Se você está sempre atento a novas maneiras de divulgar sua empresa na internet irá adorar o lançamento anunciado pelo Instagram, o Instagram TV (IGTV).
O IGTV é um novo aplicativo que pode ser usado separadamente ou dentro do app nativo da rede social e já está disponível para todos os seus usuários.
Ele é a mais nova aposta de Zuckerberg para tentar desbancar a hegemonia do Youtube no universo de vídeos online, e promete sacudir o mercado digital oferecendo uma nova possibilidade para negócios que buscam envolver ou criar uma audiência através desse tipo de mídia.
Diante dos crescentes números de usuários e engajamento apresentados pelo Instagram, o IGTV nasce como uma ótima oportunidade para empresas, autônomos e profissionais liberais.
Obviamente, seu lançamento não é por acaso. Pesquisas apontam que até 2021, o consumo de vídeos através de dispositivos móveis será responsável por 78% de todo o tráfego mobile, e o Instagram TV está apostando alto nessa tendência.
Segundo Kevin Systrom, CEO da plataforma, a intenção com o lançamento é inovar e estimular a produção de conteúdos em vídeo criados especificamente para serem consumidos em smartphones.
A estrutura do aplicativo reforça a ideia, uma vez que foi desenvolvida para vídeos verticais e em tela cheia, que contribuem para uma melhor experiência em celulares, não sendo preciso girar o aparelho ou assistir a uma versão reduzida do vídeo ajustada à tela na vertical.
Atualmente, qualquer usuário da rede social pode criar um canal no IGTV, basta clicar no ícone do app dentro do próprio Instagram, seguir os passos como nas imagens abaixo e começar a publicar vídeos.
A princípio, o Instagram TV não conterá anúncios e permitirá a publicação de vídeos também através de desktops.
Essa é uma estratégia da empresa para atrair mais usuários e estimular o engajamento com o aplicativo.
Se você se interessou pelo assunto ou tem dúvidas sobre como o Instagram TV pode integrar suas estratégias de marketing e vendas, continue lendo este post!
Falaremos mais sobre suas características a seguir…
O IGTV tem a intenção de ser igual ao Youtube e o Netflix?
Mesmo com a possibilidade do envio de vídeos em 4K de até 1h de duração, a plataforma afirma não ser sua intenção distribuir produções feitas para TV ou cinema, e sim, estimular com que todos sejam produtores de conteúdo.
Segundo o Portal TechCrunch, “o Instagram está concentrando seus esforços em usuários que estejam buscando criar e distribuir conteúdo criado especificamente para mídias digitais, ao invés de editores consagrados e estúdios”.
A intenção é permitir que criadores de conteúdo que têm talento especial para esse tipo de mídia possam ampliar suas audiências dentro da plataforma.
Por outro lado, essa afirmação parece controversa, uma vez que o app permite o upload de vídeos em 4k, ou seja, em uma resolução pouco amadora.
Além disso, não é possível subir vídeos gravados na hora, o que estimula com que sejam editados e produzidos antes de serem publicados.
Por esse motivo, especialistas têm acreditado justamente no contrário, que a ideia é estimular que a plataforma seja composta por conteúdos completos, bem planejados e de alta qualidade.
Somente vídeos verticais podem ser publicados no Instagram TV?
Embora o Instagram TV tenha sido criado para uso em smartphones, e assim, para exibir vídeos verticais com o intuito de oferecer uma melhor experiência aos usuários, é permitida a publicação de vídeos horizontais.
Porém, para assisti-los, será necessário colocar o aparelho na posição horizontal ou visualizar a publicação ajustada à tela vertical, com o fundo desfocado e com menor qualidade.
Quais tipos de vídeo são suportados no IGTV?
O IGTV suporta vídeos verticais de 4k – embora a maioria dos smartphones não consiga exibir vídeos nesta resolução – com duração mínima de 15 segundos e máxima de 60 minutos.
Quanto à sua proporção, eles seguem o padrão do Instagram Stories: 16:9.
Instagram TV e Machine Learning
A plataforma, assim como os grandes nomes do streaming de vídeo como Netflix e Amazon, também está investindo em Inteligência Artificial e Machine Learning para oferecer aos seus usuários conteúdos relacionados aos seus interesses.
Para isso, dentro do aplicativo, o conteúdo está dividido em 3 categorias, sendo:
- For You: Exibe uma coleção de vídeos (selecionados pelo algoritmo do IGTV) publicados por pessoas que você segue e que a rede social acredita que serão do seu interesse.
- Following: Mostra os vídeos de todas as pessoas no Instagram que você segue.
- Popular: Apresenta os vídeos mais assistidos no IGTV classificados por popularidade e número de visualizações.
Além das categorias há também a possibilidade de realizar pesquisas e procurar por vídeos ou assuntos específicos.
É possível criar mais de um canal no IGTV?
Não, só é permitida a criação de um canal IGTV por conta do Instagram. Isso porque, de acordo com a rede social, “os criadores são os próprios canais”.
Assim, se você seguir um produtor de conteúdo no IGTV, estará automaticamente seguindo seu perfil no Instagram e vice-versa!
Com a chegada do IGTV, os outros formatos de conteúdo no Instagram continuam disponíveis?
O IGTV é uma opção a mais para divulgar conteúdo, mas o seu lançamento não altera os demais formatos do Instagram.
Continua sendo possível publicar normalmente no Feed de Notícias e no Stories, já que cada possibilidade tem uma função diferente na rede social.
Considerações finais
O IGTV é um aplicativo de uso simples e intuitivo, que pode ou não funcionar integrado ao Instagram.
Ele foi criado para o compartilhamento de vídeos em formato vertical, tendo no mercado mobile seu principal foco.
A ideia apresentada pelo fundador Kevin Systrom durante o seu lançamento é transformar o IGTV em uma nova forma de assistir TV na internet.
A relação entre o app e a TV está no fato da plataforma começar a transmitir vídeos tão logo seja aberta, como nos canais de TV tradicionais que estamos habituados, sem a necessidade de procurar por conteúdo.
O IGTV abre inúmeras novas possibilidades para que empresas em geral gerem novos negócios através de vídeos, afinal, grande parte do uso de internet em smartphones já é destinado ao consumo desse tipo de mídia.
Atualizaremos este post com mais informações sobre o IGTV à medida que a plataforma e o uso do aplicativo evoluírem.
Fique atento e assine a nossa newsletter para ficar sabendo em primeira mão de todas novidades.
Até o próximo post…