Google marcará como não seguros sites sem criptografia (SSL)

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Escrito por: Alexandre Spada

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Você compraria ou confiaria em um site em que o Google mostra um aviso de site inseguro?

Segundo o portal E-commerce Brasil, os brasileiros estão entre os mais preocupados com segurança e privacidade online.

Agora imagine a repercussão que uma mensagem de alerta pode ter para os visitantes do seu site.

Até recentemente, se pensava que os certificados de segurança eram úteis apenas para lojas virtuais e sites que realizavam algum tipo de transferência ou troca de informações sigilosas.

Mas, a segurança é um assunto muito sério para o Google e o objetivo de todas as ações da empresa são para tornar a web mais segura e confiável para o usuário.

Com a nova atualização, que entrou no ar dia 24 de julho de 2018, o Google Chrome mostrará um aviso de que a página acessada não está segura para aqueles sites que não utilizam o protocolo de segurança HTTPS.

Com essa atualização do Google Chrome, todos os sites serão afetados.

Como pode ver, chegou a hora de dar prioridade para a segurança do seu site, mas não se preocupe, vou te ajudar a entender melhor do que se trata essa atualização e o que você precisa fazer para evitar o aviso de site inseguro.

Então, vamos começar entendendo como funciona a segurança de um site.

O que é o HTTPS?

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O HTTPS (ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, na tradução literal) é um protocolo de segurança que informa aos visitantes quando estão em um site seguro. Isso significa que foi instalado um Certificado SSL e o site possui uma proteção extra.

Como funciona o Certificado SSL?

O Certificado SSL (Secure Socket Layer) é um certificado digital que:

  • Utiliza um sistema de criptografia para mascarar os dados;
  • Garante que terceiros não autorizados tenham acesso à informações;
  • Permite um tráfego de dados com mais segurança entre o servidor e o visitante do site.

Um Certificado SSL protege as informações sigilosas que você guarda e compartilha em seu site.

Importância de ter um site com HTTPS

Além da segurança para troca de informações sigilosas, o que é primordial para lojas virtuais e sites com transações, ter um site com protocolo HTTPS dá maior relevância para SEO.

Já que o Google valoriza a segurança, isso entrou na lista de itens indispensáveis para um bom ranqueamento da página nos resultados de pesquisas.

O Certificado SSL passou a ser uma exigência do mercado pois o protocolo garante mais segurança para os dados que circulam na web e isso contribui para mostrar mais credibilidade e integridade nas informações.

Sem falar a grande utilização do Google Chrome pelos brasileiros. Atualmente 75% das pessoas no Brasil utilizam o browser para navegar na internet.

A atualização do Google Chrome

A preocupação com a segurança de sites e lojas virtuais aumentou no início de 2017, quando uma atualização do Google Chrome passou a informar se os sites usavam o protocolo de segurança HTTPS ou não.

A medida foi tomada depois de perceber que os usuários não sabiam diferenciar quando estavam ou não em um ambiente seguro.

Por isso, o Google passou a usar cores e um texto na barra de endereço, destacando essas informações.

A partir de então o uso do HTTPS aumentou notadamente e fez com que o Google tomasse novas medidas. A empresa acredita que a segurança na web deve ser o padrão. 

Portanto, a mudança afetará somente as páginas que não tiverem o protocolo. 

Todos os sites em HTTP terão o aviso de “Não Seguro”.

Segundo o Google, no primeiro momento não foi possível sinalizar todos os sites porque o volume era muito alto.

Mas, agora que a maioria dos sites possui o Certificado SSL já é possível fazer essa diferenciação com maior destaque. Por isso, a recomendação é migrar o quanto antes para o HTTPS.

 

O website do seu negócio já possui certificado SSL? Você pode contar com o nosso time de especialistas para auxiliá-lo na contração.

Basta entrar em contato!

 

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Sobre <strong>o autor</strong>

Sobre o autor

Alexandre Spada é empresário na área de tecnologia, formado em Ciência da Computação, Especialista em Engenharia Web e Gestão Estratégica de Negócios. Atualmente, Alexandre cursa Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia.

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