Growth Driven Design é uma nova e mais inteligente maneira de criar websites, sejam eles institucionais, portais, hotsites, landing pages ou lojas virtuais.
Os modelos tradicionais de webdesign praticados por empresas e até mesmo por agências têm se mostrado cada vez menos eficientes em manter um projeto web como uma ferramenta de marketing e vendas que cumpre seu propósito.
Isso se dá principalmente pela visão que se estabeleceu no mercado de como criar e manter um website, que não reflete mais a realidade em constante mudança do modo como consumidores interagem com marcas e escolhem seus produtos e serviços.
O modelo atual de desenvolvimento web possui inúmeros problemas sistêmicos em todas as suas fases, mas não daremos ênfase a eles neste post.
Para esse assunto, deixo abaixo o link de outro post aqui do blog que detalha os principais motivos pelos quais várias empresas estão estagnadas em seus resultados digitais, devido a possuírem websites sem nenhum foco em performance:
Por que o Web Design tradicional não é indicado para empresas que buscam performance em vendas?
Conquistar novos clientes, estabelecer uma comunicação eficaz com potenciais consumidores, melhorar a percepção de mercado sobre uma marca e gerar mais vendas são resultados que exigem mais do que a maioria das empresas considera.
É preciso atenção, acompanhamento, análise e foco constante em oferecer a melhor experiência possível em todos os contatos entre empresa e cliente.
Mas qual a relação do Growth Driven Design com isso?
A resposta é: Tudo!
O Growth Driven Design é uma metodologia que prioriza o entendimento do comportamento dos visitantes de um website, que servirá como base para alterações e correções da página tão logo problemas ou gargalos sejam identificados.
Vamos entender melhor…
O que é Growth Driven Design (GDD)?
O Growth Driven Design (Desenvolvimento Orientado a Crescimento) ou GDD, como mencionei anteriormente é uma metodologia inovadora que enxerga projetos web como organismos vivos, ou seja, em constante mudança.
Um website deve evoluir e se adaptar rapidamente não somente às novas tecnologias, mas também, às tendências, mudanças de comportamento e preferências de seus usuários reagindo rapidamente a qualquer circunstância.
Desse modo, seus principais objetivos são:
- Criar e manter um site sempre operando em sua melhor versão e com o máximo de desempenho possível, que é medido através da geração de resultados concretos;
- Minimizar os riscos do design web tradicional que é baseado em pressupostos, o que geralmente se traduz em desperdício de tempo e dinheiro;
- Reduzir custos de desenvolvimento por meio de implementações graduais;
- Gerar informações concretas para os times de marketing e vendas.
Em termos gerais, o objetivo do Growth-Driven Design é encurtar o tempo de desenvolvimento, implementação e correções focando no que realmente causará o maior impacto nos usuários e produzirá, a cada dia, melhores resultados.
Para atingir a esses objetivos, a metodologia GDD é fundamentada no aprendizado contínuo e se concentra no impacto real causado em uma página por cada elemento que a constitui, como por exemplo a posição dos objetos, cores, botões, imagens, textos, etc.
Por meio da aprendizagem proporcionada pela análise de dados reais gerados a cada visita é possível implementar melhorias inteligentes e tangíveis de projeto de modo contínuo, o que além de gerar melhores resultados reduz drasticamente o tempo necessário para reformulações, mudanças e correções.
Além disso, o Growth Driven Design está diretamente integrado aos times de marketing e vendas. O que é aprendido por meio das interações realizadas na página, pode ser amplamente usado na melhoria das estratégias de ambos os setores.
Para que entenda melhor a diferença entre os modelos, o gráfico abaixo ilustra o custo e o tempo associados a um design tradicional de website em relação ao crescimento contínuo e o impacto que o GDD tem sobre um negócio.
Como funciona o Desenvolvimento Orientado a Crescimento (GDD)?
Existem duas principais fases no processo de Growth Driven Design, sendo:
Fase 1: Planejamento Estratégico, Definição de Metas / Objetivos e Lançamento do site base
Essa primeira fase deve durar no máximo de 30 a 60 dias. Nela, inicialmente são realizados estudos sobre a persona – incluindo o mapeamento de seus pressupostos – e sobre a performance do site atual, caso ele exista.
São analisadas também as estratégias que já foram utilizadas e quais serão os objetivos esperados no novo projeto (páginas, conteúdos, ferramentas, etc).
Ao contrário do modelo tradicional de desenvolvimento web, onde a página é lançada após alguns meses de trabalho e ser considerada finalizada, no GDD o site é lançado em poucas semanas, com o mínimo de recursos possíveis.
Essa primeira versão do projeto que “vai ao ar” rapidamente é chamada de LaunchPad Site.
A partir do seu lançamento, todas as atividades e interações nele realizadas passam a ser monitoradas e analisadas, constituindo os primeiros dados que irão embasar a tomada de decisões para melhorias e novas implementações.
É esperado que o LaunchPad Site não gere ótimos resultados, mas que forneça um ponto de partida para testar hipóteses e para dar início ao processo de melhoria contínua.
O importante nesta fase é “colocar o time em campo” o mais rápido que puder para que seja possível aprender o quanto antes sobre os hábitos, preferências e comportamentos dos usuários e assim, melhorar o projeto rumo aos objetivos definidos.
Fase 2: Ciclo de Growth Driven Design
O Ciclo de Growth Driven Design tem duração média de 8 a 11 meses, devendo posteriormente ser reiniciado mensalmente. Ele tem início quando o site base é disponibilizado para acesso público.
Cada ciclo é composto por quatro estágios, sendo:
- Planejamento;
- Desenvolvimento e implementação;
- Aprendizado;
- Transferência de conhecimento.
Todas as atividades têm como foco o público-alvo. Portanto, em cada estágio questiona-se continuamente como cada ação se relaciona e agrega valor à persona.
Ganham a preferência de desenvolvimento e implementação sempre aquelas ações mais alinhadas à estratégia e que pareçam gerar maior impacto (resultado) no momento atual.
Caso algum ponto pareça não fazer sentido, é hora de reavaliá-lo e até mesmo descartá-lo.
Após o planejamento e a implementação de melhorias na página (os primeiros 2 estágios do ciclo) é hora de avaliar os resultados obtidos e gerar aprendizados por meio dos erros e acertos cometidos (estágio 3).
De posse dessa avaliação é hora de compartilhar o conhecimento adquirido (estágio 4) com os demais setores do negócio para que todos estejam em sintonia e possam aproveitar os benefícios da experiência.
Quando um ciclo chega ao final, outro imediatamente se inicia com um novo planejamento. Eles se repetem de modo ininterrupto, proporcionando a cada vez melhores resultados e mais informações sobre seus visitantes.
Com isso, quanto mais ciclos um website completa, melhor a sua performance e mais impacto ele será capaz de gerar.
Por que utilizar GDD para projetos de websites?
Quando o assunto é porque se deve adotar o Growth Driven Design, algumas pesquisas nos ajudam a entender quanto dinheiro está sendo jogado fora simplesmente porque a maioria das empresas não despertaram para todo o potencial de seus websites:
- 40% dos usuários abandonam um website se ele demorar mais que 3 segundos para carregar. – Fonte: Micro Focus
- 46% dos usuários de internet mobile reclamam da dificuldade de interagir com websites, enquanto 44%
- reclamam de dificuldade de navegação. Fonte: Keynote
- Apenas 55% das empresas conduzem experimentos para melhorar a experiência online de seus usuários. Fonte: Econsultancy
- 49% dos websites falham em seguir princípios básicos de usabilidade. Fonte: Yola
- 50% das vendas online são perdidas devido ao fato dos usuários não encontrarem na página aquilo que procuram. Fonte: Yola
- 81% dos consumidores buscam informações online antes de adquirir produtos e serviços. Fonte: Retailing Today
- Navegação ruim, anúncios e pop-ups excessivos, conteúdo mal posicionado e uso intrusivo de áudio e vídeo estão entre os principais motivos de usuários deixarem de visitar um website. Fonte: Kissmetrics
Conclusão
Com base no processo geral que tem como finalidade resultados e agregar valor a seus visitantes, um site desenvolvido e mantido dentro da metodologia Growth Driven Design tem um impacto consideravelmente maior em um negócio ao longo do tempo, se comparado a um site tradicionalmente projetado.
Quem analisa com mais cuidado os dados obtidos e os resultados gerados por projetos baseados em GDD, percebe facilmente que o modelo representa um processo mais coerente à realidade do mercado, e consequentemente traz menos riscos e desperdícios para negócios que nele investem.
Com a metodologia, uma empresa possui o benefício de um custo inicial reduzido e com inúmeras vantagens, como a de possuir um projeto em constante estudo, análise e em um processo de melhoria contínua.