Gestão do Conhecimento ou Knowledge Management é uma das áreas que vem despertando cada vez mais interesse nas organizações, afinal ela fornece subsídios para processos decisórios em todos os seus setores.
Sendo considerado como o principal ativo organizacional, o conhecimento trouxe à tona a valorização do intangível, do capital humano e intelectual, conscientizando a necessidade de reestruturação de antigos modelos de gestão.
Embora não se tenha focado no conceito antes dos anos 90, podemos notar esforços nesse sentido durante a história da administração, através da disseminação de metodologias com o objetivo de desenvolvê-lo, preservá-lo e deixá-lo acessível à organização.
Erroneamente, algumas empresas embora lidem com esses aspectos diariamente, ainda confundem Gestão do Conhecimento com Gestão de Dados e Informações.
Dados são registros estruturados e isolados que quando observados individualmente não transferem valor significativo.
A análise de vários dados relacionados a um mesmo contexto, ao serem interpretados conjuntamente, possibilita um entendimento amplo sobre determinado assunto, gerando um ambiente propício para conclusões relevantes, denominadas informações.
A informação quando aplicada, gradativamente é absorvida, transformando-se em saber, ou seja, em conhecimento.
Dados são a matéria-prima da informação, assim como a informação é a matéria-prima do conhecimento.
Podemos classificar o conhecimento em duas vertentes diretamente relacionadas e complementares. Porém, separadas!
Por conhecimento explicito, podemos considerar registros formalizados como livros, manuais, teses e artigos. Esse tipo de conhecimento é mais simples de ser transmitido, pois está documentado formal e sistematicamente.
Por outro lado, temos o conhecimento tácito, que é adquirido através da assimilação do conhecimento explícito, somado à experiência vivencial decorrente de sua utilização aliada a conhecimentos periféricos (experiências em outras áreas). Esse tipo de conhecimento, por envolver feeling e fatores pessoais, não é tão simples de ser transmitido.
Todo conhecimento existente nas organizações, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos setores, pertence também à empresa, e para que ele não seja perdido é preciso externalizá-lo estimulando a socialização entre colaboradores, criando ambientes para discussões coletivas e troca de experiências, que serão benéficas a todos os envolvidos e descentralizará as informações.
Embora pareça simples, muitos desafios estão envolvidos. Políticas precisam ser bem definidas em se tratando de vários fatores (TERRA 2000, p. 203):
- Como mapear o conhecimento e competências individuais?
- Como estimular a explicitação do conhecimento?
- Como identificar, atrair e reter pessoas com as competências desejadas?
- Como manter o equilíbrio entre o trabalho individual e em equipe?
- Como utilizar a tecnologia como facilitadora nesse processo?
- Como incentivar e premiar o compartilhamento e desencorajar a retenção (knowledge sharing x knowledge holding)?
- Como tornar a organização aberta ao conhecimento externo?
Um ciclo eficiente de Gestão do Conhecimento pode ser caracterizado pelos seguintes passos:
- Geração: estabelecimento de metodologias para construir e buscar o conhecimento;
- Codificação: realização de registros (físicos e / ou virtuais) do conhecimento;
- Disseminação: disponibilização dos registros à organização ou possíveis interessados;
- Apropriação: identificação do conhecimento como patrimônio organizacional.
A tecnologia, aqui não é o principal foco a ser abordado, porém existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar nessas tarefas, como intranets e comunidades virtuais.
Uma de nossas soluções amplamente recomendada para esse contexto são os Portais Corporativos, que possuem uma vasta gama de funcionalidades.
Através deles é possível disponibilizar conteúdo (inclusive multimídia) em níveis de acesso, permitindo hierarquizar as postagens de forma que somente as equipes interessadas enxerguem o material, ou deixa-las disponíveis a todos.
Também é possível organizar grupos restritos e abertos, fóruns, wikis e chats em tempo real para discussões.
Quando todos os membros de uma equipe ou organização estão nivelados, desde que haja sinergia entre os integrantes, os resultados podem ser surpreendes. Neste caso, 1 + 1 poderá resultar 3 ou mais.