Internet no Brasil: O comportamento dos brasileiros na web

Já não é novidade que a internet revolucionou o comportamento das pessoas, impactando diretamente a forma como se relacionam, interagem, se comunicam e consomem produtos e serviços.

Essa transformação se deu no Brasil a partir da década de 90, quando iniciaram por aqui, investimentos em infraestrutura que possibilitaram o uso comercial e pessoal da rede. Até 1994, sua finalidade era apenas acadêmica.

O grande “boom” da internet brasileira se deu em 1996, tanto pelo avanço tecnológico e melhorias nos serviços prestados, quanto pelo aumento gradativo do interesse das pessoas, que passaram a constituir um mercado em plena ascensão.

De lá para cá, poucos “gurus” conseguiriam prever tudo que estava prestes a acontecer. Visto o ritmo exponencial que as coisas mudam atualmente, talvez nós também não consigamos imaginar o que nos espera em um futuro bem próximo!

Filosofias à parte, é fato que estamos atravessando um cenário em plena mutação, e grandes são as chances de que essas transformações sejam cada vez mais constantes daqui para frente.

Obviamente, empresas de todos os segmentos são diretamente atingidas por essas mudanças, e para que se mantenham vivas, será preciso que revejam o modo como comercializam seus produtos / serviços e principalmente, como captam novos clientes.

Não há mais espaço para negócios que não se adequem a essa realidade tecnológica ou que sejam apegados ao modelo tradicional de empreender. É apenas uma questão de tempo!

Se você é um empresário com uma visão mais conservadora, por favor não encare isso como algo negativo!

A tecnologia está possibilitando o desenvolvimento de modelos de negócio mais inteligentes, onde é possível atender de forma mais pontual e específica a necessidade das pessoas, além de outros benefícios como:

  • possuir equipes mais enxutas
  • prever o comportamento de consumo do mercado-alvo
  • oferecer mais qualidade de vida a colaboradores e até mesmo,
  • gastar menos dinheiro para implementar tudo isso.

Acredite, existem mais benefícios que problemas, desde que se mantenha a cabeça aberta para novos desafios e possibilidades. Também é muito importante estar atento às tendências de mercado, e se possível, se antecipar a elas!

Desse modo, esse artigo tem como objetivo ilustrar através de números obtidos em pesquisas, o panorama brasileiro no que tange o uso da internet, e principalmente, fornecer informações que sirvam a você como base para insights e decisões estratégicas em seu negócio!

Vamos lá?

O uso da internet no Brasil

Atualmente (2016), o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de países com mais pessoas conectadas à internet.

Em 2014, pesquisas já mostravam a forte tendência à adesão de novos usuários, onde 54,4% da população já utilizava a rede frequentemente para assuntos profissionais e pessoais.

Este valor é extremamente significativo, pois representa uma taxa de penetração de 58%, bem superior à média mundial, que em 2015 alcançou 48%.

No mesmo ano (2014), o avanço da internet se deu em todas as regiões do país, inclusive das menos afeiçoadas com tecnologia, como por exemplo, nas regiões Norte e Nordeste.

Taxas de crescimento da internet no Brasil por região:

  • 19,3% – Norte
  • 14,6% – Nordeste
  • 12% – Centro Oeste
  • 10% – Sul
  • 9,6% – Sudeste

Características sociodemográficas do uso da internet no Brasil

Fatores como o grau de escolaridade e renda incidem diretamente sobre o uso da internet no país. A faixa etária é outro fator determinante, onde a predominância do hábito de navegação se faz mais intensa entre os jovens.

Dados mostram que 65% dos jovens com até 25 anos acessam a internet todos os dias. Entre os que tem acima de 65 anos, esse percentual cai para 4%.

Entre os entrevistados com renda familiar de até 1 salário mínimo, 20% acessam a internet pelo menos uma vez por dia.

Quando a renda familiar é igual ou superior a 5 salários mínimos, a proporção sobe para 76%.

Por sua vez, os dados por escolaridade mostram que 87% dos respondentes com ensino superior acessam a internet pelo menos uma vez por semana, enquanto apenas 8% dos entrevistados que estudaram até a 4ª série o fazem com a mesma frequência.

Tempo de conexão do brasileiro à internet

Em 2014 o brasileiro passou por dia, em média, 5h e 26 minutos navegando através de computadores e tablets, e mais 3h e 46 minutos via celular.

Esse número já ultrapassou o tempo que o brasileiro passa na frente da TV, que no mesmo ano atingiu a média de 4h e 31 minutos (também por dia).

Na frente de países como EUA, Itália, Canada e França, em 2015 o Brasil passou a liderar o ranking, sendo o país do mundo que mais passa tempo conectado tanto através de computadores como de dispositivos móveis.

A divisão do tempo do brasileiro na internet ocorre de diversas formas diferentes. Parece que sempre que não sabemos algo, nos sentimos entediados ou ao primeiro sinal de tempo livre, lá vem ela para preencher a lacuna.

É incontestável que a internet se tornou a principal companheira dos brasileiros, e cada vez mais vem se fazendo presente em todos os períodos do dia.

Veja abaixo as situações mais comuns que os brasileiros costumam utilizar a internet:

O consumo de mídia

Tanta exposição à internet e os avanços tecnológicos trouxeram mudanças significativas de comportamento.

Atualmente, a maior parte da nossa exposição a mídias ocorre através de telas (69%), enquanto apenas 31% ocorre através de meios tradicionais como rádio, jornais, revistas e impressos em geral.

Essa mudança vem fazendo com que empresas de todos os segmentos repensem e reavaliem suas estratégias de vendas e captação de novos clientes.

Atualmente são considerados como principais influenciadores em uma decisão de compra:

Acesso à internet via dispositivos móveis

Sem dúvida as maiores taxas de crescimento no uso da internet ocorreram entre os usuários de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

No início de 2015 o país contava com 4 vezes mais conexões de banda larga móvel (157,9 milhões, utilizando predominantemente planos 3G) que fixa (24,2 milhões).

Os smartphones em especial foram os grandes responsáveis por esse crescimento, tanto que em média, quem possui um aparelho como esse checa o seu dispositivo pelo menos 2 vezes por hora.

O uso de redes sociais no Brasil

Os brasileiros são, de fato, totalmente atraídos por redes sociais. O tempo médio gasto nesse tipo de site por usuários brasileiros foi praticamente o dobro da média global.

A navegação apenas no Facebook foi maior do que o tempo mensal que usuários passaram online em países como México e Argentina.

O Facebook mostrou ser uma força dominante no mercado brasileiro, ocupando 83% do tempo dos internautas, seguido de outras redes sociais como Youtube, Instagram e Twitter.

Se você tem interesse no assunto, temos outro post aqui no blog onde falamos especificamente sobre as características do Instagram e do Facebook:

Instagram ou Facebook? Qual rede social é mais indicada para divulgar sua empresa?

E também sobre:

 Como funciona o algoritmo do Instagram

A afinidade de usuários brasileiros com relação a redes sociais é tão grande que levou a maioria das operadoras de celular a oferecerem acesso gratuito a esses canais dentro da franquia contratada como diferencial competitivo.

Em 2015 a população brasileira já compunha um montante de 103 milhões de usuários com perfis ativos em redes sociais, dos quais passam em média consumindo conteúdo nessas mídias, 3h e 16 minutos por dia.

Quer saber mais sobre o comportamento mundial na internet? Este e-book traz dados e estatísticas de inúmeros estudos: Baixar E-book!

Market Share das Redes Sociais no Brasil

A preferência dos brasileiros vária quando o assunto é redes sociais. Algumas se adequam melhor a um determinado perfil de público, a um segmento de negócio ou até mesmo ao objetivo que se espera obter através do seu uso.

Veja a seguir as principais redes sociais utilizadas no país e como estão divididos entre elas os 103 milhões de usuários brasileiros ativos:

Aplicativos de mensagens instantâneas

A porcentagem brasileira de internautas que usam mensagens instantâneas no celular pelo menos uma vez por semana em 2015 foi de 83%, enquanto a média global foi de 59%.

Esse dado demonstra um crescimento de 11% com relação a 2014, onde a parcela foi de 72%.

Buscas pela internet

A maioria das buscas na internet são relacionadas a notícias, materiais educativos, localização, música e lazer.

Comparação de preços e compras coletivas também foram temas relevantes e citados em todas as pesquisas.

Os hábitos de consumo passaram a estar diretamente ligados à web. Um dado muito importante para negócios é que dentre os usuários de internet, 73% afirmam realizar buscas antes de adquirir produtos ou serviços.

Percebe-se também que cada vez mais o brasileiro está multitarefa. 71% das buscas realizadas através de smartphones e tablets ocorrem quando um usuário está acompanhando a TV ou envolvido em alguma outra atividade.

Os brasileiros mais buscam na internet:

Market Share dos Mecanismos de Busca no Brasil

Quando se fala em pesquisa na web é nítida a hegemonia do Google. A empresa detém o controle quase que total de todo o fluxo de buscas realizadas através da internet.

A distribuição da demanda das pesquisas ocorre da seguinte forma através dos mecanismos de busca no Brasil:

O comércio eletrônico brasileiro

O comércio eletrônico no Brasil movimentou R$ 18,6 bilhões no primeiro semestre de 2015, representando um crescimento nominal de 16% em relação aos seis primeiros meses de 2014 (R$ 16,1 bilhões).

O tíquete médio, de R$ 377, cresceu 13% no ano, devido tanto ao aumento dos preços quanto ao maior volume de vendas de eletrodomésticos e telefonia.

No total, 17,6 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online nesse ano.

No quesito compras online, as mulheres são as maiores consumidoras. 67% delas afirmam estabelecer com frequência relações comerciais pela web. Os itens preferidos pelo sexo feminino são:

O uso do E-mail Marketing contribuiu para o crescimento do e-commerce brasileiro, 62% dos compradores efetivos disseram ter recebido e-mails promocionais e que eles os estimularam a decidir pela compra.

O receio dos internautas brasileiros em realizar compras online diminui. Atualmente a preferência na forma de pagamento é o cartão de crédito (57,4%), seguida do boleto bancário (13,9%) e das transferências bancárias e cartões de débito (2%).

Comércio eletrônico mobile

O mobile shopping vem se mostrando em ascensão no país, representando aproximadamente 5% de todas as transações no Brasil.

Uma das funções mais comuns citadas por usuários de dispositivos móveis é a comparação de preços. Aproximadamente 60% dos entrevistados disseram ter comparado preços antes de concretizar uma compra.

Dessas pessoas, 21% fecham o negócio através do próprio celular.

Os brasileiros são preocupados com a segurança dos seus dados na internet?

Em sua grande maioria, os usuários desconhecem quais informações estão cedendo aos desenvolvedores de aplicativos e que podem comprometer sua privacidade:

  • 81% dos entrevistados não sabem que aplicativos podem modificar seus favoritos no celular;
  • 75% não sabem que permitem o acesso à câmera e microfone do seu smartphone;
  • 38% estão dispostos a permitir que os aplicativos usem mais a bateria do aparelho para não pagar por eles;
  • 45% sabem que estão cedendo a localização de seu aparelho aos desenvolvedores;
  • 1 em cada cinco consumidores permite que um aplicativo controle o quanto usa de seu pacote de dados.

Que tal contribuir com o sucesso de outras pessoas?

E então? Achou que este artigo foi útil para montar ou repensar sua estratégia de negócio? Então compartilhe-o e ajude a divulgar essas informações para que mais pessoas possam alcançar melhores resultados!

Nós fizemos a nossa parte! 🙂

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Fatos e estatísticas para Tweetar

Tweetar: 68% das pessoas fazem uma pesquisa nos mecanismos de busca antes de comprar um produto.
Tweetar: Atualmente o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de países com mais pessoas conectadas à internet.
Tweetar: A maior parte da exposição a mídias ocorre através de telas (69%), enquanto apenas 31% por outros meios.
Tweetar: Superando países como EUA, Itália e França, o Brasil é o país do mundo que mais passa tempo na internet.
Tweetar: 65% dos jovens brasileiros com até 25 anos acessam a internet todos os dias.
Tweetar: Segundo pesquisas os principais influenciadores de uma compra são: 34% internet, 27% TV, 10% revistas.
Tweetar: No início de 2015 o Brasil já contava com 4 vezes mais conexões móveis de internet que fixas.
Tweetar: 36% dos usuários de smartphones checam o aparelho a cada 5 minutos, 24% a cada 15 minutos e 80% a cada 30 minutos.
Tweetar: O Facebook consome sozinho 83% do tempo de navegação na web dos usuários brasileiros.
Tweetar: As redes sociais mais usadas no Brasil são: 31% Facebook, 29% Whatsapp, 17% Google+, 15% Instagram.
Tweetar: 71% das buscas realizadas em smartphones e tablets ocorrem quando o usuário está em outra atividade.
Tweetar: 94,6 de todas as buscas realizadas através da internet são pelo Google. 2,64% pelo Yahoo e 2,24 pelo Bing.

Importante

A SFORWEB não se responsabiliza pelos dados citados nesse artigo e pela metodologia utilizada nas entrevistas. Ele é fruto da compilação de diversas pesquisas realizadas por renomadas empresas do Brasil e do mundo.

Referências

Convergência Digital
We Are Social Agency
IBGE
eBit
Forrester Research
Symantec
CVA Solution
Tech in Brazil
Target Group
Cetic.br
SECOM

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