A maioria das pessoas tendem a pensar em inovar e no próprio processo de inovação como sendo o resultado de um único insight, que surge de maneira aleatória e espontânea como um sopro de genialidade.
Felizmente este é um mito que vem deixando de existir.
A verdade é que não se pode mais perder tempo aguardando por momentos “eureka”, e por isso, vem se tornando impossível para empresas não investir e se dedicar a sistematizar processos que fomentem a inovação.
Como disse o cientista e inventor do Pos-it, Art Fry:
Inovar é a eterna tentativa de resolver problemas. Boas soluções surgem quando as pessoas tentam fazer as coisas melhores.
Encontrar soluções inovadores de forma constante é uma exigência do mercado, e desse modo, imprescindível para o sucesso nos negócios e até mesmo para uma carreira profissional .
Porém, não há dúvida que alcançar e manter um alto nível criativo sempre foi um grande desafio.
Por esse motivo o assunto tornou-se alvo de pesquisadores em todo o mundo na busca pelo desenvolvimento de métodos e estratégias que favoreçam a criação de ambientes que estimulem a inovação e que possam ser replicados.
Muito já se avançou nesse sentido e o que sabemos é que inovar é o produto de uma série de elementos como criatividade, observação, percepção, conhecimento multidisciplinar, vivência e integração de pessoas com diferentes aptidões.
Hoje, a inovação ultrapassa os laboratórios de pesquisa, as reuniões de startups do Vale do Silício e as grandes iniciativas corporativas.
Ela está ao alcance de todos e bastam pequenas ações para que seja possível inovar. Mas, por onde começar?
Essa é uma dúvida recorrente, principalmente para aqueles que estão em seus primeiros passos.
Se você se enquadra nesse caso, pensar em inovação pode parecer um “bicho de 7 cabeças”, mas não é!
Saiba que bastam pequenas atitudes para que seja possível ter boas ideias para melhorar seus produtos / serviços e até seu desempenho profissional.
Veremos a seguir algumas dicas que poderão ajudar (e muito) nessa tarefa.
1. Observe e melhore a ideia de outros negócios
Uma das melhores maneiras de inovar é tomar como referência uma ideia que já tenha sido testada no mercado e aperfeiçoa-la, adequando-a para as necessidades do seu público- alvo.
Relatos não oficiais dizem que Henry Ford tomou como base uma linha de produção em série de uma fábrica de embalagens de carne para idealizar a linha de produção que implementou na sua indústria automobilística, reduzindo drasticamente seus tempos e custos de montagem, o que tornou-o referência em todo o mundo.
2. Pergunte aos seus clientes
Se simplesmente perguntar aos seus clientes como você pode melhorar seus produtos ou serviços obterá valiosos feedbacks e muitas idéias para inovações incrementais.
Normalmente, eles irão pedir novos recursos ou que você faça seu produto mais barato, mais rápido, mais fácil de usar, disponível em diferentes estilos e cores, etc.
Ouça esses pedidos com cuidado e escolha aqueles que realmente façam sentido para o seu negócio.
3. Analise seus consumidores e avalie suas necessidades
Nem sempre seus consumidores saberão o que querem e o que de fato precisam. Por isso é importante analisa-los e avaliar suas necessidades constantemente.
Tente ver como eles utilizam ou consomem o que adquirem de você.
A Levi’s, por exemplo, descobriu que seus clientes costumavam rasgar seus jeans para usá-los de modo menos formal, então criou uma linha de calças mais despojadas pré-rasgadas, o que atendeu em cheio o desejo de muitos dos seus consumidores.
O mesmo aconteceu com a Heinz, que percebeu que as pessoas costumavam guardar suas embalagens de maionese, mostarda e ketchup de cabeça para baixo para facilitar o consumo.
O resultado foi o desenvolvimento de embalagens nessa posição.
4. Aproveite as dificuldades e reclamações
Se os seus clientes encontrarem qualquer tipo de dificuldade ao usar seu produto / serviço crie um ecossistema que estimule-os a enviar feedbacks.
Deste modo você terá um forte ponto de partida para inovar.
Estude caso por caso e realize reuniões de brainstorming com sua equipe para eliminar os inconvenientes relatados e introduzir melhorias que sanem tais problemas.
5. Exercite criar associações
Grandes ideias geralmente nascem da combinação de pequenas ideias. Então, reflita: Qual outro produto / serviço já existente que somado ao seu poderia gerar mais valor ao seu cliente?
Esse principio funciona em todos os níveis. Assim foram criados produtos como mala com rodas, telefone celular com câmera e vôos com serviço de massagem para seus passageiros.
Se quiser saber mais, veja também o artigo: De onde vem as grandes ideias.
6. Pratique o desapego
Será que o seu cliente vê como algo essencial e útil todas as funções e características dos seus produtos / serviços?
O que você poderia eliminar para torná-los mais baratos, simples, rápidos, fáceis de usar, etc.?
Por exemplo, a maioria dos usuários do Ms Office utilizam em média apenas 30% dos seus recursos.
Criar pacotes específicos para cada perfil de usuário poderia torná-lo mais acessível para quem tem um nível básico de uso.
7. Valorize as opiniões da sua equipe
Desafie as pessoas que trabalham no seu negócio a encontrar novas e melhores maneiras de fazer as coisas.
Elas estão perto da ação, envolvidas em toda operação e próximas dos seus clientes.
Quem poderia ser melhor para identificar oportunidades de inovação?
Muitas vezes elas só precisam de encorajamento e estímulo para apresentar excelentes ideias.
8. Planeje inovar
Deixar uma empresa navegando sem uma rota clara e bem definida é ter a certeza de que ela chegará a lugar nenhum.
Para que isso não aconteça, inclua metas para o desenvolvimento de novos produtos e serviços em seu planejamento estratégico e planos de ação.
Estabeleça indicadores que demonstrem o sucesso ou fracasso de cada passo.
Resumindo, resguarde-se o máximo possível de que o trajeto estabelecido será percorrido da melhor maneira possível, dentro do tempo definido e consumindo os recursos disponíveis.
Somente assim, você terá maiores chances de realizar um bom trabalho no desenvolvimento de produtos / serviços inovadores.
9. Promova reuniões de brainstorming periodicamente
Promover reuniões de brainstorming regulares com seus colaboradores irá garantir um grande volume de novas ideias que certamente serão úteis para desenvolver inovações.
Use grupos de pessoas de diferentes áreas do seu negócio e inclua se possível um mediador externo, por exemplo, um cliente ou fornecedor.
10. Examine patentes
Verifique patentes existentes que se aplicam à área de atuação do seu negócio. Há alguma que você poderia licenciar? Alguma em tempo de expiração que você possa usar o método?
Existe uma maneira diferente de alcançar a ideia essencial de alguma das patente?
11. Trabalhe colaborativamente
Trabalhar em parceria com outras empresa que podem complementar e agregar valor ao que você oferece é uma excelente estratégia.
Mas, para que funcione, é preciso escolher um parceiro com uma filosofia semelhante à sua, e de preferência com habilidades diferentes.
Foi exatamente o que a Mercedes fez com o Swatch quando lançaram em cooperação seu carro inteligente.
12. Minimize ou maximize
Minimizar ou maximizar as características de um produto / serviço pode se tornar um elemento chave para negócios que buscam diferenciação em seu mercado. Mas, cuidado com preconceitos!
Nem sempre algo maximizado quer dizer melhor ou minimizado quer dizer pior, até porque tais conceitos são pessoais e subjetivos.
Para implementar, simplesmente pegue algo que é padrão em seu segmento e minimize ou o maximize.
Por exemplo, a Ryanair Linhas Aéreas enxugou seus serviços ao cliente para alcançar preços mais baixos com relação à concorrência. Por outro lado, a Starbucks elevou o preço dos seus produtos proporcionando mais valor aos seus clientes por meio de uma experiência diferenciada.
13. Acompanhe de perto seus concorrentes
Não siga servilmente seus concorrentes, mas assista-os de forma inteligente.
Os pequenos são muitas vezes os mais inovadores, então veja se você pode adaptar ou licenciar uma das suas ideias, ou quem sabe, comprar a empresa!
Dica extra: Considere estratégias digitais de marketing e vendas
Atualmente, existem inúmeras ferramentas e estratégias que podem ser úteis, e posso dizer, até mesmo essenciais para qualquer tipo de negócio que pretende inovar.
Por meio do Marketing Digital é possível, dentre outras coisas, diminuir ciclos de venda longos e complexos, mensurar com precisão o retorno de cada investimento (ROI), realizar ações totalmente direcionadas e segmentadas a um público alvo, estreitar o relacionamento com clientes e prospectos de forma automatizada e personalizada.
Além disso, não podemos deixar de levar em consideração a abrangência que um negócio pode alcançar por meio da internet com custos extremamente reduzidos se comparados aos meios tradicionais de venda e publicidade.
Hoje, qualquer tipo de empresa precisa ter foco também em tecnologia, mesmo que ela não seja parte do coração do negócio.
Essas são apenas sugestões!
Claro que elas não garantirão o sucesso, mas podem ser um ótimo ponto de partida para negócios que estão com seus produtos e serviços estagnados.