Website: Por que a maioria deles não geram resultados?

O website do seu negócio tem o volume de visitas e gera os resultados esperados para a sua empresa?

Não se surpreenda ou se desespere se responder “não“. Essa é uma resposta muito comum entre empresas de pequeno e médio porte, principalmente para as que estão na primeira versão de sua página.

Por mais que uma empresa seja especializada no desenvolvimento de plataformas digitais, como websites e lojas virtuais, é muito difícil encontrarmos projetos que sejam concebidos já inicialmente em sua melhor versão.

Aqui quando digo “melhor versão”, não me refiro a fatores estéticos, de design, estruturais ou técnicos, mas à sua forma de entregar valor aos usuários e atender às suas expectativas.

Isso tem uma explicação e acontece principalmente por um motivo: É pouco provável que se consiga prever com clareza as necessidades e desejos dos usuários sem testes contínuos.

Por isso, um website deve ser encarado como algo em um ciclo contínuo de otimização para que continue vivo e acima de tudo, cumpra o seu objetivo comercial.

As empresas que desejam se manter competitivas, precisam estar atentas ao universo digital e em todas as transformações decorrentes da revolução da internet, deixando de lado velhos conceitos e paradigmas.

Se você utiliza as mesmas estratégias de marketing do ano passado, as mesmas ferramentas ou os mesmos processos de gestão a mais de 2 anos, seu negócio já pode estar ficando para trás.

Em se tratando de websites o cenário é ainda mais sério!

Por mais que estudos sejam realizados antes da concepção do projeto, o mercado muda rapidamente, as exigências das pessoas mudam, as ofertas de produtos e serviços também mudam e isso exige que cada vez mais as empresas enxerguem a necessidade de processos de melhoria contínua.

Vejo muitos negócios gastarem meses para lançar um website e depois não fazem absolutamente mais nada para melhorá-lo. Nem mesmo testam novas possibilidades ou medem os resultados alcançados.

Em vez disso, tendem a se concentrar em outros canais de marketing, como blogs, mídias sociais, e-mail e campanhas de links patrocinados.

Embora seja vital focar em um mix de mídias para envolver os clientes e ganhar uma abrangência significativa, o website da empresa geralmente é a ferramenta de conversão final, ou seja, é onde a venda realmente é fechada e a compra concretizada, merecendo assim, total atenção do empreendedor.

Pense em seu website como o cartão de visitas do seu negócio. E mais, como o escritório onde você receberá seus clientes, exibirá seus produtos/serviços e fechará suas vendas.

Agora imagine qual será a impressão do seu cliente ao chegar em seu “escritório” e não gostar do ambiente, da forma de comunicação utilizada, do atendimento… Será que ainda assim ele fará negócios com você?

Ao invés de tratar um website apenas como mais um item em uma lista de tarefas, é hora de vê-lo como um patrimônio do negócio que requer investimentos incrementais para que continue se conectando com seus clientes e trazendo resultados para o empreendimento.

Proporcione uma experiência diferenciada através do seu website

Proporcionar uma experiência de alta qualidade ao usuário é fundamental para estratégias de marketing digital.

De nada adianta uma campanha perfeita em redes sociais ou em mecanismos de busca como o Google, se no momento da venda seu website coloca tudo a perder dificultando o processo de compra, não passando as informações necessárias ou até mesmo não transmitindo credibilidade para que o cliente dê o próximo passo.

Nessas condições um website pode mais atrapalhar que favorecer um processo de vendas.

Não se esqueça que o seu cliente e o mercado estão em constante movimento, novas tecnologias surgem a todo momento e um website precisa sempre estar alinhado a tudo isso.

Dessa forma, tente manter uma abordagem interativa para a sua página introduzindo gradualmente novos recursos e funcionalidades.

Não deixe de realizar testes e evite mudanças radicais em sua estrutura, assim será mais fácil mensurar o desempenho de cada modificação. Essa é a maneira mais eficaz para criar uma experiência digital que realmente impacte seus visitantes.

Pode parecer complicado, mas não é! Abaixo vou citar 4 fatores que irão ajudar com que você e sua empresa atinjam esse objetivo.

Feedback é a chave da otimização de websites

É impossível criarmos uma experiência realmente satisfatória para o usuário sem avaliarmos ativamente de forma constante e sistêmica seus feedbacks.

Talvez, por ser o jeito mais prático de descobrirmos o que os nossos visitantes querem, muita gente se esquece desse método simples que é: perguntar a eles! Portanto, indague seus usuários, crie enquetes, envie formulários por e-mail, questione-os nas redes sociais, estimule comentários em seus artigos e vídeos… use e abuse da sua criatividade!

Uma outra maneira de obtermos feedback é utilizando o Google Analytics. Através da sua integração com o website é possível analisarmos em detalhes o comportamento do visitante na página, como por exemplo, o tempo médio das visitas, a origem geográfica dos acessos, os assuntos mais clicados, todo fluxo de navegação e diversos outros dados relevantes.

Esses dados, após compilados e analisados constituirão uma importante base de informações com indicativos que podem mostrar com exatidão as preferências de quem acessa seu website.

Fique atento, negligenciar na obtenção de feedbacks pode gerar uma séria desconexão entre as necessidades do usuário e os objetivos do negócio.

Lembre-se: Para os usuários, uma experiência forte, consistente e sob medida em um website causará mais impacto do que uma experiência online mediana distribuída em vários canais externos de comunicação.

Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) e a Experiência do Usuário (UX) são lados vitais da mesma moeda

Investir para que os usuários tenham a melhor experiência possível em um website traz duas grandes vantagens a um negócio.

A primeira delas é que a mente de seus visitantes terá sempre a empresa como referência e sinônimo de qualidade.

A segunda é que tais melhorias agradam também ao segundo tipo de usuário mais importante que uma página pode ter: Os motores de busca.

Ao longo dos anos, os principais mecanismos de busca como o Google e o Bing vem investindo forte na otimização de seus métodos de pesquisa, de forma que consigam entregar cada vez mais resultados de qualidade e que satisfaçam as necessidades de quem realiza pesquisas através deles. Com isso, os critérios de avaliação de websites ficaram mais rigorosos e exigentes.

Não é à toa que aparecer nas primeiras posições em um resultado de pesquisa requer tempo e dedicação.

Não basta ter um bom conteúdo, é preciso obedecer a inúmeros critérios e padrões.

Tudo é levado em consideração: A velocidade de carregamento e o tempo que o usuário permanece em cada da página, se o website se adapta automaticamente a telas menores como a de dispositivos móveis (tablets e smartphones) e muitos outros fatores, que abordo em mais detalhes no artigo abaixo:

6 Fatos que todo empresário deveria saber sobre SEO

O importante aqui é que saiba que todo o esforço dos mecanismos de busca é para entregar páginas de qualidade a quem realiza pesquisas. Portanto, quando um negócio cria seu website focado em oferecer a melhor experiência a seus usuários, estará automaticamente preparando sua página para ficar bem posicionada nessas ferramentas.

Por que me preocupar com mecanismos de busca?

Atualmente os mecanismos de busca são os principais responsáveis por realizar a conexão entre empresas e potenciais clientes. Seu diferencial é levar até o negócio pessoas que já estão procurando pelos produtos e serviços que ele oferece, potencializando e muito, suas chances de venda.

Veja alguns dados interessantes sobre o assunto coletados em um estudo realizado pela empresa norte-americana Mediative:

  • 93,2% dos entrevistados afirmaram pesquisar o produto de interesse na web antes de fechar a compra.
  • 95,5% indicaram usar mecanismos de busca em algum momento do processo.
  • 86,9% pesquisam em ferramentas de busca após visitar o site do fabricante / fornecedor do serviço.
  • 70% dos cliques em resultados de pesquisa são em websites bem posicionados organicamente, ou seja, que não pagam por anúncios.
  • 60% dos cliques ocorrem entre os 3 primeiros resultados exibidos.

Você consegue perceber a importância de possuir um site otimizado e o volume de negócios que isso pode trazer à sua empresa?

Múltiplas habilidades na equipe de gestão do website são fundamentais

Possuir equipes web com múltiplas habilidades será fundamental para o sucesso do website, pois elas terão todas as ferramentas necessárias para o seu crescimento em ritmo acelerado.

No entanto, esta abordagem funciona somente se todos os membros da equipe trabalharem continuamente em direção a uma mesma visão e objetivo.

Para que estratégias de melhoria da experiência do usuário sejam realmente efetivas, a empresa e sua equipe devem se manter alinhadas com o intuito de desenvolver novos recursos, realizar pesquisas sobre o perfil dos seus visitantes e criar conteúdo direcionado para a obtenção de feedback.

Para ter sucesso e criar grandes experiências digitais para hoje e para o futuro é fundamental que os setores de marketing, design, tecnologia, vendas e demais equipes do negócio trabalhem em conjunto para construir marcas, produtos e serviços que sejam significativos, relevantes e capazes de se conectar com seus clientes.

Em última análise, uma abordagem interativa requer a construção de um website leve, com espaço para crescer.

Ao invés de gastar meses ou anos para construir uma página robusta baseada em suposições, foque inicialmente em desenvolver o mínimo necessário para fazer o negócio rodar, ou seja, no suficiente para capturar clientes, realizar vendas ou validar uma nova ideia. Em seguida, através de testes e feedbacks dos usuários se aprofunde e crie experiências mais trabalhadas de acordo com a demanda.

Se você tem um pequeno negócio, uma equipe enxuta ou se até mesmo a empresa é constituída de uma única pessoa, fique tranquilo, isso pode ser uma vantagem.

Dessa forma, você terá uma visão ampla sobre todos os setores, total domínio sobre eles e a possibilidade de tomar decisões rápidas, o que geralmente não acontece em empresas maiores. Tire proveito disso!

Esta abordagem irá ajudá-lo a alinhar suas metas de negócios com as necessidades dos seus clientes e essa é a fórmula vencedora para qualquer negócio!

Caso queira se aprofundar um pouco mais no assunto, recomendo um dos nossos E-books:

Por que meu site não vende? Descubra 7 razões que podem impedir que o seu site gere resultados para o seu negócio.

Até o próximo artigo!

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