A identidade visual é sem dúvida um dos elementos mais importantes que todo empresário não pode deixar de atentar ao dar início a uma empresa ou ao desenvolvimento de uma estratégia de comunicação.
Sabe por que?
Porque será por meio dela que a história do seu negócio será contada sem dizer uma palavra!
Ela será também responsável pela percepção que o público alvo terá sobre o empreendimento, além de compor um importante elemento para gerar identificação e impactar seus clientes e potenciais consumidores.
É importante ter em mente, que mesmo de forma inconsciente, a maioria das pessoas formam opiniões sobre uma empresa sem saberem ao menos quem é, seu porte ou o que faz, simplesmente baseadas na forma como se apresenta.
Portanto, uma boa identidade visual deve ser capaz de transmitir seus valores, sua missão e seus ideais.
Deve também transparecer confiança, oferecer familiaridade e estar próxima às preferências do mercado que deseja atingir.
Como pode perceber, a construção de uma marca e da sua identidade visual não é uma tarefa das mais simples, tampouco rápida, pois exige a consideração de inúmeros fatores.
Ela deve ser idealizada focando representar a personalidade individual de um negócio de forma bem definida, consistente e centrada em desenvolver uma forte conexão emocional com o público alvo.
Identidade visual: O primeiro contato entre entre empresa e cliente
Mesmo a identidade visual sendo apenas um componente da marca, ela é a responsável pela primeira imagem da empresa que será formada na mente de seus potenciais clientes.
Essa imagem poderá ser negativa ou positiva, gerar interesse ou desinteresse, criar confiança ou desconfiança.
Desse modo, tal percepção irá determinar diretamente como será estabelecida a comunicação e a relação entre empresa e seus consumidores, não somente nas próximas interações, mas talvez para sempre!
Quando as pessoas entendem o que esperar de uma marca por meio da forma como se comunica, começam a sentir que podem acreditar no negócio.
Isso mostra que tudo está alinhado e que existe seriedade e profissionalismo em todas as ações.
Como pensar sobre sua marca para a construção de uma identidade visual?
Pense sobre sua marca na perspectiva de um cliente. Não como você quer que ela se pareça, mas como quer que ele a perceba.
Identidade visual não é apenas design! Ela vai muito além do que a maioria das empresas consideram.
Para clarear um pouco sua visão sobre o assunto, citarei a seguir 5 pontos que deve refletir para que tenha uma melhor compreensão sobre como construir e potencializar a forma como o público percebe sua marca.
1. Quem é seu público alvo?
Definir o seu público é o primeiro passo para construir uma identidade visual bem sucedida.
Se você não sabe exatamente com quem irá se comunicar, certamente não saberá o que dizer.
Não economize tempo em identificar características como: idade, sexo, localização, renda, estado civil, ocupação, nível de educação, etc.
Dependendo do seu produto ou serviço, pode ser útil inclusive definir uma etnia. Mas, não é só isso, a demografia é apenas parte da identificação de um público-alvo.
Devem ser considerados também fatores comportamentais, como por exemplo, preferências, medos, aspirações, desejos, aptidões, etc.
Quanto mais dados você conseguir reunir, mais próximo estará da personificação (persona) do seu cliente ideal, e consequentemente mais assertiva será sua comunicação.
Caso não tenha ideia por onde começar, dê uma olhada na audiência de seus concorrentes em mídias sociais.
Veja qual é o perfil predominantemente ativo que responde, comenta, compartilha e participa de discussões. Você poderá descobrir muito sobre quem é o público avaliando as interações realizadas.
Sempre embase suas decisões e escolhas em dados, nunca em achismos!
Uma boa pesquisa de mercado é como lição de casa. Deixar de fazê-la trará consequências, que neste caso, podem se traduzir em resultados ruins ou em retrabalho.
2. Como você oferece valor?
Você também deve entender o que realmente impulsiona e motiva seus clientes a comprar e qual é a sua proposta de valor.
Aqui, fique atento! Nem sempre a razão é explícita!
Reflita também sobre:
- Por qual motivo eles devem optar pela sua empresa?
- Qual é o vazio que seu produto / serviço preenche?
- Qual problema especificamente ele resolve?
Se você é um coaching, talvez o seu cliente ideal possa ser uma mãe executiva, entre 40 e 50 anos, que mora em uma capital, que se sinta sobrecarregada por excesso de trabalho e que esteja procurando desesperadamente por significado e clareza sobre seu futuro.
Diante deste cenário, como você apresentaria sua marca de uma maneira visualmente amigável a este perfil sem deixar de evidenciar em sua comunicação que você tem a resposta para o problema do público-alvo?
3. Que tipografia está alinhada à mensagem que deseja transmitir?
Ao contrário do que muitos pensam, existe muita ciência por trás da escolha da tipografia de uma identidade visual.
Uma fonte pode fortalecer ou mudar completamente a interpretação da mensagem que se deseja transmitir, portanto, é preciso muito cuidado em sua escolha!
Cada tipo de letra carrega consigo uma personalidade, e também, significados que são transmitidos a quem as vê.
Por isso, costumamos dizer que as características visuais de uma tipografia dizem mais que palavras.
Antes de tomar uma decisão, certifique-se de que você considerou todos os impactos diretos e indiretos da sua escolha, pois eles podem ditar drasticamente como seu público se sente, e até mesmo, como são chamados à ação.
4. Quais são as melhores opções de cor para o seu projeto?
A psicologia das cores é um dos elementos mais importantes quando o assunto é identidade visual. Elas não somente afetam como os clientes se sentem quando olham para sua marca, mas também em um nível prático, podem determinar como sua empresa se destaca no mercado.
Entender a importância e a influência das cores em um projeto de comunicação é fundamental para a produção de uma identidade visual forte e coesa, pois cada uma delas, desempenha um papel importante no modo como criamos conceitos em nossa mente.
As cores definem os valores fundamentais das marcas, permitem uma maior sensibilização e apoio, reforçando simultaneamente a sua posição.
Elas ajudam dar a uma marca a sua própria personalidade, o que auxilia a distingui-la entre as suas concorrentes.
Além desses fatores, o significado das cores é considerado para estimular comportamentos e despertar sentimentos no público-alvo.
Veja a seguir o significado geralmente atribuído às cores segundo pesquisas científicas:
Vermelho: Incentiva ações e a confiança, aumenta a paixão, a intensidade de desejos e o senso de urgência. Fornece um sentido de proteção contra o medo e ansiedade.
Amarelo: Estimula o otimismo e a esperança. Também ajuda a concentrar a atenção, estimular o intelecto, prender a atenção e mostrar clareza.
Azul: Aumenta a criatividade, contemplação e espiritualidade. Cria senso de segurança e promove confiança.
Laranja: É menos excitante que o vermelho, mas agradavelmente estimulante.
Verde: Representa crescimento, vitalidade, abundância e natureza. Símbolo da fertilidade, tem efeito calmante e alivia o estresse.
Roxo: Estimula a área do cérebro da resolução de problemas e da criatividade. É associado à sabedoria e respeito.
5. Você está considerando a criação de um Manual de Identidade Visual?
Uma das melhores maneiras de não perder o controle sobre a sua identidade visual e garantir que não haja distorções em sua comunicação é manter uma biblioteca detalhada de especificações, o que chamamos de Manual de Identidade Visual.
Para que construa realmente uma identidade é preciso definir regras de utilização por meio do estabelecimento de padrões em todos os tipos de comunicação que realizar, sejam elas offline ou online.
Esses padrões incluem fontes, tamanhos, cores, tipos de imagem e possíveis variações (caso sejam permitidas).
Um Manual de Identidade Visual será um guia de estilo que conterá todas as informações necessárias para garantir que a sua mensagem permaneça íntegra onde quer que a conversa com o público-alvo seja realizada, como por exemplo: cartões de visita, impressos, outdoors, site, blog, redes sociais, TV, etc.
Por que isso é importante?
Em mercados saturados como vivemos atualmente, tem se tornado cada vez mais difícil tornar uma empresa reconhecível em diversos canais de comunicação, e isso é primordial para que uma marca ocupe lugar na mente de seus consumidores.
Conclusão
A consistência de uma marca é um fator chave na construção de confiança.
É importante que seu público confie em sua marca e que a confiabilidade do seu produto / serviço seja comunicada.
Se a cor, tipografia e o tom da marca mudam com frequência ou forem inconsistentes, isso poderá danificar a percepção que as pessoas têm sobre sua empresa.
Ao construir uma imagem de marca consistente, você será capaz de criar familiaridade mais facilmente por meio da sua comunicação, fortalecendo o relacionamento com seus clientes no mercado.
Então, esqueça completamente escolhas subjetivas.
Decidir sobre a direção visual de uma empresa pode ser uma tarefa difícil. Não hesite em trazer profissionais para o trabalho caso não se sinta totalmente seguro por onde começar e confortável em suas escolhas!
Não importa se o seu negócio tem mil funcionários ou se ele é constituído de apenas uma pessoa, você! Nunca é tarde para construir e trabalhar em sua identidade visual.