Matriz de Decisão – A ferramenta ideal para decisões rápidas

foto-de-perfil2017.png

Escrito por: Alexandre Spada

Insira seu endereço de e-mail para receber as atualizações e novos artigos do Blog gratuitamente.

O universo do empreendedorismo é repleto de armadilhas e situações que demandam ações rápidas e muita atitude, constituindo um cenário extremamente propício a deslizes que podem comprometer anos de trabalho e custar muito tempo e dinheiro.

O peso do fracasso e a glória pelo sucesso estão sempre relacionados a um único fator, a decisão. E ainda assim, em contextos de alto risco é comum observarmos pessoas fazendo escolhas baseadas somente em sua opinião e sem muitos critérios de avaliação.

Embora a experiência e o conhecimento pessoal sejam muito importantes nesses momentos, uma análise mais elaborada através de métodos é sempre recomendada, afinal, uma decisão de qualidade é a origem de bons resultados.

O mesmo vale quando o assunto é tirar projetos do papel. Empreendedores por natureza são bombardeados a todo momento por ideias, que a princípio parecem-lhe reluzentes como ouro. Mas, identificar de fato qual ou quais merecem realmente atenção e recursos pode ser uma tarefa desafiadora.

O que fazer nesses casos? Como “separar o joio do trigo” e tomar a decisão correta na hora de estabelecer o que se transformará em um produto ou serviço? Como priorizar os projetos que estejam mais alinhados aos seus objetivos e necessidades?

Não tenho a intensão neste artigo de abordar técnicas para tomada de decisões complexas, mas sim, oferecer uma ferramenta simples e de fácil utilização que será de grande utilidade no seu dia-a-dia na hora de definir um direcionamento para um empreendimento futuro. Eu a utilizo!

O que é uma Matriz de Decisão?

A Matriz de Decisão é uma ferramenta que permite uma rápida análise através de critérios que favorecem uma visão mais ampla e coerente de várias alternativas.

Apesar de trabalhar subjetivamente, ela servirá como um guia para encontrar tendências que se enquadram melhor à nossa realidade e ao que buscamos no futuro. Ela também auxilia na identificação de pontos fortes e fracos de cada ideia, tornado mais simples a escolha para um próximo projeto.

Matriz de Decisão - Download

Matriz de Decisão para download em formato XLS

Comece agora mesmo a realizar escolhas mais conscientes e assertivas com a ferramenta Matriz de Decisão.

Como utilizar a Matriz de Decisão?

1- Na coluna da esquerda descreva as suas ideias (no máximo 5 por matriz).

2- Nas demais colunas referentes aos critérios de avaliação (Impacto, Esforço, Lucratividade e Visão), pontue individualmente cada uma das ideias considerando uma escala de 1 a 5, sendo “5” o valor mais importante e “0” o valor menos importante.

3- Some a pontuação dos critérios Impacto, Lucratividade e Visão de cada ideia. Subtraia do resultado a pontuação do critério Esforço e atribua o valor à coluna “Total”:

TOTAL = IMPACTO + LUCRATIVIDADE + VISÃO – ESFORÇO.

4- Considere a maior pontuação na coluna “Total” como a possível ideia para se dedicar no momento.

Matriz-de-Tomada-de-Decisão

Critérios para pontuação da Matriz de Decisão

Impacto: Qual o nível de impacto essa ideia provocará no seu negócio e aos seus clientes?

Esforço: Quanto tempo e trabalho a ideia demandará para se concretizar?

Lucratividade: Em comparação às outras ideias, qual nível de receita ela gerará?

Visão: Em que proporção a realização da ideia se enquadra ao seu projeto de vida, missão e valores da sua empresa?

Exemplo

No exemplo abaixo, a título ilustrativo, irei comparar através da Matriz de Decisão 5 ideias distintas de projeto, com o intuito de tentar identificar qual a melhor opção para uma ação imediata. São elas:

  • Criação de um curso on-line sobre Marketing Digital
  • Realização de Workshops presenciais sobre Marketing Digital
  • Desenvolvimento de um e-commerce de roupas
  • Criação e venda de um e-book sobre como perder peso
  • Desenvolvimento de um sistema de gestão e automação comercial

Tomarei como base para a pontuação dos critérios fatores pessoais, como por exemplo, o que se adéqua melhor à minha realidade e os objetivos da empresa da qual eu faço parte.

Certamente, no seu caso, ao pontuar as mesmas ideias os valores atribuídos a cada critério serão diferentes, pois dependerão das suas habilidades, metas e objetivos. Vamos ao exemplo:

Neste cenário, segundo a análise da pontuação da coluna “Total”, a ideia mais coerente a ser realizada no momento é a 1, ou seja, criar um Curso On-line sobre Marketing Digital. Em segunda opção temos o desenvolvimento do Sistema de Gestão e Automação Comercial.

Na hora de decidir, razão ou emoção?

Independentemente da situação, encontrar um equilíbrio entre a intuição (emoção) e o resultado de uma análise (razão) é sempre muito importante.

As emoções podem nos proporcionar uma visão extremamente romântica e incoerente sobre uma ideia, ocultando percepções que a inviabilizem. Outro ponto importante quando falamos de emoção é que ela sempre busca recompensas a curto prazo, o que pode ser um “tiro no pé” quando o assunto é investimento ou novos negócios. Sob a ótica da intuição toda emoção tem razão.

Por outro lado, a razão busca sempre argumentos lógicos que comprovem uma suposição. Seu uso excessivo ou sem uma pitada de emoção pode pender ao ceticismo, o que torna-se perigoso. Afinal, acreditar também faz parte do processo de empreender.

Embora a razão e a emoção andem sempre juntas, elas nem sempre estão alinhadas. Buscar um ponto de equilíbrio através do bom senso trará sempre melhores resultados na hora de tomar decisões e fazer escolhas.

Compartilhe nas redes sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Sobre <strong>o autor</strong>

Sobre o autor

Alexandre Spada é empresário na área de tecnologia, formado em Ciência da Computação, Especialista em Engenharia Web e Gestão Estratégica de Negócios. Atualmente, Alexandre cursa Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia.

Saiba mais

O que você achou do artigo?

Compartilhe conosco suas impressões, experiências e dúvidas sobre o assunto.

logo-2-2016-min.png

A SFORWEB é uma agência especializada em Marketing Digital focada em oferecer soluções sob medida para pequenas e médias empresas. Conheça alguns dos nossos serviços:

👉 Automação de Marketing
👉 Consultoria em Marketing Digital
👉 Inbound Marketing
👉 Inside Sales
👉 SEO – Search Engine Optimization
👉 Links Patrocinados
👉 Web Design & Growth Driven Design

newsletter-sforweb-edit-

Receba as atualizações do Blog

Insira seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações e novos artigos do Blog.

arrow-news2—

Copyright © 2018 · SFORWEB Agência Digital © Todos os direitos reservados

Rua Nova Prata, 121 – Vl. Maria | São Paulo – SP