Se você já tem um negócio ou pretende abrir um, certamente já deve ter ouvido o termo “domínio”.
Com a inclusão digital e a popularização da internet, essa palavra deixou de fazer parte somente do cotidiano de especialistas em tecnologia e passou a integrar a vida de profissionais de diversas áreas, principalmente empreendedores, gestores e profissionais de marketing.
Antes de abordarmos os motivos principais pelos quais uma empresa deve registrar um domínio é importante que você entenda o que ele é.
Caso já tenha familiaridade com o assunto, por favor, siga ao próximo tópico.
O que é um domínio?
Um domínio é a identidade digital de um negócio na internet.
É o “endereço digital” pelo qual uma empresa é procurada, localizada e acessada.
O domínio é o responsável por associar as pesquisas realizadas na web à sua empresa e ao conteúdo que disponibiliza.
Por exemplo, para que uma empresa possua um e-mail profissional como contato@SuaEmpresa.com.br, ou para colocar na web um site como www.SuaEmpresa.com.br, é preciso previamente que o domínio SuaEmpresa.com.br seja registrado.
Existem vários órgãos autorizados a realizar registros de domínio, alguns com ênfase no tipo de extensão.
Como extensão é considerado tudo aquilo à direita do primeiro ponto.
No exemplo acima, a extensão é .com.br, que significa um domínio comercial (.com) localizado no Brasil (.br).
Os valores para registro variam de acordo com a extensão escolhida.
Após o registro, o proprietário do domínio deverá manifestar periodicamente, no prazo mínimo de 1 ano, o interesse em continuar sendo seu proprietário e arcando para isso, com um pequeno custo de manutenção.
Como um domínio é a identidade digital de um negócio na internet, não é permitido duplicidade.
Cada domínio é único, portanto, caso o nome que deseja já tenha sido registrado, não será possível que também o utilize para a sua empresa.
Dicas para escolher um bom domínio
- Evite nomes longos ou cuja grafia e pronúncia sejam de difícil memorização e pronúncia.
- Evite termos ou palavras que sejam associadas a outras marcas ou empresas.
- Evite números e hífens.
- Priorize domínios que tenham relação direta ou possam descrever os produtos / serviços do seu negócio.
- Utilize uma extensão de domínio coerente. Exe.: .info para sites informativos, .org para organizações não comerciais, etc.
- Considere expressões e palavras familiares ao seu público alvo.
Após esta introdução técnica, porém necessária, vamos aos fatores estratégicos que devem ser levados em consideração para a decisão de registrar um domínio.
Se você é profissional de marketing, publicidade e propaganda, empreendedor ou está à frente da gestão de algum negócio, reflita sobre eles:
Exclusividade
Caso você já possua um negócio fique atento!
Nada impede que qualquer outra pessoa, inclusive o seu concorrente registre um domínio com o nome da sua empresa e o utilize para fins comerciais.
Registrar e proteger seus nomes de domínio é tão importante quanto garantir direitos sobre marcas e patentes.
Ter uma identidade digital não é um luxo e sim uma necessidade para qualquer empresa ou profissional liberal.
Se o seu negócio já tem visibilidade ou está começando a ganhar mercado, recomendamos inclusive que registre, pelo menos, os domínios com as extensões mais populares, como por exemplo: SuaEmpresa.com.br e SuaEmpresa.com.
Assim, você garante o direito de uso da sua marca na internet, além de facilitar com que o seu público-alvo o encontre facilmente.
Profissionalismo
Qual empresa consolidada no mercado você conhece que utiliza e-mail de plataformas de uso pessoal como UOL, Terra, Hotmail, Gmail, dentre outras, ou não possui um website?
Certamente nenhuma!
Para que o seu negócio tenha um website como www.SuaEmpresa.com.br e contas de e-mail personalizadas como contato@SuaEmpresa.com.br é preciso que previamente um domínio seja registrado.
O primeiro passo para que um negócio tenha credibilidade e transpareça profissionalismo ao seu público-alvo é possuir uma página na web.
Um website é a forma mais simples de expor ao mundo seus produtos / serviços, além de facilitar a comunicação e estreitar o relacionamento entre clientes e empresa.
Com o domínio registrado você tem a possibilidade de criar e-mails personalizados (@SuaEmpresa).
Eles serão o principal meio de comunicação com os seus colaboradores e clientes e ficarão em evidência todas as vezes que alguém precisar falar com você, gerando uma imagem muito mais profissional e sólida para o negócio.
Recursos profissionais
Além disso, ferramentas de e-mail profissional são desenvolvidas de forma mais completa, fornecendo recursos que não são encontrados em plataformas de uso pessoal e o ajudarão inclusive na gestão do negócio, como por exemplo:
- Agenda de contatos;
- Lista de Tarefas;
- Lembretes por sms e e-mail;
- Bloco de Notas;
- Agendador de Reuniões;
- Anti vírus e anti spam.
Negócios físicos possuem um limitado poder de abrangência se comparados a negócios digitais.
Através de websites uma empresa transcende barreiras geográficas e torna-se apta a estabelecer relações comerciais por todo o mundo.
Atualmente, estratégias e técnicas de Marketing Digital permitem a expansão do mercado-alvo, possibilitando a captação de novos clientes, geração de autoridade e inúmeras formas de relacionamento com prospects (clientes em potencial) e fornecedores.
Você ainda tem dúvida se deve registrar um domínio para o seu negócio ou gostaria de acrescentar algo a este post?
Deixe sua mensagem abaixo nos comentários. Vamos gostar de saber sua opinião!