Ainda é comum ouvirmos as pessoas conceituarem e entenderem Marketing Digital e Marketing como sendo extremamente distintos. Mas, de fato são?
Antes de discutirmos o assunto, o que é Marketing para você?
Em 1935, o termo Marketing foi conceituado como sendo o “conjunto de ações que dirigem o fluxo de bens e serviços dos produtores para os consumidores”, pela então National Association of Teachers of Marketing and Advertising, que em 1948 se tornou a American Marketing Association (AMA).
Embora muitas tarefas sob responsabilidade do Marketing permaneçam ocultas (o mercado não as percebe) e seu entendimento difuso, variando em inúmeras literaturas, podemos sintetizar seu conceito como sendo:
Um conjunto de elementos que tem como principal objetivo gerar e captar valor para um negócio e seus clientes, envolvendo para isso, inúmeras etapas, que vão desde a criação de um produto/serviço até sua venda.
O Marketing identifica uma necessidade, cria uma solução para ela e traça o caminho estratégico para que a solução se transforme em negócio.
Mas, e o Marketing Digital?
Com a revolução tecnológica e sua rápida adesão pela sociedade, indistintamente de classe social e faixa etária, as pessoas mudaram sua forma de se relacionar, seja entre si ou com empresas.
Essas mudanças quebraram paradigmas, trouxeram novos conceitos e valores a ponto de forçar que organizações repensassem suas estratégias e adequassem sua abordagem também aos meios digitais.
Para empresas de todos os portes e segmentos, essa nova era possibilitou a expansão dos negócios em um ritmo sem precedentes, estimulando a competição e a disputada pelo mercado de forma agressiva.
Para consumidores, abriram-se as portas para um universo de informação e opções, que incidiu diretamente na forma como descobrem, avaliam e indicam produtos e serviços.
Alinhadas a essas transformações, surgiram denominações que vemos atualmente a todo momento, como Marketing Eletrônico, E-Marketing e Marketing Digital, referindo-se ao conjunto de ações de marketing intermediadas e executadas por meio de canais eletrônicos, como a internet.
Porém, as mesmas estratégias utilizadas no “Marketing Tradicional” continuam válidas e amplamente utilizadas no digital, mas em um formato que remetem à cultura atual.
A título de comparação, veja no quadro a seguir a relação de antigas práticas, ações e canais de comunicação e suas correspondentes na era da informação:
Estratégias de Marketing Tradiconal | Estratégias de Marketing Digital | Ações Táticas e Operacionais | Tecnologias e Plataformas atuais |
---|---|---|---|
Comunicação Corporativa e Relações Públicas | Marketing de Conteúdo | Geração de Conteúdo, Marketing de Busca | Sites, Blogs, SEO/SEM |
Marketing de Relacionamento | Marketing nas Mídias e Redes Sociais | Ações em Redes Sociais e Blogs | Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, etc. |
Marketing Direto | E-mail Marketing | Newsletter, Promoções, Lançamentos | E-mail, SMS, MMS |
Publicidade e Propaganda, Marketing de Guerrilha | Marketing Viral | Posts de vídeos,animações, músicas | Redes Sociais e Widgets Virais |
Publicidade e Propaganda, Branding | Publicidade On-line | Banners, Podcast, Widgets, Jogos On-line | Sites, Mídias Sociais, Links Patrocinados |
Pesquisa de Mercado e Brading | Pesquisa On-line | Buscas, Clipping, Monitoramento de Marca e Mídias | Mecanismos de Busca e Redes Sociais |
Perceba que apesar das ferramentas e mídias serem diferentes no Marketing Digital e no “Marketing Tradicional”, os objetivos são os mesmos, assim como seus principais pilares, que são gerar relacionamento e entender pessoas (compreender seus anseios, desejos, necessidades, o que as leva a tomar decisões e tudo aquilo que lhe agrega valor).
Embora a essência seja a mesma, o Marketing adaptado às mídias digitais e toda a elasticidade da web encurtaram o caminho para que uma marca ganhasse credibilidade e alcançasse o patamar de referência em um segmento, e o melhor de tudo, com investimentos mais inteligentes e que apresentam maior taxa de retorno.
Campanhas digitais são embasadas em um importante diferencial competitivo, o capital intelectual e são cada vez menos focadas no capital financeiro.
Com investimentos reduzidos, se comparados aos meios de comunicação tradicionais, o Marketing Digital possibilita, independentemente do objetivo, o desenvolvimento de canais de comunicação eficientes e efetivos, estreitando o relacionamento de forma bilateral, previsível e altamente mensurável.
Desse modo, o Marketing Digital é considerado por inúmeros especialistas e autores, como Philip Kotler, como sendo uma evolução do Marketing Tradicional.
Porém, para empresas estar na internet é apenas o começo. É preciso planejar, executar, mensurar os resultados obtidos e aprender em um ciclo ininterrupto para que as ações tragam resultados satisfatórios e duradouros.