Busca de oportunidades e iniciativa: Como desenvolver esses comportamentos?6 min read
Alexandre Spada

Escrito por Alexandre Spada

Neste artigo iremos nos aprofundar sobre a Característica de Comportamento Empreendedor (CCE) número 1, a Busca de Oportunidades e Iniciativa.

Ela faz parte do grupo de 10 traços de personalidade, que segundo estudos científicos estão diretamente ligados ao perfil de empreendedores que obtém êxito em seus negócios.

Elas embasam atualmente programas de desenvolvimento focados em resultados por meio da mudança do comportamento e do acréscimo de novas capacidades.

O autoconhecimento sobre os traços de personalidade que você possui são de extrema importância para que possa avaliar quais pontos precisam ser melhorados e quais poderá enfatizar e utilizar positivamente como diferencial em sua vida pessoal e profissional.

Caso você não tenha lido nosso post anterior onde falamos sobre as 10 principais Características de Comportamento Empreendedor, para que tenha um melhor aproveitamento, recomendo que antes de prosseguir acesse o link abaixo:

10 Características comportamentais comprovadas cientificamente que levam empreendedores ao êxito nos negócios e estão diretamente ligadas ao sucesso.

Busca de Oportunidades e Iniciativa

A Busca de oportunidades e iniciativa é uma característica empreendedora que faz parte do grupo de competências relacionadas à realização.

Cada uma das 10 Características de Comportamento Empreendedor (CCEs) é composta por sub traços de personalidade, que quando praticados em conjunto, conferem ao seu executor a habilidade completa sobre a CEE.

Resumidamente, para que você tenha domínio sobre a competência de “Busca de Oportunidades e Iniciativa” é preciso que tenha desenvolvido em sua personalidade os 3 comportamentos que a constituem:

Busca de oportunidades e iniciativa - 2

Vamos falar a seguir sobre cada um deles!

1. Ser proativo, agir antes de solicitado ou forçado pelas circunstâncias

Para alcançar esse nível de desempenho é preciso que esteja sempre atento a tudo que acontece ao seu redor, inclusive fora do âmbito profissional.

Oportunidades não tem dia, hora ou endereço para chegar. Elas podem vir de qualquer lugar e neste caso, estar um passo à frente será de vital importância para que não passem despercebidas.

Ao andar pela rua, preste atenção no comportamento das pessoas. Quando entrar em uma loja, reflita sobre o porquê da disposição dos produtos daquela maneira. Assistindo a um comercial de TV tente perceber a intenção do seu roteiro e qual mensagem ele pretende transmitir.

Atente-se a tudo que ouve. Dúvidas, reclamações e objeções que sejam recorrentes podem possibilitar que se antecipe na percepção e solução de problemas.

Estimule-se a questionar, assim abrirá vários canais de percepção que estavam adormecidos em você e desenvolverá uma visão mais propensa a identificar as necessidades das pessoas, e principalmente, a como satisfazê-las.

2. Agir para expandir o seu negócio a novas áreas, desenvolver novos produtos e criar novos serviços

Você já usou algum serviço que não atendeu às suas necessidades? Alguma vez adquiriu um produto que não respondeu às suas expectativas? Em alguma ocasião julgou precisar de algo que ainda não existia?

Deficiências do mercado são acima de tudo oportunidades, chances de sanar necessidades não atendidas. Portanto,

...ame crises, seja apaixonado por dificuldades e adore problemas!

Em todos os casos existem inúmeras oportunidades de gerar novas soluções e produtos que realmente atendam ao que o mercado espera.

Leve também em consideração como seria possível complementar produtos ou serviços que já existem de forma a gerarem mais benefícios (valor) aos seus compradores.

Pense em como você poderia ajudar as pessoas. Essa reflexão lhe trará um mar de ideias e possibilidades.

3. Aproveitar oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, local de trabalho ou assistência.

Neste ponto, não ter medo do novo ou de fazer algo que alguém nunca fez é determinante!

O fracasso pode ser um grande Mestre.

Não seja totalmente tradicionalista e conservador no âmbito das ideias.

Saber enxergar um momento apropriado para empreender em uma nova solução, angariar recursos para desenvolver novos produtos ou serviços e buscar capital para expandir devem fazer parte da percepção de um empreendedor.

Porém, não pense que isso é algo mágico ou que já está em nosso DNA. Muito pelo contrário!

Essa é uma habilidade que se desenvolve ao longo do tempo por meio de uma mistura de experiência, conhecimento técnico, capacidade de análise e poder de observação sobre o mercado e o comportamento das pessoas.

Problemas nos rodeiam em todos os lugares.

O que difere empreendedores de pessoas comuns é a capacidade de conseguir percebê-los, solucioná-los e monetizá-los.

A convergência

Segundo o pesquisador e escritor Chris Guillebeau, a maioria dos negócios bem sucedidos nascem da busca de oportunidades em áreas que convergem entre o que o empreendedor realmente gosta de fazer, sua “expertise” e aquilo em que outras pessoas demonstram interesse, ou seja, onde a paixão e a competência se cruzam com a utilidade.

Busca de oportunidades e iniciativa - Zona de convergência

A presença de qualquer um dos fatores isoladamente não trará os mesmos resultados, uma vez que o ponto de convergência é o que conduzirá a maiores chances de diferenciação a um empreendimento no mercado.

Segundo estudos, um empreendedor para obter sucesso não necessariamente precisa ser o melhor em um assunto específico, por exemplo em finanças.

O que determina a sua projeção é a junção de doses modestas de conhecimento correlacionadas a habilidades em várias áreas, as quais o negócio necessita para nascer, crescer e prosperar.

Quando equacionamos paixão + competência somos impulsionados pelo primeiro elemento e motivados pelo segundo.

O resultado não poderia ser outro além de iniciativa, e consequentemente, sucesso.

O que leva as pessoas a optarem por um produto ou serviço?

Ao analisar oportunidades é preciso levarmos em consideração que as pessoas tomam suas decisões de compra baseadas em fatores inconscientes.

Esses fatores tem como objetivo principal afastá-las da dor e / ou aproximá-las do prazer.

Todos possuímos necessidades e os nossos desejos estão sempre direcionados à busca por:

Mais: amor, dinheiro, aceitação / aprovação, tempo livre.

Menos: estresse, conflitos, incômodos, incertezas.

CCE Busca de oportunidades e iniciativa

Se a oportunidade que esteja vislumbrando estiver alinhada a este cenário, ela terá boas chances de lhe render frutos.

Agora me conte: Como anda a sua habilidade de busca de oportunidades e ter iniciativa?

Deixe seu comentário abaixo e participe da discussão.

Alexandre Spada

Escrito por Alexandre Spada

Alexandre é Mestre em Design, Tecnologia e Inovação, Master in Business Administration em Gestão Estratégica de Negócios, Especialista em Engenharia Web e Bacharel em Ciência da Computação.

Compartilhe nas redes sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
logo-2-2016-min-1.png

Somos a SFORWEB Agência Digital, uma empresa especializada em oferecer soluções digitais para que pequenas e médias empresas utilizem o potencial da internet para gerar negócios.

newsletter-sforweb-edit-

Quer aprender sobre Marketing Digital?

Cadastre-se e receba em primeira mão as novidades do Blog em seu email.

O que você achou deste artigo? Conte-nos abaixo nos comentários:

Ativo-3.png

Mais que uma Agência Digital a SFORWEB alia tecnologia, criatividade e estratégia a mentes brilhantes para desenvolver soluções eficazes e personalizadas para empresas que buscam gerar negócios na internet.

Fale Conosco

Rua Nova Prata, 121 – Vila Maria
São Paulo | CEP: 02122-090
Telefone: (11)3042-2959
Vale do Paraíba: (12)99740-4988

COPYRIGHT 2019 – SFORWEB AGÊNCIA DIGITAL