Em um cenário de constante expansão tecnológica onde novos conceitos surgem a todo momento, as redes sociais e ações promocionais baseadas em geolocalização vem ganhando destaque entre usuários da web.
Muitas empresas também vem despertando para as inúmeras possibilidades e oportunidades de gerar mais visibilidade e engajamento para seu negócio por meio da geolocalização.
O que era até então cena de filme de ficção científica, hoje é realidade ao alcance de qualquer cidadão.
A localização de dispositivos (móveis ou não) pode ser realizada de várias formas.
Uma delas é por meio do rastreamento de sua conexão à Internet, usando chips de silício que recebem e emitem sinais em radiofrequência (RFID).
Outra possibilidade é valendo-se do Sistema de Posicionamento Global, popularmente conhecido como GPS, que fornece localização precisa através da triangulação de sinais entre o dispositivo e satélites.
Parece complicado? Para o usuário não é. Tudo acontece em um piscar de olhos e de forma transparente.
Diante dessa facilidade e da necessidade crescente do público em geral de compartilhar e gerar conteúdo, diversas redes sociais como o Facebook, incluíram a possibilidade de acrescentar de forma automática através de geolocalização, o local de onde o post está sendo realizado.
A geolocalização pode quebrar o paradigma do distanciamento pela ênfase no mundo virtual. Em tempo real, através de check-ins é possível saber onde seus amigos estão, quais lugares costumam frequentar e encontra-los no mundo real, fortalecendo os laços de relacionamento.
Seguindo esse conceito, a rede social pioneira em geolocalização, o Foursquare vai além.
A ferramenta permite realizar indicações de estabelecimentos como bares, restaurantes, lojas, teatros; incluindo fotos e descritivos. Os amigos na rede social que visualizarem as indicações podem classifica-las e de acordo com as classificações é gerado um índice de relevância e aceitação pelo local.
De acordo com esse índice ou da frequência que realiza check-ins no lugar, o autor do post passa a receber premiações simbólicas, como acúmulo de pontos, brasões (badges) e títulos como de delegado e prefeito. Os títulos ficam visíveis a toda comunidade da rede social gerando status a seus portadores.
Esse tipo de rede social está intrinsecamente ligada ao marketing digital. A publicidade faz parte do escopo de utilização natural da ferramenta e acontece de forma espontânea. Porém nada impede que estratégias de marketing sejam desenvolvidas visando tais funcionalidades com o intuito de aumentar o buzz de uma empresa.
Na era do social é preciso agir localmente pensando globalmente.