Filme Golpe de gênio: Lições de empreendedorismo

Muitos empreendedores passam suas vidas em busca de ideias que possam mudar o mundo. 

Revolucionários por natureza veem a vida de forma diferenciada.

Atentos e com seus canais de percepção constantemente abertos ao novo, não restringem sua criatividade, tampouco se deixam influenciar por paradigmas, afinal, costumes existem para serem mudados e aprimorados.

Para empreendedores, onde existe um problema sempre haverá também uma oportunidade!

Embora essas características sejam admiráveis e destaquem as pessoas que as possuem, no mundo dos negócios, nem tudo que reluz é ouro e muitas vezes nosso “sexto sentido” falha.

Isso porque tendemos a acreditar demasiadamente que estamos certos, procurando respostas que atestem a nossa opinião.

Em igual proporção as pessoas desenvolvem um alto nível de resistência em passar por todas as etapas de um planejamento coerente para o desenvolvimento de um produto.

Infelizmente, focar apenas no verbo realizar não basta. Nem sempre boas ideias e muita vontade são suficientes para transformar um insight em um grande negócio.

O filme Golpe de Gênio (2009) aborda de uma perspectiva real essas e outras dificuldades que empreendedores esbarram todos os dias.

No enredo Matt (Dallas Roberts) é um inventor mal sucedido que juntamente com seu sócio e amigo de longa data Sam (Jeremy Renner) possuem uma decadente empresa de brindes.

Ambos tentam lidar com os infortúnios e fracassos de suas invenções de maneira otimista, até que criam e lançam com grande dificuldade, uma novidade tão absurda e extravagante que virou fenômeno de consumo mundial… um abridor de latas que fala.

O mais surpreendente é que essa é uma história real e Matt e Sam realmente ficaram milionários com a venda desse produto!

O projeto do filme foi encabeçado por Mike Cram, um profissional de marketing e pequeno inventor, que escreveu a história baseada em sua própria vida.

Ele é o criador de vários inventos que aparecem no enredo, como um relógio que gera números aleatórios para jogos de loteria.

Empreendedor por natureza, Cram financiou todo o projeto através das vendas de suas invenções. Veja o trailer do filme:

Lições do filme

No filme ficaram evidentes a importância de alguns pontos primordiais para o sucesso de qualquer negócio e que são amplamente recomendados em diversos cursos de gestão e empreendedorismos.

Eles constituem passos fundamentais, que estão presentes na maioria dos casos de sucesso. Vamos a uma rápida passada por eles?

Valide sua ideia

Antes de dispender tempo e recursos financeiros em uma ideia, mostre-a a outras pessoas e ouça o que elas têm a dizer.

O que parece uma grande sacada para você pode não ser para a maioria da sociedade.

Além disso, através dessas conversas você terá a oportunidade de descobrir pontos fortes e fracos sobre a ideia que ainda não tinha percebido, elevando assim a possibilidade de novos insights que poderão melhorar seu produto ou serviço.

Tenha em mente que na pior das hipóteses você entenderá que a ideia não tem aceitação, diminuindo assim que desperdice tempo e dinheiro.

Busque ideias nas ruas

Uma ideia nada mais é que a solução para um problema ou dificuldade. Então, existe melhor lugar para identificar problemas que nas ruas?

Com quanto mais adversidade convivermos maior será nossa visão de mundo e consequentemente de suas insatisfações e necessidades não supridas.

Portanto, embora seja óbvio, sempre vale a pena relembrar 2 ações quando falamos em ideias. São elas:

Saia do escritório: Em produtos digitais ou não, seus clientes e potenciais clientes são pessoas e estão nas ruas.

Conhecer pessoas e manter um bom networking são muito importantes, seja qual for o segmento de mercado a ser abordado.

Seja persistente: Nossa capacidade de discernimento melhora a cada erro e acerto, portanto, falhar em um projeto significa que está mais perto de acertar no próximo.

Aprenda com os erros, mas nunca desanime com eles.

Agora me fale um pouco sobre você aqui nos comentários… Já teve uma “grande ideia” que deu errado quando resolveu tirá-la do papel?

A que você atribui esse “insucesso”?

Participe da discussão e compartilhe as lições que aprendeu!

Até o próximo post…

Receba em seu email as novidades mundiais sobre Marketing, Empreendedorismo, Inovação e Negócios, sempre com a visão atualizada dos especialistas da SFORWEB.

Fale conosco pelo Whatsapp: