Qual o novo perfil de consumidor criado pela era digital?

As inovações tecnológicas impactaram a sociedade como um todo, seja na forma de se relacionar, interagir e principalmente consumir produtos e serviços.

Com inúmeras ferramentas à disposição através de um clique, múltiplos canais de comunicação digital como a internet, telefonia móvel e TV interativa fornecem ao novo consumidor um vasto arsenal de possibilidades.

Tais possibilidades permitem ao consumidor conhecer a fundo seu objeto de desejo, seus benefícios e suas principais desvantagens, o que o leva a racionalizar como nunca todo o processo de escolha e compra.

Na era digital, as empresas precisam aprimorar cada vez mais o relacionamento com seus clientes. Para isso é preciso conhecer a fundo esse cenário e usar todo o conhecimento adquirido como diferencial competitivo no embasamento de decisões estratégicas.

O estudo “Decifra-me ou te devoro”, realizado pela consultoria GS&MD Gouvêa de Souza, trás dados importantes que consideram o inevitável crescimento das vendas no e-commerce, as inúmeras possibilidades de relacionamento e vendas do m-commerce, a iminência da implantação da ITV e o t-commerce; tudo isso aliado à crescente importância das redes sociais na construção e sustentação da imagem de produtos e serviços.

Alguns dados da Pesquisa

• 52% dos neoconsumidores são homens;
• 88% têm entre 19 e 54 anos;
• 61% destes novos consumidores são da classe B;
• 23% são da classe C;
• 18% compram enquanto estão trabalhando;
• 67% realizam suas compras de casa;
• 43% dos neoconsumidores interessam-se por vestuário, calçados e acessórios em geral;
• 81% utilizam-se de sites comparadores de preço;
• 91% dos consumidores adquirem cosméticos;
• 76% dos novos compradores procuram por eletrônicos;
• 34% compram alimentos online.

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