Planejamento estratégico é um processo gerencial que tem como objetivo definir de forma coerente todos os passos a serem dados até a concretização de um resultado, tornando-o tangível e sustentável.
Em linhas gerais é construir uma visão do futuro através do exercício da imaginação, definindo em que patamar se deseja chegar, e então, estabelecendo quais os caminhos e ações o levarão até lá.
Possuir objetivos claros e bem definidos é o ponto de partida para a elaboração de um planejamento eficiente.
Parafraseando o filosofo romano Sêneca:
Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai.
O passo seguinte é a transformação dos objetivos em metas mensuráveis, aplicando metodologias que devem avaliar fatores internos e externos à empresa, repensando conceitos e analisando a realidade de forma que fique claro a viabilidade de sua implementação.
Aqui são definidos os recursos necessários, quais tarefas serão executadas, a ordem de realização e o período desejado para obtenção dos resultados.
Dentre os fatores externos, em se tratando de Marketing Digital, é primordial entendermos quem é o público-alvo, quais suas preferências, anseios, desejos e sua forma de interação no universo virtual.
Todas as etapas acima requerem pesquisas minuciosas, pois irão compor o “manual de trabalho” que deverá guiar as equipes envolvidas durante todo o projeto.
O monitoramento é realizado em períodos pré-definidos através de indicadores de desempenho que permitirão mensurar as taxas de ROI (Return on Investment).
É importante ter em mente que o Planejamento Estratégico, assim como o Plano de Negócios, não é um documento imutável. Muito pelo contrário.
Periodicamente ele deve ser revisto, repensado e reavaliado de forma que se adeque à realidade do mercado e cumpra sua função principal, que é guia-lo até o seu objetivo.
Durante sua concepção não existe certo ou errado, e sim o que é viável ou não dentro dos recursos disponíveis e dos objetivos traçados.