Marketing de Conteúdo: A principal estratégia de marketing do século XXI

Para atingir estes objetivos, o conteúdo deve não somente ser interessante, mas também solucionar problemas, esclarecer dúvidas e principalmente ter a capacidade de direcionar, estimular e guiar o leitor a tomar decisões dentro de um processo de compra.

A chave do marketing de conteúdo é o quanto ele pode ser importante para quem o recebe. E é isso que o diferencia de qualquer outro tipo de marketing e publicidade aos quais somos submetidos diariamente.

Quer identificar se um conteúdo é realmente relevante para uma estratégia de marketing de conteúdo? Basta analisar se existem pessoas procurando por ele ao invés de evitá-lo!

Se elas estiverem dispostas a abrir mão do seu (raro e precioso) tempo para consumi-lo, provavelmente elas estão enxergando nele algum tipo de valor, e é exatamente neste ponto que boas estratégias de marketing de conteúdo são baseadas.

O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo útil, valioso, relevante e consistente para atrair, reter ou adquirir a audiência de um público claramente definido.

Por que adotar o marketing de conteúdo como estratégia?

Talvez, mais importante que entender o que é marketing de conteúdo, seja perceber porque ele pode ser uma peça fundamental para o sucesso do seu negócio.

Para chegarmos a este entendimento, primeiramente você precisa saber que todo processo de compra (The Buyer’s Journey) – seja ele de vendas simples ou complexas – passa basicamente por 4 etapas:

Conscientização 

Nesta primeira etapa, as pessoas não têm consciência de que possuem um problema ou não conseguem perceber uma oportunidade.

Ainda, em algumas situações, já se consegue identificar uma necessidade, mas não se tem ideia de como resolvê-la.

Pesquisa

Uma vez que estejam cientes que possuem um problema e a conscientização tenha ocorrido, inicia-se o estágio de busca por soluções.

Para isso são realizadas pesquisas para aprofundamento sobre o problema, suas causas e como resolvê-los.

Consideração

 Neste ponto se dá início as comparações entre todas as soluções / produtos / serviços encontrados.

O objetivo do consumidor é se certificar de que tomará a melhor decisão.

Compra

 Finalmente a compra se concretiza e a transação é realizada.

O Marketing de Conteúdo atua com eficácia nas duas primeiras etapas desse processo, aumentando e gerando a conscientização necessária para que o futuro consumidor dê o próximo passo e inicie suas pesquisas sobre o problema e as possíveis soluções.

Ele também é muito eficaz no estágio de consideração da solução, uma vez que é perfeito para educar e fornecer informações cruciais para que o potencial cliente tenha clareza e segurança para a tomada de decisão, e assim, avance naturalmente para a etapa de compra.

Como você pode perceber, a construção de conteúdo pode auxiliar um negócio em todas as etapas necessárias para a realização de vendas.

Isso inclui desde o momento em que uma pessoa nem sequer cogita ter um problema, até o momento em que ela adquire uma solução.

Não entraremos em detalhes sobre os estágios do processo de compra aqui.

Por ser um assunto extenso, dedicamos a ele um outro artigo aqui no blog. Recomendo fortemente que não deixe de lê-lo, pois ele será extremamente importante para a definição de suas ações.

O marketing de conteúdo como fonte de atração, retenção e geração de receita

Hoje, muitas empresas dependem diretamente do Marketing de Conteúdo para atrair e reter clientes, e dessa forma, tem na estratégia sua principal fonte de receita.

Tanto é verdade, que segundo pesquisas, 70% das pessoas afirmam preferir conhecer produtos e serviços por meio de conteúdo e não pela propaganda tradicional.

Muito provavelmente, vários dos seus potenciais clientes se enquadram nesse perfil e estão procurando na internet respostas que a sua empresa pode estar em posição privilegiada de responder.

Nós mesmos aqui na SFORWEB usamos o Marketing de Conteúdo para crescer mais de 300% no ano passado.

Nosso público alvo encontra nosso conteúdo, julga relevante, passa a se relacionar conosco por meio de fluxos de automação de marketing, e no momento em que entram em contato ou são abordados, já estão convencidos de que oferecemos a melhor à sua necessidade.

Desse modo, não temos que nos envolver em táticas de vendas de alta pressão que são extremamente desgastantes para ambos os lados. Nem precisamos investir em equipes e processos comerciais que consomem muitos recursos e geram poucos resultados.

O Marketing de Conteúdo tem o poder de construir automaticamente a confiança que geralmente precisa ser acumulada durante um extenso ciclo de vendas, prospecção, marketing e publicidade, reduzindo drasticamente o custo de aquisição (CAC) de novos clientes.

Em resumo, a geração de conteúdo pode ser responsável por atrair e reter clientes, elevando seu fluxo de receita de diversas formas, como por exemplo:

  • Aumentando a visibilidade e o alcance do seu negócio na internet;
  • Atraindo mais visitas espontâneas para o website da sua empresa;
  • Estimulando interações constantes com a sua marca por meio de redes sociais
  • Guiando seus potenciais clientes por todo processo de venda;
  • Esclarecendo dúvidas que possam ser objeções à compra;
  • Mantendo viva sua marca na mente dos seus consumidores e potenciais clientes;
  • Reduzindo despesas com equipe comercial e processos complexos de venda;
  • Reciclando energia, mão de obra e investimentos em prospecção;
  • Diminuindo o custo de aquisição de novos clientes (CAC);
  • Gerando autoridade para seus produtos / serviços;
  • Melhorando a experiência de consumo e o aproveitamento do produto / serviço;
  • Ampliando a retenção de clientes;
  • Potencializando os índices de satisfação em ações de pós-venda;
  • Construindo audiências consistentes, duradouras e sustentáveis.

Marketing de conteúdo – A matéria-prima do marketing digital

Como você pôde perceber no tópico anterior, o Marketing de Conteúdo oferece inúmeros benefícios que podem ser aproveitados de diversas formas, inclusive no suporte a outros canais e estratégias amplamente utilizadas em ações de marketing digital.

Por exemplo, ele compõe a matéria prima utilizada no marketing em redes sociais e é a base dos esforços de SEO e Inbound, que são estratégias responsáveis por atrair visitas espontaneamente para o website de um negócio e garantir um constante fluxo de novos potenciais clientes em contato com uma marca.

O segredo número #1 do marketing de conteúdo

Agregar valor à vida das pessoas é o segredo. Na verdade, não é bem um segredo, afinal, já falamos sobre isso ao longo deste post.

Porém, algumas empresas – espero que a sua não seja uma delas – parecem não querer enxergar o óbvio.

A verdade é que não temos mais paciência para publicidade intrusiva e ignoramos tudo que não pareça ser do nosso interesse.

Um bom exemplo disso são as publicidades veiculadas junto aos vídeos do Youtube.

Quem nunca se sentiu irritado com uma delas ou se pegou clicando em “Pular anúncio” já no primeiro segundo de sua exibição?

Por outro lado, vemos grandes marcas como a Red Bull atraindo seus consumidores com conteúdo direcionado.

A empresa mantém um blog onde publica assuntos relacionados a esportes radicais e aventura. Exatamente o tipo de conteúdo que seus principais clientes estão dispostos a consumir.

Como começar uma estratégia de conteúdo?

Existem muitas empresas como a SFORWEB que oferecem serviços de marketing de conteúdo. Muitas delas, assim como nós, oferecem também serviços complementares como automação de marketing, SEO e links patrocinados.

Se você está ocupado demais para criar uma estratégia e implementá-la, ou simplesmente não tem mão de obra suficiente para tocar o projeto, a contratação de uma empresa especializada pode ser a sua melhor opção.

Mas, se você quiser fazer seu próprio Marketing de Conteúdo, a maneira mais fácil é começar criando um blog e escrevendo regularmente para ele.

Provavelmente não será fácil no início, mas quanto mais se envolver, melhores serão os resultados que irá alcançar.

Seguindo as dicas dos posts  aqui do Blog, você será capaz de criar conteúdos que envolvam seus leitores e os transformem em clientes.

Claro que não será do dia para a noite, existem muitas técnicas envolvidas, mas é totalmente possível.

Então, para fecharmos este post, deixo abaixo 6 questionamentos que irão ajudá-lo a criar conteúdos que geram resultados.

6 questionamentos fundamentais para criar conteúdos que geram resultados

Muito se fala sobre como um bom conteúdo é construído e como saber se ele cumprirá seu propósito.

Não existem fórmulas mágicas, mas alguns questionamentos podem nos indicar se estamos caminhando na direção correta.

Utilize as perguntas abaixo ao analisar seu conteúdo ou use-as como orientação para criar novos materiais.

A resposta negativa para alguma das perguntas a seguir é indicativo de que algo deve ser revisto.

1. Seu conteúdo está visando um mercado específico? Caso contrário, ele será muito amplo para atrair o público-alvo.

2. Ele é informativo, relevante e valioso para as pessoas que você o está direcionando? Evite discursos de venda!

3. Ele educa o público alvo sobre um problema e suas possíveis soluções?

4. Ele inclui uma mensagem de marketing sutil que chama a atenção e desperta o interesse pelo que sua empresa tem a oferecer? A chave é criar um desejo sem tentar fechar uma venda.

5. Ele inspira o espectador a buscar mais informação e consumir mais conteúdo?

6. Ele estimula e direciona para a ação?

Se respondeu “sim” às perguntas acima, você tem um bom conteúdo, e caso ele esteja alinhado à uma jornada de compra e a um funil de marketing, existem grandes chances de que traga bons resultados para o seu negócio. Caso contrário, ainda há trabalho a fazer!

Desafio

Se você chegou até aqui, certamente está interessado em impulsionar as vendas do seu negócio por meio do Marketing de Conteúdo. Então, deixo um desafio a você!

Que tal praticar e identificar como atendemos a cada um dos 6 requisitos do tópico anterior neste texto?

Se conseguir identificá-los conte-nos abaixo nos comentários. Se não conseguir, poste também sua dúvida! Irei respondê-la com prazer.

Agora é hora de colocar a “mão na massa”.

Até o próximo post!

Receba em seu email as novidades mundiais sobre Marketing, Empreendedorismo, Inovação e Negócios, sempre com a visão atualizada dos especialistas da SFORWEB.

Fale conosco pelo Whatsapp: