O universo do empreendedorismo é repleto de armadilhas e situações que demandam ações rápidas e muita atitude.
Tais cenários são extremamente propícios a deslizes que podem comprometer anos de trabalho e custar muito tempo e dinheiro.
O peso do fracasso e a glória pelo sucesso estão sempre relacionados a um único fator, a decisão.
E ainda assim, em contextos de alto risco é comum observarmos pessoas fazendo escolhas baseadas somente em sua opinião e sem muitos critérios de avaliação.
Embora a experiência e o conhecimento pessoal sejam muito importantes nesses momentos, uma análise mais elaborada é sempre recomendada, afinal, decisões de qualidade são a origem de bons resultados.
O mesmo vale quando o assunto é tirar projetos do papel.
Empreendedores por natureza são bombardeados a todo momento por ideias, que a princípio parecem-lhe reluzentes como ouro.
Mas, identificar de fato qual ou quais merecem realmente atenção e recursos pode ser uma tarefa desafiadora.
O que fazer nesses casos?
Como “separar o joio do trigo” e tomar a decisão correta na hora de estabelecer o que se transformará em um produto ou serviço?
Como priorizar os projetos que estejam mais alinhados aos seus objetivos e necessidades?
Não tenho a intensão neste artigo de abordar técnicas para tomada de decisões complexas, mas sim, oferecer uma ferramenta simples e de fácil utilização que será de grande utilidade no seu dia-a-dia na hora de definir um direcionamento para um empreendimento futuro. Eu a utilizo!
O que é uma Matriz de Decisão?
A Matriz de Decisão é uma ferramenta que permite uma rápida análise através de critérios que favorecem uma visão mais ampla e coerente de várias alternativas.
Apesar de trabalhar subjetivamente, ela servirá como um guia para encontrar tendências que se enquadram melhor à nossa realidade e ao que buscamos no futuro.
Ela também auxilia na identificação de pontos fortes e fracos de cada ideia, tornado mais simples a escolha para um próximo projeto.
Comece agora mesmo a realizar escolhas mais conscientes e assertivas com a ferramenta Matriz de Decisão em formato XLS.
Como utilizar a Matriz de Decisão?
1- Na coluna da esquerda descreva as suas ideias (no máximo 5 por matriz).
2- Nas demais colunas referentes aos critérios de avaliação (Impacto, Esforço, Lucratividade e Visão), pontue individualmente cada uma das ideias considerando uma escala de 1 a 5, sendo “5” o valor mais importante e “0” o valor menos importante.
3- Some a pontuação dos critérios Impacto, Lucratividade e Visão de cada ideia. Subtraia do resultado a pontuação do critério Esforço e atribua o valor à coluna “Total”:
TOTAL = IMPACTO + LUCRATIVIDADE + VISÃO – ESFORÇO.
4- Considere a maior pontuação na coluna “Total” como a possível ideia para se dedicar no momento.
Critérios para pontuação da Matriz de Decisão
Impacto: Qual o nível de impacto essa ideia provocará no seu negócio e aos seus clientes?
Esforço: Quanto tempo e trabalho a ideia demandará para se concretizar?
Lucratividade: Em comparação às outras ideias, qual nível de receita ela gerará?
Visão: Em que proporção a realização da ideia se enquadra ao seu propósito de vida, missão e valores da sua empresa?
Exemplo
No exemplo abaixo, a título ilustrativo, irei comparar por meio da Matriz de Decisão 5 ideias distintas de projeto, com o intuito de identificar qual a melhor opção para uma ação imediata. São elas:
- Criação de um curso on-line sobre Marketing Digital;
- Realização de Workshops presenciais sobre Marketing Digital;
- Desenvolvimento de um e-commerce de roupas;
- Criação e venda de um e-book sobre como perder peso;
- Desenvolvimento de um sistema de gestão e automação comercial;
Tomarei como base para a pontuação dos critérios fatores pessoais, como por exemplo, o que se adéqua melhor à minha realidade e aos objetivos da empresa da qual faço parte.
Certamente, no seu caso, ao pontuar as mesmas ideias os valores atribuídos a cada critério serão diferentes, pois dependerão das suas habilidades, metas e objetivos.
Vamos ao exemplo:
Neste cenário, segundo a análise da pontuação da coluna “Total”, a ideia mais coerente a ser realizada no momento é a 1, ou seja, criar um Curso On-line sobre Marketing Digital.
Em segunda opção temos o desenvolvimento do Sistema de Gestão e Automação Comercial.
Na hora de decidir, razão ou emoção?
Independentemente da situação, encontrar um equilíbrio entre a intuição (emoção) e o resultado de uma análise (razão) é sempre muito importante.
As emoções podem nos proporcionar uma visão extremamente romântica e incoerente sobre uma ideia, ocultando percepções que a inviabilizem.
Outro ponto importante quando falamos de emoção é que ela sempre busca recompensas a curto prazo, o que pode ser um “tiro no pé” quando o assunto é investimento ou novos negócios.
Sob a ótica da intuição toda emoção tem razão.
Por outro lado, a razão busca sempre argumentos lógicos que comprovem uma suposição.
Seu uso excessivo ou sem uma pitada de emoção pode pender ao ceticismo, o que torna-se perigoso. Afinal, acreditar também faz parte do processo de empreender.
Embora a razão e a emoção andem sempre juntas, elas nem sempre estão alinhadas.
Buscar um ponto de equilíbrio através do bom senso trará sempre melhores resultados na hora de tomar decisões e fazer escolhas.