Descubra o que são campanhas Full-Funnel e como elas podem maximizar seus resultados

Se você não é um especialista em marketing, pode ser difícil compreender o que é uma campanha Full-Funnel e como ela pode ajudar uma empresa a crescer. Mas, não se preocupe, vamos explicar tudo de forma simples e fácil de entender neste post.

O primeiro passo para isso é compreender o conceito de funil de marketing, conhecimento sem o qual, nada sobre campanhas Full-Funnel fará sentido. Então, vamos lá…

A analogia do funil

O modelo AIDA, criado por Elias St. Elmo Lewis em 1890, definiu um processo de venda que consistia em conduzir o cliente por meio de quatro estágios, sendo: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

O objetivo deste modelo era despertar o interesse do cliente em resolver um problema ou satisfazer uma necessidade, criando desejo e conduzindo-o à compra. Essa hierarquia de passos lineares se tornou a base para o funil de marketing que conhecemos atualmente, cujas etapas veremos em detalhes a seguir. Mas, por que usar um funil como analogia?

A ideia de utilizar o funil como analogia se deve ao fato de que, o processo de compra começa com um grande número de possibilidades e, ao longo do tempo, vai se estreitando até que apenas uma seja escolhida.

Outra explicação é que muitos potenciais consumidores se interessam por soluções que possam resolver seus problemas, mas, poucos de fato adquirem alguma delas.

Perceba que em ambos os exemplos, os processos ocorrem como se estivessem passando por um funil, que começa largo com um grande fluxo, mas termina estreito, com uma quantidade limitada de elementos que passam por ele.

Esta analogia tornou-se popular entre profissionais de marketing, porque por meio dela, é possível visualizar de forma clara as etapas que um consumidor geralmente percorre entre conhecer um produto/serviço e comprá-lo. Isso permite desenvolver estratégias mais eficazes, que atendam às necessidades de informação do cliente em cada momento da sua trajetória.

Outro ponto importante é que a analogia do funil permite a identificação de gargalos na estratégia e na comunicação de um negócio, tornando possível a correção de problemas nas etapas específicas onde os consumidores estão abandonando a jornada. 

As etapas de um funil de marketing

Imagine um funil que tem uma boca larga na parte superior e uma saída estreita na parte inferior. Imagine também, que esse funil é dividido de cima para baixo em três partes, sendo: topo, meio e fundo.

Etapas-de-um-Funil-de-Marketing
Etapas de um Funil de Marketing

No topo do funil, temos a fase de descoberta, onde os consumidores tomam conhecimento do produto ou serviço que você oferece. Nessa etapa, é importante que a sua empresa chame a atenção do público alvo e desperte o seu interesse em conhecer mais sobre a sua solução. 

No meio do funil, temos a fase de consideração, onde os consumidores já têm um conhecimento mais aprofundado do produto ou serviço e estão considerando a possibilidade de compra. É nessa etapa que a sua empresa precisa oferecer conteúdo informativo e educativo, para auxiliar o potencial consumidor a entender como a sua solução pode ajudá-lo a resolver o problema que ele tem.

Por fim, no fundo do funil, temos a fase de decisão, onde os consumidores decidem comprar ou não o que você oferece. Nesta etapa, é importante que a sua empresa forneça argumentos fortes e convincentes, para que o cliente entenda que a sua solução é a melhor opção para ele.

Campanha Full-Funnel

Agora que entendemos o conceito de funil de marketing, uma campanha Full-Funnel nada mais é do que uma estratégia que abrange todas as etapas de um funil, desde o momento em que alguém toma consciência de um produto ou serviço, até a concretização da compra.

A ideia de campanhas Full-Funnel é criar ações específicas para cada etapa de um funil de marketing, de forma a atender as necessidades dos consumidores em termos de informação e conteúdo nos diferentes estágios da sua jornada. 

A princípio pode parecer confuso, mas não é!

Ao criar uma estratégia de campanha Full-Funnel adaptada especificamente para as suas metas de negócios, você pode garantir que cada etapa ao longo do funil seja otimizada para atingir o máximo em resultados. 

Com uma abordagem completa de funil, não haverá desperdício de esforço. Tudo, desde o contato inicial até a conversão, será usado estrategicamente para alcançar resultados mensuráveis. 

Além disso, campanhas Full-Funnel permitem que as empresas acompanhem o progresso de suas estratégias para que possam fazer ajustes com base no desempenho de diferentes elementos, e também, em cada uma das etapas do seu funil.

Por que abordagens completas de funil são importantes? 

Geralmente, a maioria das empresas concentram seus esforços em consumidores que já estão no fundo do funil de marketing, ou seja, naqueles que já estão prontos para realizar uma compra, negligenciando os demais que encontram-se nas outras etapas do funil. 

Este comportamento pode levar a grandes perdas, pois o negócio deixa de atrair e nutrir consumidores que ainda não estão prontos para comprar, pois estão em fases iniciais de sua jornada de compra, e assim, necessitando de outros tipos de informação e de conteúdo. 

Uma Campanha Full-Funnel, por outro lado, permite que uma empresa atinja potenciais consumidores em todas as etapas da sua jornada de compra, fornecendo o que eles precisam em cada uma delas.

Ao considerar todo o funil de marketing, uma empresa pode criar conexões mais fortes com todos aqueles que se comunica, pois estará junto a eles durante toda a jornada. 

Além disso, uma campanha Full-Funnel pode ajudar a otimizar o budget de marketing, permitindo que recursos sejam alocados de maneira mais eficiente, ou seja, distribuindos por todas as etapas do funil.

Precisa de ajuda para criar uma campanha Full-Funnel?

Agora que você entende o que é uma Campanha Full-Funnel e por que ela é tão importante, talvez você esteja se perguntando como implementá-la em sua empresa. É aqui que entra uma agência de marketing experiente neste assunto como a SFORWEB, que pode trabalhar com você para criar estratégias personalizadas que atendam às necessidades específicas dos seus consumidores.

Uma agência de marketing pode ajudar a criar conteúdo relevante direcionado a cada etapa de um funil de marketing, executar anúncios segmentados em diferentes plataformas para que o publico alvo chegue até o funil, criar automações de e-mail marketing e WhatsApp, criar landing pages, e muito mais. Tudo, com o objetivo de preparar e guiar os seus consumidores rumo à compra.

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