10 influencias e transformações que o Facebook gerou para a rotina das marcas

A rede social mais usada no planeta consolidou-se como o principal ambiente do que muitos chamam de revolução do Marketing Digital.

O Facebook gerou oportunidades e desafios para as marcas na mesma proporção, afirma a escritora, especialista em Marketing Digital e palestrante Martha Gabriel:

“Apesar de algumas dessas transformações começarem antes do Facebook, acredito que ele foi o catalisador que realmente incorporou as mudanças no pensamento de marketing das empresas.”

Confira 10 transformações que a rede gerou para a rotina das marcas, segundo a especialista.

Cultura de mão dupla

O diálogo entre marca e consumidor sempre existiu, mas sem dúvida se consagrou com a disseminação do Facebook, diz a autora.

“Essa cultura da mão dupla com o consumidor se fortalece e cada vez mais as empresas se preocupam com a interação, que se amplia, inclusive, para muito além do Facebook”, afirma.

Cultura do Like e de fãs

O impacto do “curtir” vai além do marketing e afeta todos os círculos digitais, aponta Martha.

No território das marcas, a consequência mais clara foi a busca desenfreada por likes e fãs, que virou quase religião, diz a especialista.

“O lado bom é que o foco teoricamente volta-se para o público. Mas, a busca por likes e fãs a qualquer preço cega as empresas e, muitas vezes, desvirtua os reais objetivos estratégicos”, observa.

Compartilhamento e intenção viral

As redes sociais foram criadas para facilitar a difusão da informação, e geram boas oportunidades.

“Apesar de não existir fórmula para se criar virais e memes, existem técnicas para potencializar a probabilidade de viralização de conteúdos e isso passou a ser uma das intenções de marcas de diferentes tamanhos ou setores”, afirma a pesquisadora.

Preocupação com crise de opinião pública

Aqui, chama atenção a consagração do poder do consumidor, que alavanca a expressão pessoal publicamente e cria um estado de alerta em tempo integral para as empresas, diz Martha.

“Se há 10 anos apenas marcas grandes, celebridades e políticos estavam sujeitos a crises eventuais, hoje qualquer marca ou pessoa corre esse risco, criando assim, uma necessidade permanente de blindagem e preparo”, analisa.

Monitoramento e Mensuração

Com a proliferação de dados gerados a todo momento na internet, cada vez mais o monitoramento e mensuração passam a ser vitais, aponta Martha Gabriel.

“Os dados são importantes para a compreensão do mercado e a determinação de padrões que podem apontar para ameaças ou oportunidades.

Como dizia Peter Drucker, conseguimos gerenciar aquilo que conseguimos medir”, pontua.

Integração e abertura

De acordo com a especialista, a plataformas digitais unidas à disseminação do mobile romperam o limite entre online e offline, e os pulverizaram em diferentes dispositivos.

“Essa fluência do viver distribuída em diversas plataformas gera a necessidade da integração e abertura.

Assim, plug-ins sociais, APPs e integração com APIs passaram a ser incorporados às estratégias das marcas”, aponta.

Alavancagem do Comércio Social

O Facebook tem introduzido ao longo do tempo novos formatos de anúncio (post patrocinado, segmentação, ofertas e anúncios de log-out) e novas formas de vender e promover, possibilitando novas opções de comunicação, aponta Martha Gabriel.

“Um dos cases que simboliza essa transformação para as marcas é o Magazine Você, do Magazine Luiza, que transforma qualquer pessoa no Facebook em um potencial vendedor para a marca”, relembra.

Fortalecimento da cultura à imagem

Os conteúdos mais populares e compartilhadas no Facebook são imagens e vídeos, afirma a especialista.

Com isso, ditam as estratégias para a rede. “Essa preferência do público tem transformado as ações de marketing das marcas fazendo com que a geração de conteúdos visuais e a preocupação na produção autoral de vídeo e foto tornem-se fatores importantes para as empresas”, afirma Martha.

Preocupação com Direito digital

Na mesma proporção que abriram oportunidades para as marcas, as redes sociais trouxeram desafios legais e específicos de cada plataforma.

“Além das leis públicas que regem os países, o Facebook possui também as suas próprias regras sobre o que pode e o que não pode ser feito em termos de promoções e publicações.

Dessa forma, a atuação inapropriada no Facebook pode gerar não apenas penalidades legais como, também, punições da própria plataforma”, descreve e pesquisadora.

Marketing Geek

Por fim, o marketing tem se tornado cada vez mais geek, afirma Martha Gabriel.

“Ambientes digitais são o habitat de programadores, nerds e geeks.

Os profissionais de marketing têm cada vez mais aprendido programação ou interagido mais de perto com programadores, fazendo com que a formação das equipes seja cada vez mais uma mistura de habilidades de arte e ciência”, conclui a pesquisadora.

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