade e o perfil socioeconômico dos seus consumidores? Conhecer seu público alvo é fundamental para investir em marketing de maneira eficiente.

Utilize métricas

Definir metas claras e mensuráveis ajudará a medir o sucesso das ações de marketing e ajustá-las se necessário.

Teste e ajuste

Teste diferentes abordagens e mensagens para identificar o que funciona melhor. Isso permitirá que você ajuste suas estratégias ao longo do tempo para maximizar seus resultados.

Integre suas ações

Certifique-se de que suas ações de marketing estejam alinhadas com seus objetivos de negócios e com a imagem da marca.

Colabore com parceiros

Trabalhar com outras empresas ou influenciadores pode aumentar a visibilidade da sua marca e ampliar o seu alcance.

Mantenha-se atualizado

Mantenha-se informado sobre as últimas tendências e tecnologias em marketing, isso permitirá que você mantenha suas ações eficientes e relevantes.

Seja autêntico

Seja verdadeiro e autêntico em suas mensagens e ações. Isso construirá relacionamentos mais fortes e duradouros com seus clientes.

Lembre-se de que o sucesso em marketing não depende apenas de quanto você investe, mas de como você investe. É importante encontrar o equilíbrio certo entre gastos e resultados, para alcançar seus objetivos de negócios.

Seja criativo

O marketing é uma área em que é preciso ser criativo. Procure criar campanhas inovadoras que atraiam a atenção do seu público alvo e que os façam lembrar da sua marca. 

Concluindo

Você concorda que uma flor precisa ser vista para ser admirada e, consequentemente, vendida. Ela pode ser a mais bela e perfumada de um imenso jardim, mas se não houver esforço para torná-la visível ao público, ela pode murchar e morrer sem ser descoberta. 

Assim como uma flor, uma empresa e seus produtos precisam ser vistos para que chamem a atenção do público e sejam reconhecidos no mercado. Sem esse esforço para gerar visibilidade e reconhecimento, um negócio terá dificuldades para sobreviver e atrair clientes. 

Portanto, assim como cuidamos da flor para que ela floresça, é preciso cuidarmos do marketing e da publicidade para que uma empresa prospere e atinja aos seus objetivos.

Referências

Hubspot: https://blog.hubspot.com/marketing/how-much-should-you-spend-on-marketing

Inc.: https://www.inc.com/scott-gerber/how-much-should-you-spend-on-marketing.html

Forbes: https://www.forbes.com/sites/forbescommunicationscouncil/2018/07/11/how-much-should-you

https://www.forrester.com/report/US-Digital-Marketing-Forecast-2016-To-2021/RES137095

https://www.insiderintelligence.com

Receba em seu email as novidades mundiais sobre Marketing, Empreendedorismo, Inovação e Negócios, sempre com a visão atualizada dos especialistas da SFORWEB.

Fale conosco pelo Whatsapp: