9 dicas das estrelas do Shark Tank para inspirá-lo a alcançar seus objetivos

Enquanto no Brasil o BBB (Big Brother Brasil) bate recordes de audiência, nos EUA o programa Shark Tank (Tanque de Tubarões) apresentado pela rede ABC se consolida.

A produção já se tornou um dos programas mais populares e bem sucedidos da emissora contando com mais de 8,2 milhões de telespectadores somente no país.

Se você não conhece, o Shark Tank é um game show que mostra empreendedores apresentando suas ideias de negócio a potenciais investidores (tubarões) em busca de investimento.

Os investidores são empresários de sucesso, responsáveis por avaliar as ideias e negócios dos participantes apontando falhas, acertos, questionamentos e fornecendo importantes feedbacks aos competidores.

Mesmo para quem não está no tanque com os tubarões, assistir ao programa traz inúmeros insights e percepções estratégicas valiosíssimas.

O Shark Thank foi responsável por introduzir muitas pessoas ao mundo dos negócios, desmistificando mitos de como o mercado se comporta e todas as dificuldades encontradas por pequenos e médios empreendedores em busca do sucesso.

Devo confessar que este foi um dos primeiros programas que me inspirou a começar meu próprio negócio e espero que possa inspirar você também.

Aqui estão 9 citações dos “tubarões” do programa para inspirá-lo a alcançar os seus objetivos:

“Uma meta sem planejamento é apenas um sonho” Robert Herjavec

Cada empreendedor tem um objetivo, mas é o planejamento de como atingi-lo que separa os bem-sucedidos dos milhões que fracassam.

Se você assistir Shark Tank, vai notar que uma pergunta recorrente aos competidores é sobre como organizam o tempo destinado aos seus negócios e como trabalham suas ideias.

Muitos que possuem negócios constituídos respondem que já trabalham na ideia a muitos anos, porém sem ganhar escala ou pelo menos atingir o ponto de equilíbrio (receitas iguais a despesas e custos).

Isso não significa necessariamente que a ideia é ruim. Significa apenas que eles não tem um cronograma claro de como atingir suas metas.

Estabeleça metas com um prazo específico para alcançá-las.

Isto irá prendê-lo ao cronograma e às atividades que devem ser realizadas, mantendo-o concentrado no caminho certo.

“Tudo se resume em encontrar algo que você goste de fazer e, em seguida, apenas tentar tornar-se bom nisso”. Mark Cuban

Você tem que amar o que optou fazer, em primeiro lugar, porque se não possuir esse sentimento dificilmente será capaz de superar todas as adversidades que irá encontrar entre ter uma ideia e transformá-la em uma empresa de sucesso.

Ser um empreendedor vai demandar a maior parte do seu tempo.

Você deve estar preparado para comer, dormir e respirar o seu negócio.

Se isso não é algo que você gosta de fazer, certamente terá dificuldade em dedicar todo o tempo e energia necessários para torná-lo bem sucedido.

Quando você cria um negócio em torno de uma verdadeira paixão você irá naturalmente superar todas adversidades que encontrar pelo caminho.

“Siga o sinal verde, não o sonho”. Mark Cuban

É preciso se concentrar em informações e projeções que possam embasar uma tomada de decisão assertiva quando o assunto é expandir.

Crescer rapidamente é o sonho de todo empreendedor, porém é preciso ter muito cuidado para que o desejo não se transforme em uma sentença de morte para o negócio.

Mesmo se suas vendas e demanda de clientes estiverem em crescimento, avalie sua receita e analise se realmente é um bom momento para buscar crescimento.

“Ninguém tem o monopólio sobre as boas ideias”. Kevin O’Leary

Kevin O’Leary, muitas vezes menciona “a criação de uma ratoeira melhor” no programa.

Se algo já existe, mas você sente que tem uma solução melhor, é hora de colocá-la em prática.

Olhe para o WhatsApp. Existem vários aplicativos de mensagens de texto disponíveis, mas Jan Koum, fundador do WhatsApp, sentiu que tinha uma “ratoeira melhor”.

O empresário vendeu sua empresa para o Facebook por US $ 19 bilhões. Algo que jamais teria acontecido caso Jan não tivesse desenvolvido sua ideia porque já existiam aplicativos semelhantes.

“Tudo o que você precisa para começar um negócio é de um computador e uma conexão com a internet”. Mark

A Internet criou uma quantidade infinita de possibilidades para os empresários, permitindo que os empreendedores comecem pequeno, sem altos investimentos e dependendo de sua capacidade, sendo possível trabalhar em nível de igualdade com grandes players do mercado.

Além é claro, da versatilidade de poder trabalhar a qualquer hora e de qualquer lugar.

Esta flexibilidade e conveniência dá a empreendedores a oportunidade de perseguir seus sonhos e um poder de inovação sem precedentes.

“Como um empreendedor, você pode sempre encontrar uma solução, se você tentar o suficiente.” Lori Greiner

Para empreender é preciso ter em mente que ideias perfeitas não são concebidas do dia para a noite.

Elas são fruto de muita maturação e adaptações após testes no mercado.

Sempre será necessário trabalho duro para fazer as coisas acontecerem. Haverá desafios no mundo dos negócios a todo momento, portanto acostume-se a ser um grande solucionador de problemas.

Você irá aprender que pode superar qualquer obstáculo se tentar o suficiente.

“Certifique-se de escolher as pessoas certas para construir o seu negócio. Elas vão determinar 80% do seu sucesso.” Barbara Corcoran

Montar a melhor equipe possível é vital para o sucesso do seu negócio.

Neste caso, estamos falando de sócios e colaboradores.

As pessoas certas irão impulsioná-lo para o sucesso, enquanto as pessoas erradas irão afundar a sua empresa.

Certifique-se de que qualquer um que esteja pensando em contratar ou firmar algum tipo de parceria compreende e compartilha da mesma visão e valores que você.

Caso contrário, isso poderá se transformar em uma receita para o desastre.

Além disso, caso cometa um erro de contratação, não tenha medo em fazer uma mudança.

Quanto mais tempo manter por perto uma pessoa tóxica, mais danos ela poderá causar.

“Todo mundo tem uma ideia, mas tomar os primeiros passos em direção a transformar essa ideia em realidade é sempre o mais difícil.” Daymond John

Pense em quantas vezes você já ouviu alguém dizer: “Eu tive essa ideia a X anos atrás.”, ao reagir a algo que acabara de ver no mercado.

As pessoas têm novas ideias surpreendentes diariamente, mas a única maneira de torná-las realidade é agir.

Tornar-se empreendedor traz inúmeros riscos, e isso é algo que nem todos estão dispostos a assumir.

Os primeiros passos, incluindo a decisão de seguir em frente é o que separa os empreendedores bem sucedidos dos milhões que apenas têm grandes ideias.

“O caminho para a riqueza nunca é estreito e apertado. Ele pode ser repleto de minas terrestres financeiras.” Kevin O’Leary

Quando eu comecei meu negócio, optei por realizar o início das operações e seu funcionamento até hoje com meu próprio capital, prática conhecida como bootstrap.

Mas, nem todos os empresários decidem seguir pelo mesmo caminho!

Enquanto o bootstrapping pode ser uma viagem mais longa para a linha de chegada que elimina o stress de assumir dívidas, alguns empresários pensam que o sucesso virá mais cedo se acelerarem o seu crescimento através de financiamentos, fazendo com isso as coisas acontecerem mais rápido.

Cada caso é um caso, mas gerir uma empresa sob pressão por contrair dívidas pode ser algo bem complicado, principalmente quando não se tem experiência com esse tipo de situação.

Entrar neste barco sem planos para guiar-se em águas turbulentas pode deixa-lo em uma ilha deserta sem muitas opções de sobrevivência.

Está é apenas uma pequena compilação de algumas sacadas que percebi acompanhando o programa.

Se você é empreendedor ou pretende abrir seu próprio negócio recomendo que acompanhe o game.

Até a próxima e bons negócios!

Receba em seu email as novidades mundiais sobre Marketing, Empreendedorismo, Inovação e Negócios, sempre com a visão atualizada dos especialistas da SFORWEB.

Fale conosco pelo Whatsapp: