3 passos para construir uma presença digital efetiva começando do zero

Com o ritmo crescente com que as empresas e pessoas digerem e produzem informação, investir em construir uma presença digital efetiva virou pré-requisito para ações de marketing e comunicação.

Se você é um profissional focado em alavancar sua carreira ou um empresário desejando decolar seu negócio, deve ficar com “seus radares” atentos a essa questão.

Sabe por que?

Existem por aí milhões de pessoas talvez tão qualificadas e igualmente dispostas, assim como você e sua empresa, a trabalhar duro para se destacar no mercado!

Agora, reflita comigo: Diante de um cenário tão competitivo, como você imagina ganhar evidência?

Infelizmente não há lugar para todos e é justamente neste ponto que uma forte presença digital pode ajudá-lo.

Saiba, que em se tratando de diferenciação, ela será um dos elementos mais importantes que poderá construir, e será também, um de seus maiores patrimônios.

Por que construir uma presença digital?

Caso você não esteja familiarizado com o assunto, antes de continuar lendo este post, recomendo que primeiramente dê uma olhada nos posts:

7 Vantagens competitivas que você pode alcançar com a construção de uma forte presença digital

Presença Digital: Entenda por que ela é imprescindível para seu negócio e sua carreira

Conseguiu agora perceber toda importância do assunto?

Fique tranquilo caso neste momento esteja em dúvida sobre quais caminhos seguir ou por onde começar. Nós vamos te ajudar!

Quer construir uma presença digital? Então vamos aos primeiros passos

Citarei a seguir alguns elementos que estão presentes em todos os nossos clientes que conseguiram construir uma presença digital forte.

Espero que com base neles você tenha um norte para seu planejamento e possa dar início hoje mesmo aos seus primeiros passos.

Mãos à obra? Então, por onde começar?

1. Construindo um website

Desculpe-me, mas atualmente, ter um site é o mínimo que se espera de uma empresa que leva a sério seu negócio e que busca oferecer o melhor aos seus clientes.

Por esse motivo, sempre recomendamos que o desenvolvimento de um website seja o ponto de partida para construir uma presença digital.

Mas, obviamente não é qualquer website!

Lembra que falamos neste artigo que a maioria das pessoas levam em média 7 segundos para conceberem uma impressão sobre algo ou alguém?

Pois então, as pessoas também julgam a credibilidade de uma empresa com base em seu site.

Tenha em mente que ele é seu cartão de visitas digital, e mais, a porta de entrada pela qual seus futuros clientes irão conhecê-lo.

Por que você imagina que grandes empresas contratam agências especializadas para desenvolverem cuidadosamente suas páginas?

Porque tudo é levado em consideração, das cores do logo e a forma de escrita ao posicionamento de cada elemento na tela.

Aqui não estou falando apenas de layout, embora ela seja importante. É preciso considerar inúmeros outros fatores críticos, como a experiência do usuário (UX).

Uma página bem desenvolvida fará com que sua informação ganhe vida e desperte o interesse de quem a visitar.

Um bom exemplo disso são aqueles sites que de tão bem feitos, acabamos navegando por eles mesmo sem termos interesse em seu assunto. Provavelmente você já deve ter passado por uma experiência como essa.

Isso vem para provar que um site bem criado tem peso no relacionamento e na decisão de compra de seus visitantes.

Se você já tem um site e ele não gera o volume de negócios esperado, sugiro que o reveja o mais rápido possível.

2. Criando perfis em redes sociais

Antes de avançar é importante saber que como empresa ou profissional, para construir uma presença digital, você não precisa necessariamente ter um perfil em cada rede social que existe, a menos que isso faça sentido para a sua estratégia (sim, você precisa de uma estratégia).

Pense muito bem antes de levar sua marca para uma rede social e avalie se ela será importante para atingir o seu público-alvo.

Por exemplo, se você é uma empresa de consultoria, não faz tanto sentido que desenvolva presença no Pinterest, uma rede social que tem como foco ser um catálogo de ideias em forma de imagens.

Por outro lado, se você é um restaurante, não estar no Pinterest ou no Instagram é uma péssima ideia. Tais redes, por serem focadas em imagens, podem ser uma ótima ferramenta para divulgar fotos dos seus principais pratos e até mesmo do estabelecimento.

Para alguns tipos de empresas, como agências de marketing, por exemplo é importante fazer parte de redes sociais focadas em diferentes públicos.

Tudo se resume ao que você oferece como negócio, o que sua estratégia de mídia social envolve e onde o público-alvo está.

3. Gerando conteúdo

Como parte do plano para construir uma presença digital realmente forte, você deve alocar recursos e se dedicar a criar conteúdo regularmente para o seu blog e redes sociais, sejam eles pessoais ou empresariais.

A geração de conteúdo é o coração de uma presença digital eficiente. Ele irá beneficiar você de várias maneiras, além de ser seu combustível para se manter ativo e interessante nas mídias que fizer parte.

Gerar conteúdo relacionado à sua marca ou área de atuação o ajudará a construir sua credibilidade e autoridade, como vimos no artigo: 7 Vantagens competitivas que você pode alcançar com a construção de uma forte presença digital.

Com isso, ao longo do tempo, você pode se tornar uma fonte de informação e se transformar em referência no que faz. Além de que a criação de bons materiais regularmente, desde que aliados a técnicas de SEO, gera tráfego constante de pessoas em seu website, e isso por si só, já é um ativo muito valioso em que você deve investir pesadamente.

ATENÇÃO: Ter um site, perfis em redes sociais e gerar conteúdo não é sinônimo de uma presença digital que gerará resultados

Este é um dos pontos mais importantes deste assunto, e infelizmente, um dos que mais gera dúvidas.

Quando falamos em presença digital você não deve interpretar o termo literalmente. Em outras palavras, não basta que esteja presente na internet com um site ou vários perfis em redes sociais para que consiga gerar resultados.

Nos referimos como sendo presença digital quando uma marca, empresa ou profissional consegue por meio de canais digitais conquistar um posicionamento, se comunicar com seu público-alvo eficientemente e aumentar seu poder de influência, gerando assim, os resultados esperados.

Tais resultados podem variar de acordo com a estratégia, mas podem ser:

  • aumento do número de clientes;
  • geração de prospects;
  • mudança da percepção de marca por parte do público-alvo, etc.

A construção de uma presença digital é um trabalho de longo prazo, e deve ser realizado de forma contínua e persistente para que se mantenha sólida mesmo após o objetivo inicial ter sido alcançado.

Além disso, uma presença digital deve estar sempre alinhada à estratégia de curto, médio e longo prazo do negócio.

Agora, conte para nós: O que está impedindo você de criar uma presença digital efetiva? Receio de que irá funcionar? Saber fazer?

Aguardamos a sua resposta aqui abaixo nos comentários…

Até o próximo artigo!

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