Se você olhar ao seu redor, verá que quase tudo se tornou digital.
As pessoas leem notícias em sites, assistem TV online, se relacionam em mídias sociais, adquirem produtos e serviços em lojas virtuais, e cada vez mais, buscam informação e conhecimento na internet.
Como você pode ver, a finalidade do tempo gasto na web por seus usuários varia, e vai muito além do que citei acima.
Não se surpreenda caso alguma empresa avalie seus perfis em redes sociais antes de contratá-lo, ou ainda, se for empresário, que o seu público-alvo antes de se tornar cliente, conheça tão bem sua empresa e seus produtos / serviços quanto seus melhores vendedores.
Vivemos em uma era orientada pela tecnologia, e todos nós nos tornamos dependentes dela, seja para nossa vida pessoal ou para nossos negócios.
Essa recente realidade de avanços tecnológicos constantes fez surgir uma nova necessidade para empresas e profissionais que desejam crescer e se manter vivos no mercado. Estou falando da necessidade de construir uma sólida presença digital.
Antes de falarmos sobre como construí-la de maneira consistente é preciso que fique claro porque uma presença digital é tão importante e como ela poderá ajudar você a não somente se destacar, mas também, a expandir seu alcance e se consolidar no mercado.
Uma presença digital planejada e bem estruturada pode lhe trazer em pouco tempo inúmeros benefícios e resultados que antes só eram possíveis de serem alcançados em décadas de trabalho e com investimentos significativos.
Então, se você pretende gerar resultados para sua carreira ou empresa utilizando ferramentas e estratégias digitais, preste atenção nestas 7 vantagens competitivas que você pode alcançar por meio da construção de uma forte presença digital, e também, porque elas são tão importantes:
1. Aumentar sua visibilidade
De nada adianta você ser o melhor profissional da sua área de atuação ou ter produtos e serviços incríveis em sua empresa se ninguém sabe disso.
“Quem não é visto não é lembrado”, portanto, nem você nem o seu negócio devem ser um segredo.
Seu público precisa ser capaz de encontrá-lo e ter acesso fácil a todas as informações necessárias para guiá-lo, desde a descoberta do que você tem a oferecer até a decisão de compra.
2. Estabelecer autoridade
Uma presença digital permite que você demonstre o seu conhecimento e a sua experiência em determinada área ou assunto, assim como, a constatação de tudo que realizou e todos os resultados que alcançou.
Compartilhar o que sabe na internet atesta seu domínio sobre o que está falando, e ainda, comprova sua generosidade em disseminar conhecimento.
Através de conteúdo que gera valor, sem que as pessoas percebam, gradativamente você constrói o que chamamos de capital social, ou seja, uma relação de confiança e credibilidade com cada uma delas.
Agora adivinhe: Quem elas irão procurar quando precisarem de um profissional da sua área ou de um produto / serviço que você oferece? Você, sua empresa ou alguém que nunca ouviram falar?
3. Construir relacionamentos duradouros
A internet proporciona a possibilidade de construirmos relacionamentos duradouros de forma mais simples, e principalmente de humanizarmos marcas e empresas, que até então, eram vistas como inacessíveis e intocáveis.
O mesmo vale para profissionais e celebridades, que agora estão a um clique de qualquer pessoa.
Mostrar ao seu público que você é real, que por trás da sua marca existem pessoas, e principalmente que possui algo que poderá ajudá-lo é a base de um relacionamento que se desenvolverá de forma natural, e que provavelmente gerará fortes laços.
Por meio desses relacionamentos, você estará construindo também, uma vantagem competitiva difícil de ser copiada ou facilmente superada.
4. Obter reciprocidade
A reciprocidade é sem dúvida um dos aspectos instintivos mais presentes nos seres humanos.
Sabe quando alguém lhe faz algo e você se sente na obrigação de retribuir de alguma forma? Esse é o instinto da reciprocidade em ação.
Quando você compartilha o que sabe e suas experiências, dedicando tempo a realmente oferecer algo de valor às pessoas, isso é perceptível.
Mesmo que de forma inconsciente, você estará ativando a reciprocidade em seu público-alvo, que por sua vez estará mais propenso a fazer negócios com você.
Proponho aqui a mesma reflexão do item 2. Com quem você acredita que teria mais chances de estabelecer algum tipo de relação de comercial:
- Com alguém que não conhece?
- Com alguém que lhe oferece frequentemente algo de valor e o ajuda a aprender coisas novas, resolver e entender problemas do seu cotidiano?
5. Criar uma primeira impressão positiva
De acordo com a Forbes, a maioria das pessoas formam uma primeira impressão nos primeiros sete segundos de contato, e isso vale inclusive para contatos virtuais.
A má notícia é que infelizmente não é tão simples reverter o cenário caso a opinião não tenha sido das melhores.
Diante do contexto tecnológico em que vivemos, se tornou hábito procurar um negócio, produto ou serviço por meio da internet antes mesmo de qualquer tentativa de relacionamento físico.
Sem uma presença digital você não terá a oportunidade de criar uma primeira boa impressão e deixará a porta aberta para que seus concorrentes o façam.
6. Trabalhar consistentemente
Uma das grandes vantagens de uma presença digital efetiva é que ela estará sempre presente e trabalhando por você, todos dias, todas as horas e a cada minuto. O que não acontece com comerciais de TV, anúncios de rádio e material impresso que possuem uma vida útil limitada.
Uma presença digital estará sempre pronta para oferecer informações para aqueles que procurarem por seus produtos e serviços. Ela trabalhará por você mesmo quando não estiver trabalhando.
7. Reduzir custos e ganhar tempo na prospecção
Quantas vezes você ou seu time comercial fizeram uma ligação para prospectar e receberam perguntas do tipo:
Quem é você?
O que a sua empresa faz mesmo?
Você pode me dar algumas referências de clientes para que eu possa analisar e checar?
Uma presença online torna tudo muito mais fácil, uma vez que gera credibilidade, autoridade e fornece referências de maneira automática, facilitando e encurtando negociações e todo o processo de vendas.
Essas vantagens competitivas podem ser potencializadas quando alinhadas a estratégias de Marketing Digital, Inbound Marketing, Automação e Marketing de Conteúdo.
Conclusão
Se você está acompanhando nossa série de artigos sobre presença digital, já deve ter notado como ela pode ser um divisor de águas em sua carreira ou na história do seu negócio, e também todos os problemas que pode enfrentar no futuro por ignorá-la.
Como citei no post Presença Digital: Entenda por que ela é imprescindível para seu negócio e sua carreira, adaptar-se ao novo contexto imposto pelos avanços tecnológicos passou a ser questão de sobrevivência.
Tenha a certeza de que caso ainda não tenha enxergado toda a sua importância e potencial, no futuro você desejará ter começado hoje!