TikTok banido nos EUA e na UE? Entenda o que está por trás da decisão

O TikTok, um dos aplicativos de vídeos curtos mais populares do mundo, vem ganhando cada vez mais popularidade entre os jovens. No entanto, a preocupação com a segurança dos dados de seus usuários e a possível influência chinesa na plataforma levaram os governos dos Estados Unidos e da União Europeia a tomar medidas drásticas. Neste texto, vamos entender a polêmica em torno do aplicativo!

O caso TikTok

Há 3 anos, o governo dos EUA vem acusando o TikTok de enviar dados de seus usuários indevidamente para a China, o que representaria um risco à segurança nacional. 

Em agosto de 2020, o então presidente Donald Trump emitiu uma ordem executiva que proibia a operação do TikTok em solo americano. A medida foi adiada várias vezes e, atualmente, está suspensa por tempo indeterminado. No entanto, a pressão sobre a empresa não diminuiu. 

Situação atual do TikTok nos EUA

A situação atual do TikTok nos Estados Unidos é incerta. A empresa ainda não foi banida, mas enfrenta uma série de restrições e ameaças por parte do governo americano. A ByteDance, dona do aplicativo, tem negociado com empresas americanas para tentar chegar a um acordo que permita a continuidade de suas operações no país.

Recentemente, o Departamento de Defesa dos EUA emitiu uma ordem para que seus funcionários desinstalassem o TikTok de seus telefones corporativos. A suspeita é de que a rede social esteja enviando ao governo chinês dados não autorizados, como o histórico de pesquisas e a localização de seus usuários.

Na última semana, a Comissão dos Negócios Estrangeiros da Câmara dos Representantes, votou favoravelmente um projeto de lei que, se for aprovado pelas duas câmaras do Congresso, dará ao Presidente Joe Biden o poder de proibir o uso do TikTok e de outras aplicações móveis de propriedade chinesa no país.

Situação atual do TikTok na União Européia:

Na União Européia, o TikTok também enfrenta problemas. Recentemente, a Comissão Europeia anunciou que está investigando a plataforma por suspeitas de violação das leis de proteção de dados. Vários países europeus estão considerando proibir o uso do TikTok em seus territórios. A França e a Alemanha, por exemplo, já emitiram alertas sobre a segurança do aplicativo.

Motivos para o banimento do TikTok:

Os motivos para o banimento do TikTok estão relacionados à segurança dos dados dos seus usuários e à influência chinesa na plataforma. 

O governo americano alega que a ByteDance pode estar compartilhando informações com o governo chinês, o que representa uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos. Além disso, há preocupações com a forma como o TikTok coleta e armazena dados, especialmente de usuários menores de 16 anos.

Já na União Europeia, as preocupações são semelhantes. O bloco europeu tem leis rígidas de proteção de dados, e o TikTok é suspeito de coletar informações de seus usuários sem o devido consentimento. Além disso, assim como nos EUA, também há preocupações com a influência da China na rede social, que pode ser usada para propaganda política e disseminação de desinformação.

Receba em seu email as novidades mundiais sobre Marketing, Empreendedorismo, Inovação e Negócios, sempre com a visão atualizada dos especialistas da SFORWEB.

Fale conosco pelo Whatsapp: