Você sabe o que é Marketing Digital e quais são seus 7 principais elementos?

Marketing Digital é sem dúvida um dos assuntos mais discutidos atualmente.

Mesmo os que não tem familiaridade com o assunto, certamente já devem ter se esbarrado com o termo em artigos em redes sociais, portais e até mesmo em roda de amigos.

Todo esse “burburinho” não é à toa. O Marketing Digital vem se mostrando eficiente e se provando como algo indispensável para negócios de todos os segmentos.

Porém, mesmo sendo o assunto do momento quando se fala em ganhar escala na aquisição de novos clientes, fidelização e geração de vendas recorrentes percebe-se que ainda existem muitas dúvidas sobre o que de fato é Marketing Digital e como ele funciona.

Então, separamos para este post as questões mais frequentes que chegam até nós, com o intuito de criamos um guia simples, rápido e que possa lhe servir como material de consulta sempre que precisar.

Boa leitura!

O que é Marketing Digital?

Uma definição simples do que é Marketing Digital é a do livro Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice de Dave Chaffey, que diz o seguinte:

“Marketing Digital é alcançar os objetivos de marketing através da aplicação de tecnologias e mídias digitais.”

Em um nível mais elevado, podendo ser considerado como uma evolução do Marketing Tradicional, o Marketing Digital refere-se às formas de ganhar audiência e credibilidade para uma marca, informar e educar potenciais clientes para a necessidade de um produto ou serviço, gerar relacionamento, visibilidade e vendas por meio de canais digitais.

Para atingir a tais objetivos, o Marketing Digital utiliza inúmeras ferramentas, tais como motores de busca (Google, Bing, etc.), sites, mídias sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, dentre outras), e-mail, aplicativos móveis, softwares, etc.

“Dessa forma, resumidamente, Marketing Digital não pode ser entendido como uma única coisa, mas sim, como um conjunto de estratégias e ferramentas que trabalham juntas sinergicamente em prol de um objetivo.”

Alexandre Spada

Embora, como exemplificamos anteriormente este termo abranja uma ampla gama de atividades de marketing, todas as quais não são universalmente acordadas, vamos nos concentrar aqui nos seus 7 elementos mais comuns, e que são essenciais para o desenvolvimento de uma estratégia digital realmente eficiente para a maioria dos casos.

Vamos a elas?

1- Pesquisa paga (Pay Per Click – Pague por clique)

A pesquisa paga, ou publicidade paga por clique (PPC), conhecida também no Brasil como Links Patrocinados é o modelo pelo qual você pode vincular anúncios na internet e ser cobrado apenas quando eles forem clicados.

Em mecanismos de busca como o Google são os resultados marcados como “Anúncio”, que aparecem na parte superior ou lateral da página de resultados (SERP).

Frisando, você só paga quando o anúncio é clicado, não importando quantas vezes ele for exibido.

Ok, mas o Google irá exibir meus anúncios para todo mundo?

Não! No momento da sua criação são definidas palavras-chave que funcionarão como um gatilho, que acionarão a exibição do anúncio toda vez que forem pesquisadas.

Além das palavras-chave, ainda no exemplo do Google é possível também definir outros parâmetros para segmentar a exibição, como região, sexo, tipo de dispositivo (desktop, smartphones Android, smartphones iOs, tablets, etc.) e horários específicos para veiculação.

Tal nível de personalização possibilita a criação de anúncios diferentes para públicos diferentes, gerando assim, um alto nível de assertividade.

Anúncios PPC são extremamente flexíveis, e o mais importante, são eficazes para a maioria dos negócios, pois captam demandas já existentes, ou seja, exibem anúncios de produtos / serviços para quem já está procurando por eles.

2- Otimização para Mecanismos de Busca (SEO – Search Engine Optimization)

Search Engine Optimization (SEO) é o processo de otimizar um conteúdo, seja ele um artigo, um texto institucional, um site, um blog ou até mesmo um vídeo, de modo que fique bem posicionado em páginas de resultado de busca sempre que determinada palavra-chave for pesquisada. E mais, sem que você tenha que pagar nada por isso!

Seu objetivo é atrair visitantes organicamente (gratuitamente) para o seu site quando eles procurarem por produtos, serviços ou informações relacionadas ao seu negócio.

Ocupar as primeiras páginas de pesquisa através de SEO, além de economizar dinheiro com publicidade paga, lhe garantirá que o seu negócio seja encontrado.

Pesquisas demonstraram que em resultados de pesquisa, os cliques ficam divididos em média da seguinte forma:

  • 1º Lugar – Recebe 32% dos cliques
  • 2º Lugar – Recebe 17,6% dos cliques
  • 3º Lugar – Recebe 11,4% dos cliques
  • 4º Lugar – Recebe 8,1% dos cliques
  • 5º Lugar – Recebe 6,1% dos cliques
  • 6º Lugar – Recebe 4,4% dos cliques
  • 7º Lugar – Recebe 3,5% dos cliques
  • 8º Lugar – Recebe 3,1% dos cliques
  • 9º Lugar – Recebe 2,6% dos cliques
  • 10º Lugar – Recebe 2,4% dos cliques

Considerando que uma página de pesquisa do Google apresenta em média 15 resultados, você terá chances remotas de atrair clientes caso ocupe posições a partir da segunda página.

Vamos ser mais precisos?

Os sites que aparecem na primeira página de resultados do Google levam 95,1% dos cliques. Os resultados na segunda página, 4,8% dos cliques. Os resultados na terceira página, 1,1% dos cliques. Daqui para frente nem vale mais a pena citar!

Você consegue perceber a vantagem competitiva de aparecer à frente dos seus concorrentes?

Você pode se aprofundar no assunto através do ebook acima e dos posts a seguir:

Otimização de sites e conteúdo digital: Como usar SEO para se posicionar em mecanismos de busca

6 fatos que todo empresário e empreendedor deveriam saber sobre SEO

3- Marketing de conteúdo

Você já ouviu a expressão: “O conteúdo é rei“? Se não, guarde esta frase!

A geração consistente de conteúdo é o combustível que irá impulsionar suas atividades de Marketing Digital.

Além de difundir informações sobre seus produtos e serviços, a geração de conteúdo pode ser utilizada para guiar seu potencial cliente por um processo de compra, educando-o, fazendo-o perceber a importância e as qualidades da sua empresa, mostrando como seus produtos e serviços podem ajudá-lo a resolver um problema, e inclusive, eliminando suas principais objeções de compra.

Além disso, o Marketing de Conteúdo é o pilar chave do SEO e do Marketing em Mídias Sociais (veremos a seguir).

Ele é a base também para campanhas de E-mail Marketing (tópico 5) e a criação de anúncios do tipo PPC, onde por estratégia se defina criar publicidade sobre materiais educativos para vendas indiretas.

A criação inteligente de conteúdo, que não é promocional em sua natureza, ao invés de vender diretamente, inspira e educa. Tais materiais são considerados relevantes pelo público, pois lhe oferecem a chance de aprendizado.

Oferecer conteúdo relevante para seu público e ajudá-lo de alguma forma, fará com que ele passe a vê-lo como uma valiosa fonte de informações, e gradativamente como referência em um determinado assunto, tornando a escolha pelo seu negócio no momento de compra, algo natural e espontâneo.

4- Marketing em Mídias Sociais

As pessoas não estão apenas assistindo a vídeos engraçados e publicando selfies em mídias sociais. Embora seja um canal basicamente de entretenimento, muitos as utilizam também como fonte de informação, inclusive para descobrir, pesquisar e relacionar-se com uma marca antes de realizar uma compra.

Para empresas, não é suficiente apenas publicar em suas contas do Facebook, Twitter ou LinkedIn. É preciso também tecer elementos sociais que estimulem engajamento e interação.

Quanto mais o seu público desejar se envolver com o seu conteúdo em mídias sociais, mais provável será que eles se tornem clientes. E como um bônus adicional, eles certamente irão influenciar seus amigos para que se tornarem seus clientes também!

Mídias sociais também são excelentes canais para publicidade paga do tipo PPC. Diferentemente dos mecanismos de busca, onde os anúncios são exibidos a pessoas que buscam por determinado assunto capturando uma demanda, em redes sociais é possível que você gere demanda, ou seja, desperte o desejo em alguém que ainda não sabia que tinha uma necessidade.

Aqui, os fatores de segmentação são bem mais abrangentes, pois podem ser direcionados segundo preferências, características comportamentais e interações realizadas nas redes.

5- E-mail Marketing

O e-mail tem sido a mais de duas décadas o principal canal de comunicação entre pessoas ou empresas, e um dos serviços mais acessados na internet. Esse cenário, embora alguns preguem o contrário, não irá mudar tão cedo.

E-mails ainda são a maneira mais rápida, direta e democrática de alcançar clientes sem ser intrusivo, ou seja, sem interromper o destinatário em qualquer atividade

A razão para sua eficiência é simples: os consumidores estão sempre atentos aos seus e-mails. Quer um exemplo?

Quantas vezes você já verificou seu e-mail hoje? Percebe o que quero dizer?

Mas, é claro que enviar um e-mail não é garantia de caixa de entrada, e muito menos que ele seja lido.

Além de seguir boas práticas e regulamentações, campanhas de E-mail Marketing bem-sucedidas devem ser envolventes, relevantes, informativas e até mesmo divertidas.

Para ter sucesso, seus e-mails devem satisfazer basicamente 5 principais atributos, que são:

  • Ser confiável
  • Ser relevante
  • Ser escrito em tom de conversa
  • Estar alinhado a ações em outros canais
  • Ser estratégico

Através de ferramentas de Automação de Marketing (falaremos sobre elas no item 7), também é possível criar campanhas totalmente segmentadas, onde não há envio de mensagens genéricas para toda a base de contatos.

Neste caso, cada um é tratado individualmente, recebendo e-mails somente de assuntos relacionados à sua área de interesse, e ainda, de acordo com as interações que realizar dentro do seu site. Isso aumenta consideravelmente as taxas de abertura, interação e engajamento em cada mensagem.

6- Marketing Móvel

À medida que os dispositivos móveis se tornam parte cada vez mais integrante de nossas vidas, é vital que profissionais de marketing entendam como se comunicar e utilizar efetivamente todo o potencial deste canal único e extremamente pessoal.

Smartphones são mantidos constantemente em nossos bolsos, ao lado de nossas camas, e estão sempre à mão. Além disso, são verificados regularmente ao longo do dia, o que torna o marketing em dispositivos móveis incrivelmente importante como parte de uma estratégia de resultados.

Seja através de SMS, MMS ou aplicativos, há muitas maneiras de encontrar e atingir o público alvo.

Em virtude do crescimento exponencial de usuários de tais tecnologias, não deixe de considerar o Marketing Móvel como peça integrante de sua estratégia de Marketing Digital, e também de alinhá-lo aos demais elementos do seu Mix de Marketing.

7- Automação de Marketing

Automação de Marketing são processos realizados em uma plataforma que integra vários elementos do Marketing Digital em uma única ferramenta, como por exemplo, E-mail Marketing, agendamento de publicações em redes sociais, criação de páginas para captura de possíveis interessados em seus produtos / serviços, ferramentas de análise de resultados e de criação de fluxos de campanhas para cada perfil de cliente.

Seu objetivo é centralizar informações e o gerenciamento de inúmeras atividades, acarretando melhor avaliação de resultados e mais eficiência na criação de cada elemento.

Através de tais ferramentas é possível também definir qual é o perfil do seu cliente ideal, e identificar automaticamente quando as pessoas que passarem por seus fluxos de campanhas atingirem esse perfil, ou seja, quando elas estiverem prontas para realizar a compra.

Sem a Automação, campanhas em múltiplos canais tendem a se parecer com um quebra-cabeças difícil de montar.

Softwares de Automação de Marketing agilizam e automatizam tarefas de marketing e permitem a criação de fluxos de trabalho.

Mais importante ainda, eles medem os resultados alcançados e o ROI de cada campanha digital, ajudando você a aumentar suas receitas mais rapidamente.

Quando usada de forma correta, a Automação de Marketing o ajudará a obter informações importantes sobre quais canais estão funcionando e quais não estão. Ela lhe dará também métricas necessárias para falar com confiança sobre o impacto do Marketing Digital em seu negócio.

Por que o Marketing Digital é importante?

As mídias digitais são tão difundidas atualmente que os consumidores têm acesso à informação a qualquer hora e a qualquer lugar.

Já podemos considerar como um passado distante os dias em que os consumidores possuíam apenas as informações divulgadas por uma empresa sobre seus produtos e serviços.

Os canais digitais se tornaram uma fonte cada vez maior de entretenimento, diversão, notícias, compras e interação social, onde os consumidores estão expostos não somente ao discurso das empresas, mas também a opiniões espontâneas e a experiências de amigos, parentes, colegas e da mídia em geral. E adivinhe em quem eles irão acreditar?

Na era digital as pessoas querem marcas em que possam confiar. Querem empresas que as conheçam. Desejam comunicações personalizadas e relevantes. Buscam por ofertas que estejam alinhadas às suas preferências, e mais ainda, às suas necessidades.

Como o Marketing Digital pode impactar o relacionamentos com clientes e prospects?

Para realizar uma comunicação efetiva com seus clientes, atualmente não basta apenas conhecê-los. Você deve conhecê-los melhor do que ninguém!

Isso facilitará com que se comunique de maneira mais assertiva, utilizando o canal adequado, a abordagem correta e o momento mais propício para que sua mensagem os atinja.

Para isso, você precisa de uma visão consolidada de suas preferências e expectativas em todos os canais que estão presentes, como mídia social, smartphones, e-mail, pontos de venda, etc.

Agências especializadas em Marketing Digital, como a SFORWEB, possuem ferramentas para obter tais informações e expertise para usá-las a seu favor, seja para criar e antecipar experiências consistentes e coordenadas, ou para criar ações de marketing que irão mover os clientes ao longo do ciclo de compra.

Quanto mais profundo for seu entendimento sobre o comportamento e as preferências do cliente, mais provável será que os envolva em interações lucrativas, e nisso o Marketing Digital se tornou referência.

Quais são as principais chaves para o sucesso no Marketing Digital?

Então, o que é preciso para fazer Marketing Digital direito? De maneira muito simplista, para fechar este artigo, aqui estão 4 chaves básicas para o sucesso no Marketing Digital:

  • Gerencie relacionamentos com clientes em processos de venda complexos através de múltiplos canais, formando um mix entre on-line e off-line.
  • Responda, inicie e crie novas interações dinâmicas com clientes e prospects.
  • Extraia o máximo valor dos dados gerados através de ferramentas de análise para tomar melhores decisões mais rapidamente e aprimorar seus processos de Marketing e Vendas.
  • Busque boas práticas e esteja sempre atento ao que realmente funciona. No mundo digital, como no real, nem tudo que reluz é ouro!

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